📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Barcelona: Reforços que não renderam

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Esta época houve novo rei em Espanha – o Real Madrid CF. Após dois anos a vencer consecutivamente o campeonato, o Barcelona viu-se obrigado a ceder o seu lugar no trono do futebol espanhol ao seu maior rival histórico.

Sabido é que os merengues sempre foram uma equipa bastante forte e correm em todas épocas o “risco” de serem campeões. No entanto, tal não acontecia desde 2011/2012, quando ainda era Mourinho o treinador…. Será que o Real Madrid melhorou assim tanto para destronar o Barcelona na luta pelo título, ou terá havido também algum demérito dos catalães no decorrer da temporada? A equipa esteve, como foi facilmente percetível em várias fases do campeonato, alguns pontos abaixo do que era esperado, e isso também foi notório na preparação da época.

O ataque ao mercado no verão passado não foi tão feroz como em outros tempos e isso terá se refletido na época que depois se iniciou. Os maiores nomes que nesta época ingressaram no plantel de Luis Enrique foram os do português André Gomes, Paco Alcácer e Umtiti, mas será que as suas exibições durante a temporada corresponderam às expetativas que se criaram ainda na pré-época? Terá isso tido impacto no fracasso do Barcelona de 2016/2017? Cabe-me a mim analisá-lo.

Como já referi, André Gomes, Paco Alcácer e Samuel Umtiti foram os jogadores que mais furor nos adeptos criaram ao assinar pelo clube do Camp Nou. Apesar disso, esse furor foi-se desvanecendo à medida que as exibições destes e de outras contratações, como Lucas Digne e Denis Suárez, iam mostrando alguma inadaptação ao estilo de jogo do clube por parte destes e até alguma suposta falta de qualidade para envergar a camisola de um dos melhores clubes do Mundo.

Luis Enrique não apostou forte na janela de transferências e abandonou o clube no final da época Fonte: FC Barcelona
Luis Enrique não apostou forte na janela de transferências e abandonou o clube no final da época
Fonte: FC Barcelona

Alvo de muitas críticas ao longo de toda a época, André Gomes vinha de uma temporada na qual esteve razoavelmente bem a meu ver. Uma época mediana no Valencia e um desempenho igualmente satisfatório no Campeonato da Europa fizeram despertar os alarmes dos olheiros do Barça.

Confesso que a mim me surpreendeu esta ida de Gomes para o clube catalão, mas decidiu que daria o benefício da dúvida ao jogador e esperaria para ver… Assim foi, e a época não correu de feição ao campeão europeu por Portugal. As críticas iam surgindo com bastante frequência, quer ao seu estilo de jogo, bastante apático e lento, quer a algumas debilidades técnicas que ia demonstrando, e com razão.O médio continuou, como em outras épocas, a praticar um futebol muito pausado que fazia com que o jogo “morresse” nos seus pés, quando havia a necessidade de transições ofensivas rápidas para a bola chegar aos avançados da equipa.

Samuel Umtiti também foi chamado a intervir várias vezes no decorrer da época. Num clube habituado a grandes centrais como Puyol, Piqué, ou mesmo Mascherano, quando um central cai quase do nada no centro da defesa dificilmente se consegue afirmar de imediato. O mesmo aconteceu com o ex-Lyon, que apesar de muito sólido na sua anterior equipa, chegou a uma onde fazia parte do seu processo ofensivo e não apenas do defensivo. Não se adaptou da melhor forma possível e vacilou por algumas vezes.

Quanto a Paco Alcácer, já se adivinha que a sua tarefa não fosse nada fácil. Com a concorrência daquele que talvez seja o melhor avançado da atualidade, não teve o espaço que desejava na equipa principal, mas quando foi chamado a intervir, muitas vezes em situações em que a equipa precisava desesperadamente de um golo, também nunca mostrou estar à altura do desafio. No campeonato fez seis golos em 21 jogos, o que para um avançado do Barcelona nunca é suficiente.

Os restantes nunca tiveram oportunidade de mostrar o seu verdadeiro valor ao mais alto nível, mas contribuíram para que as alternativas que Luis Enrique encontrava no banco não fossem no decorrer da época as melhores…

Aconselha-se por isso, ao Barcelona, agora de Ernesto Valverde, que aposte mais e, principalmente, melhor, no próximo defeso, de maneira a que possa voltar a erguer o troféu da La Liga.

Foto de Capa: FC Barcelona

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luisão deixa críticas contra Abel Ferreira: «Soou a menosprezo pelo campeonato brasileiro»

Luisão deixou críticas para Abel Ferreira. O antigo defesa-central do Benfica não gostou das palavras do técnico sobre o facto de ter abdicado da luta pelo título do Brasileirão.

David Moyes desvaloriza expulsão caricata de Gana Gueye: «Gosto que os meus jogadores lutem entre si e que fiquem zangados»

O técnico do Everton, David Moyes, reagiu à expulsão de Gana Gueye referindo que gosta de ver os jogadores a zangarem-se e lutarem entre si.

Ruben Amorim ultrapassa José Mourinho no número de derrotas na Premier League ao comando do Manchester United… com 54 jogos a menos

Ruben Amorim já tem mais derrotas na Premier League pelo Manchester United do que José Mourinho, apesar de ainda ter 54 jogos a menos.

Onde ver o FC Porto x Nice referente à 5.ª jornada da Europa League

O FC Porto vai receber, no Estádio do Dragão, os franceses do Nice em jogo da 5ª. jornada da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez descreve Cristiano Ronaldo como uma  «influência incrível» e Bruno Fernandes como um «líder»

Roberto Martínez, em entrevista à Sky Sports, elogiou Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, descrevendo a influência de ambos na seleção.

Real Madrid muito próximo de assegurar primeira contratação para 2026

O Real Madrid planeia fazer regressar Nico Páz, atual jogador do Como 1907. O plano dos merengues é concretizar o negócio em junho de 2026.

Já são conhecidos os árbitros do FC Porto x Nice e Rangers x Braga

O FC Porto x Nice será apitado pelo árbitro esloveno Matej Jug. Já o Rangers x Braga será arbitrado pelo neerlandês Allard Lindhout.