CNS: Futebol de Primeira na Segunda

    Com menos um ponto do que o Fátima está a equipa da ilha Terceira, o Praiense. O Praiense deu nas vistas esta temporada, principalmente pelo jogo em Alvalade, contra o Sporting, para a Taça de Portugal. A equipa da Praia da Vitória conta com um projeto muito ambicioso, valorizando jogadores da região Açores e juntando a estes outros jogadores com outro grau de experiência. A liderar este conjunto está Francisco Agatão, homem muito experimentado no futebol nacional que já passou por diversos clubes nacionais.

    Com os mesmos pontos do Praiense está o Real Massamá. Tal como o Praiense, o Real ganhou destaque após o jogo da Taça de Portugal, frente a um grande. O Real jogou frente ao Benfica e causou muitas dificuldades aos encarnados. O plantel do Real é constituído maioritariemente por jovens que tiveram experiências em clubes de maior nome, na área de formação, como: Marcelo Lopes, formado no Benfica, Kikas, formado no Sporting, Nuno Tomás, formado no Belenenses, Diogo David, que passou pela formação do Benfica, Marlon Costa, formado no Vitória de Setúbal, entre outros. A comandar o plantel encontra-se o jovem Filipe Martins, que promete ser mais um dos jovens portugueses a aparecerem para a alta roda do futebol nos próximos anos. A campanha não começou da melhor forma para a equipa de Queluz, mas a equipa nos últimos jogos tem conseguido entrar na senda das vitórias e é uma das grandes candidatas à subida.

    Logo abaixo do Real está o Torreense. A equipa de Torres Vedras voltou em força esta temporada com o objetivo de subir. Há muitos anos que não se vê o Torreense nos escalões profissionais mas esta equipa, liderada por Rui Narciso, pretende contrariar este acontecimento. Em Torres Vedras, mora uma equipa extremamente interessante. É importante relembrar que este Torreense eliminou, esta temporada, o Nacional da Taça de Portugal. Não falamos portanto de uma equipa qualquer. A título de curiosidade, o Torreense é, muito provavelmente, a equipa a acolher mais chineses em plantéis nacionais. São seis os asiáticos que completam o plantel do Torreense, sendo Zhan Lingfeng, que veio da formação do Sporting, e Boxuan Feng aqueles que completam mais minutos ao serviço do Torreense.

    Outro dos históricos do futebol português que pretende regressar aos campeonatos profissionais é o Farense. A equipa algarvia quer regressar aos campeonatos profissionais depois da descida na temporada passada. Os leões de Faro contam com homens muito experientes para conseguir este feito. Falo de Jorge Ribeiro, Neca, Márcio Paiva, Livramento – homens que já passaram pela primeira liga do futebol nacional. A liderar esta equipa esteve Lázaro Oliveira; porém, e depois da saída do angolano do comando técnico da equipa, foi a vez de Rui Duarte, experiente médio que passou pelo Olhanense, de tomar as rédeas da equipa, conseguindo logo no primeiro jogo uma importante vitória que coloca este Farense na luta pela subida.

    Como podemos ver, são muitos os bons destaques no Campeonato Prio. Surgem muitos jovens treinadores, muitos jogadores com capacidades para atingir vôos maiores e muitas pessoas competentes. O passado e o presente do futebol português têm-nos lembrado de que nestas divisões inferiores costuma-se encontrar verdadeiras pérolas. Não há dúvidas de que elas existem e de que certamente aparecerão, nos próximos anos, no principal escalão do futebol português. São equipas como estas que aqui apresentei que fazem do futebol português maior e com mais espírito de elevação. São equipas como estas que nos (re)lembram daquele que é o espírito fundamental. Veremos quais destas equipas irão festejar no final do campeonato. Para já, todas elas já estão de parabéns por conseguirem representar da melhor forma o futebol português.

    Foto de Capa: Estádio 11

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Emanuel Melo
    Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.