Final a final, assim se fez o campeão

sl benfica cabeçalho 1

O texto desta semana descreve de uma forma geral qual foram os momentos marcantes da época do tetracampeão. Num ano onde voltou-se a provar que são os pequenos que roubam os pontos mais importantes aos grandes, o Benfica também foi uma das vitimas desse mais frequente fenómeno.

Começando por momentos que podiam ter sido fatais para a perda do inédito titulo não podemos esquecer as duas derrotas que marcaram a época até ao momento: na deslocação ao Estádio dos Barreiros a equipa de Rui Vitória trouxe na bagagem 0 pontos merecidos em combate, enquanto que os rivais conquistavam 3 pontos nos seus estádios, o Benfica perdia por 2-1 num encontro onde nunca esteve na frente do marcador. Além desta triste deslocação, a ida ao Estádio do Bonfim também não trás boas memórias. Num encontro onde Rui Vitória estava castigado na bancada, a falta de liderança no banco de suplentes foi notada em campo com o Benfica a voltar a não marcar em 90 minutos de jogo (quando é que tinha isso acontecido? Lá está, não me lembro). Nesta décima nona jornada, ao contrário do Benfica, os seus rivais cumpriam com os seus objetivos e conquistavam os 3 pontos que os adeptos exigiam. 6 pontos perdidos que poderiam ter dado o tetracampeonato mais cedo do que a data comemorativa.

Já se pensa no próximo Fonte: SL Benfica
Já se pensa no próximo
Fonte: SL Benfica

Terminando assim com os 2 pesadelos, vamos agora tratar da meia dúzia de empates deste campeonato. Se na deslocação ao Bonfim perdemos 3 pontos, na receção o Benfica também não triunfou e ofereceu 1 ponto ao Vitória de Setúbal. A segunda jornada do campeonato mostrava assim a primeira perda de pontos do Benfica deixando o Porto e o Sporting a ficarem a comandar o campeonato. O empate no Dragão acabou por ser negativo e positivo ao mesmo tempo: se por um lado perdemos 2 pontos, o ponto conquistado ao minuto 92 ofereceu-nos o momento mais marcante, para mim, da época inteira. Agradecer assim ao André Horta pelo cruzamento e ao Lisandro pelo cabeceamento que gelou o Estádio do Dragão.

Sete partidas depois chegava um dos encontros mais estranhos da época. O Boavista conquistava 1 ponto no nosso relvado num encontro que ficou marcado pelos 6 golos nos 90 minutos. O Benfica sofreu 3 na primeira metade e na segunda parte restabeleceu a igualdade de uma forma impressionante: 2 pontos perdidos de uma forma infantil. Na jornada 26 acontecia o que menos era desejável, o Benfica empatava a 0 na cidade capital do Móvel e oferecia ao Porto a possibilidade de colocar-se na liderança do campeonato, bastando aos azuis e brancos vencer o Vitória de Setúbal na Invicta. O que aconteceu? Obrigado ao João Carvalho por estragar a festa azul e branca. Repetiram-se depois dois empates frente aos azuis e brancos e aos leões de alvalade com o resultado de 1-1 na mesma partida. Ficam assim perdidos 12 pontos (só em empates) que podiam ter sido prejudiciais para o tetracampeão.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franck Ribéry responde a Cristiano Ronaldo e recorda 2013: «É preciso ganhar a Champions League para ganhar a Bola de Ouro?»

Franck Ribery não deixou Cristiano Ronaldo sem resposta. Em causa, as declarações do português sobre a Bola de Ouro.

Ferro tem interessados em 3 países e pode deixar o Estrela da Amadora no verão

Ferro é um dos jogadores do Estrela da Amadora com mercado. Defesa central português com interessados em três países.

Os detalhes da oferta do Bayern Munique por Rafael Leão que pode incluir a cedência de um jogador

O interesse do Bayern Munique em Rafael Leão é real e já há mais detalhes sobre a sondagem do clube alemão ao AC Milan.

Vitória SC quer 1,5 milhões de euros para vender jogador em final de contrato

O Vitória SC está ciente do leque de interessados em Toni Borevkovic. Vimaranenses definiram tema para a venda.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto quer mais um reforço a tempo do Mundial de Clubes 2025

O FC Porto já oficializou Gabri Veiga e ainda trabalha para contratar mais um reforço. Objetivo é contratar um novo extremo.

Anthony Lopes pode voltar a mudar de equipa em França

Anthony Lopes pode estar em vias de mudar de clube na Ligue 1. O guardião português é pretendido pelo Brest.

Santa Clara volta a repetir estratégia de 2024 e quer novo goleador do Alverca

O Santa Clara quer fechar a contratação de Anthony Carter neste mercado. Avançado australiano representa o Alverca.