FC Porto e Sporting CP: Uma aliança a gerir com muito cuidado

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

É do conhecimento público que FC Porto e Sporting CP voltaram a ter relações institucionais. É também do domínio publico que esta reaproximação só foi possível graças à trafulhice vivida actualmente no futebol português e que, posso afirmar com relativa facilidade, impediu os Leões de vencerem o campeonato relativo à época desportiva 2015/2016 e os Dragões de vencerem o que termina este fim-de-semana.

Face à posição conjunta assumida pelos eternos rivais, o polvo apressou-se a dar a sentença: “Sporting e Porto com acordo anti-Benfica”, lia-se e ouvia-se um pouco por todo o lado, isto apesar de o comunicado conjunto apenas referir que o grande objectivo era lutar por uma maior transparência no desporto português. Se a transparência é uma coisa anti-Benfica – e parece que sim olhando às reacções dos cartilhados -, fica mais fácil perceber de onde surgiu este tretacampeonato e o porquê de FC Porto e Sporting terem de unir forças para lutarem contra a imundice em que o polvo se move.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Não sei se será possível voltar a haver trocas de jogadores como no passado – Olá, Paulo Oliveira! Olá, Geraldes! Estou a olhar para vocês -, porque Bruno de Carvalho não é tonto. E com isto chego a um ponto que considero fundamental: O FC Porto tem de ter muito cuidado com todo este processo. Porque a iniciativa deste reatamento de relações partiu da pessoa que para chegar ao poder no Sporting não teve problemas em vestir a camisola anti-Porto e que já provou ser capaz de tudo para beneficiar o Sporting. E, caso seja sportinguista e esteja a ler isto, não veja esta afirmação como uma afronta. Ter um presidente que faz tudo para defender o clube será sempre uma coisa boa.

Pinto da Costa terá de ter cuidado para que ao retirar o controlo dos bastidores a um rival o esteja a entregar a outro, porque tenho a certeza absoluta que do outro lado existirá sempre essa preocupação. O Sporting não tem interesse nenhum num FC Porto forte, apenas quer ajuda para resolver um problema que Bruno de Carvalho se propôs a resolver sozinho. Mais tarde ou mais cedo voltará tudo ao normal: cada um por si.

Entretanto, há que tirar o chapéu a Bruno de Carvalho: não só conseguiu um aliado de peso na luta contra o polvo, como ainda pode ter colocado uma pedra sobre o eventual interesse do FC Porto em contratar Jorge Jesus para substituir Nuno Espírito Santo. Digamos que não seria nada elegante começar uma aliança com uma facadinha nas costas…

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC responde a André Villas-Boas: «Dispensamos intromissões exteriores, sobretudo com falta de conhecimento»

O Vitória SC divulgou um comunicado a responder a André Villas-Boas acerca da centralização dos direitos televisivos.

Chelsea é o mais recente tubarão europeu interessado em jovem mexicano

O Chelsea está de olho em Gilberto Mora, do Club Tijuana, que tem atraído interesse de alguns dos maiores clubes do mundo.

AS Mónaco oficializa despedimento de Adi Hutter

Adi Hutter já não é treinador do AS Mónaco. O técnico austríaco foi despedido na sequência dos recentes maus resultados da equipa.

Rui Costa garante que não quer fazer uma campanha suja e atira: «Não queremos que o futebol seja uma selva»

Rui Costa voltou a discursar em campanha para a presidência do Benfica. O presidente das águias garantiu que quer promover melhorias no futebol português.

PUB

Mais Artigos Populares

Adrien Silva anuncia fim de carreira: «O Sporting foi a minha casa»

Adrien Silva anunciou, esta sexta-feira, o fim da sua carreira profissional. O antigo médio foi campeão europeu por Portugal em 2016.

Óliver Torres revela momento com Julen Lopetegui: «Veio a chorar pedir-me desculpas»

O médio espanhol, Óliver Torres, refletiu sobre os tempos no Sevilha com Julen Lopetegui, relembrando algumas conversas e momentos.

Premier League atribiu prémios de jogador e treinador do mês de setembro a Erling Haaland e Oliver Glasner

Erling Haaland foi eleito o jogador do mês da Premier League pela quarta vez e Oliver Glasner estreia-se a vencer.