Rivaldo: Um lugar no Olimpo

Cabeçalho Futebol Internacional

Deuses, heróis, mitos, filosofia, Zeus, Alexandre O Grande, Platão ou Aristóteles são algumas das palavras e figuras que nos vêm à memória quando nos falam na Grécia. Actualmente, no plano desportivo, o golo solitário de Charisteas na final do Euro 2004 será certamente a lembrança grega mais fresca na cabeça de todos nós portugueses. No entanto, quando pensamos em Futebol e Grécia simultaneamente há um nome que nem sempre nos vem há memória: Rivaldo Vítor Borba Ferreira.

Decorria a época 2003/2004 quando Rivaldo, Campeão Europeu em título pelo Milan, decide deixar o clube e rumar ao Brasil para representar o Cruzeiro. Após época e meia em Milão, em que o seu rendimento tinha ficado muito aquém daquilo que haviam sido as expectativas, o seu regresso ao Brasil, com 31 anos, foi encarado como um ponto final na sua carreira ao mais alto nível. Para trás ficavam os tempos áureos do Barcelona ou do seu incrível Mundial da Coreia e Japão em 2002. Com uma Bola de Ouro e um Prémio de Melhor do Mundo FIFA no currículo, Rivaldo poderia ter terminado em casa e em beleza os últimos anos do seu futebol. Provavelmente, nem o próprio estaria perto de imaginar quão erradas estavam essas previsões.

Após 10 jogos no Cruzeiro, e depois de muitos rumores de regresso à Europa, inclusivamente ao FC Porto, Rivaldo, com 32 anos, assina pelo Olympiacos no verão de 2004. O Panathinaikos era o campeão em título, mas 2 empates nas últimas 3 jornadas permitiram ao Olympiacos sagrar-se campeão com apenas mais 1 ponto do que o rival. A vitória na Taça da Grécia coroou o regresso do brasileiro à Europa com uma dobradinha, numa caminhada onde Rivaldo foi absolutamente decisivo.

Rivaldo deixou a sua marca no Pireu Fonte: Goal.com
Rivaldo deixou a sua marca no Pireu
Fonte: Goal.com

Nos 2 anos seguintes o Olympiacos haveria de conquistar mais 2 campeonatos e uma taça, sempre com Rivaldo ao mais alto nível. Na sua terceira e última época ao serviço do clube do http://www.a-sports.gr Pireu, já com 34 anos, Rivaldo apontou 17 golos em 31 jogos, deixando o seu nome gravado lado a lado com os Deuses do Olimpo com a impressionante marca de 43 golos em 95 jogos!

Seria uma epopeia de sonho terminar a sua passagem na Grécia desta forma, no entanto, e apesar das três épocas impressionantes e de muitos adeptos o considerarem como o melhor jogador de sempre a actuar pelo clube, Rivaldo rescinde o contrato com o Olympiacos em litígio com o Presidente, alegando salários em atraso. No entanto, muitas vozes referiram que o Presidente havia dispensado Rivaldo pois acreditava que a sua idade, 35 anos, já não lhe permitiria jogar ao mais alto nível.

Contudo, à imagem dos heróis da Mitologia Grega, a odisseia de Rivaldo não ficaria por aqui dado que uma das suas mais belas e frustrantes páginas ainda estaria por escrever. Após a sua rescisão com o Olympiacos o brasileiro iria surpreendentemente assinar pelo rival AEK de Atenas para cumprir a temporada de 2007/2008.

Pedro Fernandez da Silva
Pedro Fernandez da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, futebol e futebol. Quando está perto de um relvado a Gestão e a Engenharia ficam para segundo plano e é como treinador que materializa a sua grande paixão. Com passagem por vários clubes e diversos escalões, é um amante da liderança, da táctica e do treino.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Antes de serem jogadores de futebol, os jogadores de futebol têm de ser bons atletas»

Francesco Farioli analisou o FC Porto x Casa Pia, que terminou com uma vitória azul e branca por 4-0. Treinador dos dragões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

João Pereira responde ao Bola na Rede: «O resultado de 4-0 não interessa a ninguém, é museu e faz parte da história»

João Pereira analisou o FC Porto x Casa Pia que terminou com uma vitória azul e branca por 4-0. Treinador dos gansos respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli: «A situação do Pepê foi azar»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto diante do Casa Pia. Dragões e Gansos defrontaram-se no Estádio do Dragão na terceira jornada da Primeira Liga.

Alexandre Santana: «Reconhecemos que o FC Porto e o Sporting elevaram bastante o nível»

Alexandre Santana analisou a derrota do Casa Pia diante do FC Porto. Dragões e Gansos defrontaram-se no Estádio do Dragão na terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Gaizka Larrazabal: «Sabíamos que ia ser um jogo complicado, mas não esperávamos este resultado»

Gaizka Larrazabal analisou a derrota do Casa Pia diante do FC Porto. Dragões e Gansos defrontaram-se no Estádio do Dragão.

Os 5 destaques da vitória sem contestação do FC Porto diante do Casa Pia

O FC Porto goleou o Casa Pia na terceira jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória incontestável azul e branca no Estádio do Dragão.

Em Casa, quem Pia é o FC Porto que vence por 4-0 e apanha grupo da frente da Primeira Liga antes do Clássico

O FC Porto recebeu e venceu o Casa Pia no Estádio do Dragão na terceira jornada da Liga. Vitória incontestável antecede jornada do Clássico em Alvalade.