CNS: Futebol de Primeira na Segunda

Cabeçalho Futebol Nacional

O futebol português não é só aquilo que vemos nos noticiários e nos programas desportivos. O futebol português não é só os conflitos e as agressões nos clássicos e dérbis, não é só os estádios do Euro cheios, lá de vez em quando, não é só Ronaldo e Mourinho. O futebol português continua a ser os jogos ao domingo à tarde. Os adeptos a segurar, com as duas mãos, couratos e bifanas gordurosas, como se de um troféu se tratasse; é o típico adepto que manda o árbitro ir dar uma volta e que escuta religiosamente o relato, com o rádio colado ao ouvido, enquanto assiste ao jogo do clube da sua terra. O futebol português é (ainda) tudo isto. E o futebol português é também CNS, ou, como agora é chamado, Campeonato Prio.

Numa altura em que o futebol português é cada vez mais criticado pelos escândalos e pelas agressões aos árbitros, pelo mau futebol, pela falta de golos, pelos espetáculos pobres, importa dar destaque aos clubes do Campeonato Prio, nomeadamente aqueles que se encontram a disputar a fase de subida, da zona norte e da zona sul. Tem sido uma autêntica montanha russa esta fase de apuramento.

Comecemos pela zona norte. Entre primeiro e último distam apenas dez pontos. Muitas têm sido as cambalhotas na classificação. Em primeiro e como um dos grandes candidatos à subida está a Oliveirense. A equipa que no ano passado desceu da segunda liga ao Campeonato Prio pretende encontrar de imediato o caminho que dê o regresso à segunda liga e tem estado a conseguir fazer um bom campeonato. A equipa de Oliveira de Azeméis e com Pedro Miguel, homem da casa, conta com um plantel muito interessante.  Contam-se pelos dedos os homens que passaram da temporada anterior para este plantel. A aposta fez-se, sobretudo, num plantel muito jovem mas com alguns homens capazes de transmitir aquelas que são as linhas mestras do clube.

Com menos um ponto está o Marítimo B. Menos debatida do que as equipas B dos três grandes e até mesmo do que a do Vitória de Guimarães, a equipa B do Marítimo tem sido uma das que melhor têm servido o propósito de equipa B. São muitos os jogadores que têm feito a ponte entre a equipa B e a principal do Marítimo e que se têm conseguido afirmar. Falo de Fábio China, Éber Bessa, António Xavier, José Sá, Fransérgio, Sami, Héldon, João Diogo, Rúben Ferreira. Esta temporada, e sob a mão de um homem muito experiente e desconhecido do grande público, Ludgero Castro, a equipa insular tem voltado a apresentar-se a bom nível, estando em segundo lugar. A equipa do Marítimo tem conseguido apresentar um onze muito jovem, aproveitando alguns jogadores com menos minutos da equipa A para conseguir alcançar a subida.

Logo abaixo do Marítimo B temos diretamente da cidade de Merelim, em Braga, o Merelinense. A desconhecida equipa do distrito de Braga tem sido uma das grandes sensações desta temporada no Campeonato Prio. Tem vários jogadores conhecidos dos grandes relvados, como: Rui Rego, experiente guarda-redes que jogou a passar pela primeira liga, e Luiz Alberto, outro experiente jogador, que passou pelo Belenenses. Para além disso, a equipa aposta em vários jogadores com vários anos de casa, identificados com o projeto do clube e com a realidade que se vive. Tudo isto com o comando de Micael Sequeira, jovem técnico que passou pelos escalões de formação do Braga e que tem suscitado a atenção de vários clubes, impressionados com o trabalho do técnico.

Em quarto e na luta pela subida está também o histórico Salgueiros. A saudosa equipa do Salgueiros, que esta temporada voltou a estar na luta pela subida aos campeonatos profissionais, já teve quatro treinadores nesta temporada. A equipa do Salgueiros tem conseguido trepar pelos campeonatos até chegar ao Campeonato Prio e agora pretende subir mais um degrau, rumo à segunda liga, onde o sonho de regressar à primeira liga poderá ficar mais próximo.

O Salgueiros é outro dos históricos portugueses que pretende voltar aos campeonatos profissionais Fonte: SC Salgueiros
O Salgueiros é outro dos históricos portugueses que pretendem voltar aos campeonatos profissionais
Fonte: SC Salgueiros

Mais a sul a luta também é muito intensa, sendo que entre primeiro e quinto estão apenas três pontos de distância. O Fátima, clube que já está há alguns anos afastado dos campeonatos profissionais, tem conseguido voltar a disputar os lugares de subida aos campeonatos profissionais através de Bruno Álvares, jovem treinador de apenas 30 anos que já esteve no Benfica de Macau e que promete conseguir alcançar agora a subida de divisão. Em destaque tem estado também Mamadou Thiaw. Com apenas 20 anos, o avançado senegalês já leva 12 golos no campeonato, sendo que nove foram alcançados na fase de subida, sendo um dos principais responsáveis pelo bom momento do Fátima.

Foto de Capa: Estádio 11

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.