Que raio vem a ser isto, Presidente?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O presidente do Sporting Clube de Portugal anunciou ontem, através de um extenso post no Facebook, que vai deixar de utilizar aquela plataforma para comunicar com os sportinguistas e os seguidores do desporto em geral. A conta, inclusivamente, já foi desativada. Contudo, este último texto foi mais que uma despedida, pois conteve recados para todos os setores do sportinguismo. Desde jogadores a treinadores, de adeptos a estrutura do Clube, ninguém escapou às palavras de Bruno de Carvalho. Contudo, o ato de alterar a data da IV Gala Honoris Sporting devido a assuntos particulares do presidente não lembra ao diabo. A decisão, tornada pública através de comunicado do clube no seu site oficial, aziou a noite de muitos sportinguistas.

O presidente não teve papas na língua e deu a entender algumas das razões que o levam a executar esta mudança. Por exemplo, escreveu que “o que tenho lido e recebido de mensagens ultrapassa o limite da justiça e respeito por quem, como eu, dedica a vida ao clube que ama”. Ora bem, vou esclarecer já um ponto prévio: sou um apoiante bastante convicto de Bruno de Carvalho e acho que está a desenvolver um trabalho bastante meritório à frente de uma instituição centenária como é o Sporting Clube de Portugal, trabalho esse que até acho fantástico em alguns quadrantes da vida leonina. A importância de Bruno de Carvalho na vida atual do Sporting é inquestionável, e a sua qualidade não se nota apenas no clube. Várias das propostas que defende, com vista à melhoria do futebol e do desporto em geral, estão a ser implementadas, apesar da comunicação social nunca valorizar o que de bom faz Bruno de Carvalho. Contudo, há um ponto que é inquestionável acima de todos: o Sporting está em primeiro lugar. A alteração da data da Gala Honoris Sporting para dia 30 de junho, véspera do aniversário do clube, porque o presidente vai casar no dia 1 de julho não cabe na cabeça de ninguém, não tem lógica nenhuma e não cai nada bem aos mais de 90% de sócios que votaram no presidente há cerca de dois meses. É um total desrespeito pelos valores e pela História centenária do clube, que espero ver corrigido por Bruno de Carvalho nos próximos dias, com a máxima urgência possível.

O presidente tem razão quando diz que está muito mais exposto que os presidentes de outros clubes. É verdade que muitas vezes deita mais lenha para as fogueiras, mas Bruno de Carvalho não tem imprensa nem a maioria da opinião pública a seu favor, o que, por si só, é um ponto positivo sobre a sua campanha. Godinho Lopes e José Eduardo Bettencourt, por exemplo, eram muito menos massacrados pelos adversários, uma vez que o Sporting nem sequer lhes fazia cócegas na luta pelos sucessos desportivos. O facto de Bruno de Carvalho ser atacado é positivo por isso, significa que o Sporting está mais perto, em algumas ocasiões equiparado aos dois grandes rivais. Como o Facebook já estava, há muito tempo, a ser uma ferramenta com mais efeitos negativos que positivos, acho positiva esta desativação da sua conta nesta rede social.

Se as equipas leoninas tivessem metade da qualidade dos adeptos, o Sporting teria muito mais títulos Fonte: Sporting Clube de Portugal
Se as equipas leoninas tivessem metade da qualidade dos adeptos, o Sporting teria muito mais títulos
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Contudo, o presidente dos leões não se ficou por este anúncio, pois deixou críticas a jogadores e treinadores, e ainda alguns reparos aos adeptos. Bruno criticou os adeptos por não terem um sentido de exigência mais apurado e mais “audível” aquando das derrotas que o clube tem nos relvados ou nos pavilhões. Neste ponto, penso que o presidente se excedeu, pois este discurso pode dar azo a que, no futuro, aconteçam situações adversas para os jogadores e treinadores das equipas verde e brancas. Além disso, o presidente não está isento de erros. É certo que os adeptos têm de ser exigentes com a equipa e querer sempre ganhar, mas não podemos deixar de apoiar, quando os jogadores dão tudo nos recintos para chegar à vitória. Não digo que, por vezes, não seja necessário, dar um grito de revolta e assobiar, como no caso do futebol. Este ano tivemos vários maus resultados, mas em alguns o comportamento e atitude dos jogadores foi absolutamente miserável e revoltante. Os jogos em casa contra Tondela, SC Braga e Belenenses são três graves exemplos disso mesmo. No andebol, a forma como sofremos o último golo no recente jogo frente ao FC Porto e mesmo a forma como desperdiçámos várias vantagens largas em alguns jogos merece reflexão profunda. Contudo, temos também o exemplo do futsal, onde penso que o presidente se excedeu depois da final perdida na UEFA Futsal Cup. Perdemos por 7-0? É verdade. Mas esta equipa de futsal tem dado muitos sucessos ao clube, é o desporto coletivo mais bem sucedido do clube neste século, a par do atletismo.

Bruno defende-se, dizendo que os jogadores têm “boas condições de trabalho e ordenados em dia”. Mas eu acho que o presidente não tem de se defender nesse ponto. Tem apenas de estar ao lado dos seus jogadores e treinadores, para que, todos juntos, levem o Sporting à glória há muito ansiada. Acho que esta saída do Facebook é um passo importante. Afinal de contas, as mensagens mais inflamadas poderão continuar a ser difundidas por Nuno Saraiva e o presidente tem de adotar uma postura mais inteligente. Não digo que deixe de ser como é, intransigente na defesa dos interesses do Clube. Tem de continuar a ser assim. Mas Bruno de Carvalho não se pode esquecer de uma coisa: também errou, ainda agora com esta alteração da Gala Honoris Sporting. Continua a merecer a confiança dos adeptos, mas também precisa de corrigir alguns equívocos que teve este ano. Esperemos que o final de 2016/17 ainda traga alguns troféus para o museu e que 2017/18 seja uma temporada mais risonha para o Sporting Clube de Portugal.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhando as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.