O Passado Também Chuta: The Lisbon Lions

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Não raras vezes a expressão “histórico” é associada aos clubes, e raramente nos debruçamos sobre o real sentido da palavra, ou o contexto a que está associada.

Em traços gerais, um clube histórico é aquele que ao longo da sua existência logrou conquistar feitos épicos. Vejo o futebol pelo seu lado mais romântico, e não fico indiferente aos grandes feitos preconizados pelos vários clubes ao longo do tempo. Pois bem, hoje escrevo-vos sobre a mítica equipa do Celtic de Glasgow dos anos 60.

Antes de destaparmos a mais bela página da história do clube, releva mergulhar na génese da sua essência e salientar que o Celtic não se resume a um mero clube. Católico dos pés à cabeça, representa o maior emblema de toda a Escócia, com uma particularidade: a sua dimensão resultou da união dos mais fracos. O Celtic Football Club nasceu com o nobre propósito de ajudar a combater a pobreza que se instalara entre a população emigrante irlandesa e católica, oriunda dos bairros industriais de Glasgow.

Não obstante o elevado número de títulos internos, nunca uma equipa deste gigante escocês ganhou um espaço no Olimpo como os célebres “Leões de Lisboa”, uma criativa alcunha dada à equipa do Celtic que conquistou a Taça dos Campeões da Europa, o único troféu internacional que consta do seu palmarés.

O capitão Billy McNeill com a Taça dos Clubes Campeões Europeus Fonte The Scottish Sun
O capitão Billy McNeill com a Taça dos Clubes Campeões Europeus
Fonte: The Scottish Sun

Naquele quente e seco dia de Maio de 1967, o Celtic tinha pela frente o colosso italiano Inter de Milão, no emblemático Estádio Nacional, em Lisboa, completamente lotado, com 45 mil espectadores.

Os “The Lisbon Lions” derrotaram o Inter por 2-1, tornando-se o primeiro clube britânico a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. No percurso até à final eliminou o Zurique, o Nantes, o Vojvodina e o Dukla Praga, tudo adversários “humildes”, numa campanha em que os ditames do sorteio foram sempre favoráveis. Independentemente do facto de o Inter ter sido o único “tubarão” dessa caminhada triunfal, não deixa de ser um feito inolvidável do futebol escocês no geral e do Celtic em particular. Os onze heróis escoceses conquistavam a Europa do futebol pela sua bravura e pelo seu vertiginoso futebol, e foram recebidos em Glasgow num clima de autêntica euforia.

Pouco tempo depois, em 1970, o Celtic disputou novamente a final da competição, mas foi derrotado no prolongamento pelo Feyenoord.

Desde então nunca mais se registou alguma conquista na Europa, mas para a história ficaram imortalizados os célebres Leões de Lisboa.

Foto de Capa: The Scottish Sun

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tadej Pogacar pertence a outra galáxia | Ciclismo

Recentemente, o ciclista esloveno Tadej Pogacar ganhou os Europeus de Estrada de ciclismo, batendo o seu grande rival Remco Evenepoel.

Sub-18 e Sub-19 de Portugal garantem vitórias frente a Espanha e Suécia

Portugal conquistou duas vitórias em dois escalões. Os Sub-18 venceram frente à Espanha por 2-1 e os Sub-19 frente à Suécia por 2-0.

Dinamarca goleia por 6-0 com show de Victor Froholdt e Grécia de Pavlidis, Vagiannidis e Ioannidis perdena Escócia

A Dinamarca goleou a Bielorússia por 6-0, na terceira jornada de qualificação para o Mundial de 2026. Já a Grécia perdeu frente à Escócia.

Inglaterra vence País de Gales em jogo particular

A Inglaterra venceu o País de Gales por 3-0, em jogo amigável. Morgan Rogers, Ollie Watkins e Bukayo Saka foram os autores dos golos da seleção inglesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Andries Jonker anunciado como diretor-geral de Martim Mayer com presença de Louis van Gaal: «José Mourinho? É preciso marcar, têm de tentar melhorar isso»

Martim Meyer apresentou Andries Jonker como o diretor-geral da sua lista e contou com a presença do mítico Louis van Gaal.

Jorge Jesus volta a deixar muitos elogios para Cristiano Ronaldo: «É um homem muito inteligente, com uma visão que vai muito além do futebol»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus voltou a deixar muitos elogios para Cristiano Ronaldo.

Olympiacos rejeitou proposta da Premier League de 40 milhões de euros por médio de 18 anos

Segundo o próprio diretor desportivo, o Olympiakos rejeitou uma proposta de 40 milhões do Brighton pelo jovem médio este verão.