📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mercado mais curto – que tal se aplicássemos o mesmo em Portugal?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalUma das notícias de destaque no futebol europeu nos últimos tempos foi uma nova regra implementada na Premier League: a partir da próxima temporada, o mercado em Inglaterra irá fechar na quinta-feira que antecede o fim-de-semana da primeira jornada do campeonato.

Esta regra veio gerar uma teia de reacções que aprovaram esta decisão por parte da Federação Inglesa, defendendo a implementação de uma regra igual no futebol português. E o que é facto é que, neste Verão, ouvi algumas pessoas (desde jornalistas/comentadores a meros adeptos) dizerem que era um absurdo o facto do mercado de Verão durar dois meses.

Mas para analisar esta situação temos de ir até ao cerne da questão: afinal de contas, porque é que o mercado ainda decorre por mais duas ou três semanas após o início oficial da época?

Bem, por norma, nessa altura do mercado, a estrutura de um clube já tem uma melhor noção do que é que a equipa precisa e caso ainda falte algo no começo dos jogos oficiais, pode ir ao mercado buscar jogadores capazes de colmatar essas lacunas. Outra razão é o clube assim ter mais tempo para colocar jogadores que fizeram a pré-temporada num clube, mas que não conseguiram conquistar um lugar no plantel.

No entanto, acho que o “clássico tuga” gosta de deixar as coisas para a última da hora. E, sendo isso realmente verdade ou não, a verdade é que esse “mito” já se aplicou várias vezes em clubes nacionais ao longo dos anos, ou seja, tem sido relativamente frequente ver os clubes grandes atacar forte nas últimas 2 semanas de mercado, já com o campeonato a decorrer.

Neste último mercado, foi o Benfica que esteve mais activo na recta final, com as contratações de Svilar, Douglas e Gabriel Barbosa. Já há três anos, tinha contratado Júlio César, Samaris e Cristante nas últimas semanas. Na época passada, foi o Sporting a atacar forte nas últimas semanas do mercado, ao contratar jogadores como Bas Dost, Joel Campbell, Elias e Markovic.

Gabriel Barbosa reforçou o Benfica no último dia de mercado Fonte: SL Benfica
Gabriel Barbosa reforçou o Benfica no último dia de mercado
Fonte: SL Benfica

Caso o mercado fechasse no arranque do campeonato, isso causaria algumas mudanças na preparação da época. Antes de mais, provavelmente as férias seriam mais curtas e o regresso ao trabalho dar-se-ia mais cedo, o que poderia ser prejudicial para os jogadores que participam nas competições internacionais.

Por outro lado, um fecho do mercado mais cedo, para além de antecipar a preparação da nova época, levaria também a uma actuação mais rápida dos clubes no mercado. E quando mais cedo um jogador começa a trabalhar com a nova equipa, mais preparado estará quando começarem os jogos oficiais.

Outro problema da continuidade do mercado após o arranque da época oficial, é que, muitas vezes, os jogadores contratados nas últimas semanas do mercado, são jogadores que eram dados como dispensáveis pelos clubes a que pertenciam. E em muitos casos destes jogadores, estes não jogam na pré-temporada e nalguns casos até treinam à parte do plantel principal.

Isto faz com que, aquando da transferência para um novo clube, estes jogadores tenham a adaptação e integração no clube mais complicada, devido ao facto destes não terem o mesmo andamento e a mesma confiança que os jogadores que já estavam na equipa e que começaram a treinar desde o início dos trabalhos. Sendo assim, o fecho de mercado na altura em que arrancava o campeonato também evitaria este tipo de situações.

Como tal, acho que o futebol ficaria a ganhar com um mercado menos duradouro pois levaria a uma mais rápida aquisição de reforços e, consequentemente, a uma mais rápida integração destes e a um maior entrosamento das equipas no arranque do campeonato.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda do Brasil gostaria de ver Abel Ferreira na Seleção: «Nada contra o Ancelotti, mas…»

Roberto Rivellino, lenda do Brasil, daria uma oportunidade a Abel Ferreira para a Seleção. Português alvo de elogios.

FC Porto x Vitória SC: Já é conhecido quem arbitrará

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Vitória SC para os quartos de final da Taça da Liga. Hélder Carvalho será o árbitro.

Neto de Pinto da Costa critica direção do FC Porto após Gala Dragões de Ouro: «Eu tenho a certeza que não fariam isto com...

Nuno Pinto da Costa, neto de Jorge Nuno Pinto da Costa, deixou críticas à atual direção do FC Porto, após a Gala Dragões de Ouro.

Real Madrid tem nova baixa no plantel

Ferland Mendy é o mais recente lesionado do Real Madrid. Lateral esquerdo tem paragem estimada de cerca de três semanas.

PUB

Mais Artigos Populares

Cruzeiro de Leonardo Jardim anuncia contratação de Neyser Villareal

Neyser Villareal foi oficializado como reforço do Cruzeiro. O avançado colombiano de 20 anos estava ao serviço do Millonarios.

Nuno Espírito Santo e a expulsão de Lucas Paquetá: «Não está bem. Está a sofrer»

Nuno Espírito Santo revela que Lucas Paquetá pediu desculpa após expulsão frente ao Liverpool. Técnico português aborda sucedido.

Portugal: o pequeno país que voltou a provar que é um gigante no futebol mundial

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.