📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Associação Naval 1.º de Maio

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Há apenas 7 anos atrás encontrava-se entre os grandes do nosso futebol, agora está prestes a iniciar a época na divisão de honra da Associação de futebol de Coimbra. Despromovida na última edição do CNS, a Naval 1º de Maio terminou assim um ciclo de declínio desportivo, passando do principal escalão ao futebol distrital.

Voltando bastante atrás na história, a Associação Naval 1º de Maio foi fundada a 1 de Maio de 1893, data escolhida devido ao facto de a sua génese provir da classe de operários. Esta associação sucedeu à Associação Naval Figueirense, anteriormente extinta, e focava-se fundamentalmente nos desportos náuticos onde logrou grandes sucessos na primeira fase da sua história. Partindo dessa base, o clube foi-se tornando mais eclético, sendo o futebol uma das modalidades abraçadas. Passando a maior parte da sua história entre as divisões secundárias do nosso futebol, na época 2004/2005 conseguiu pela primeira vez garantir a participação na primeira liga, onde se manteve por seis épocas consecutivas e conseguiu um 8º lugar como a sua melhor classificação.

Plantel da Asssociação Naval 1º de Maio, na sua primeira época na primeira liga Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt
Plantel da Asssociação Naval 1º de Maio, na sua primeira época na primeira liga
Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt

Após este período áureo no convívio dos grandes do nosso futebol, o clube da Figueira da Foz entrou na fase descendente ao ser despromovida ao segundo escalão na época 2010/2011, terminando no 16º lugar, o último da classificação. Seguidamente passou duas épocas na segunda liga, onde se destacaram os problemas financeiros que conduziram a meses de salários em atraso e ameaças de greve por parte dos jogadores do plantel. Esta crise financeira viria a culminar com a descida ao terceiro escalão, e posteriormente aos distritais onde agora se encontra. Na época transata, o plantel chegou a ter apenas 12 jogadores, e correu o risco de não conseguir competir até ao “términus” da época.

Agora, nesta nova fase da sua história, o clube parte para esta época com o objetivo de voltar a garantir o acesso ao futebol nacional, de modo a poder estabilizar-se passo a passo e voltar a sonhar com um regresso aos sucessos passados.

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl marca golaço e Benfica já vence Ajax no Champions League

Samuel Dahl adiantou o Benfica contra o Ajax. Águias estão nos Países Baixos para a quinta jornada da Champions League.

Rob Edwards | O sucessor de Vítor Pereira

Num Verão em que saem Nélson Semedo, Ait Nouri e Matheus Cunha, os verdadeiros reforços para Vítor Pereira nunca chegaram

Mundial 2026: estão definidos todos os potes da competição

Estão oficialmente definidos os potes do Mundial 2026. O sorteio está marcado para o dia 5 de dezembro, a partir das 17 horas.

Luís Suárez em Espanha para receber distinção dos tempos do Almería: «Agora em Portugal tenho novos desafios»

Luis Suárez esteve em Espanha para receber o prémio de melhor marcador da Segunda Divisão Espanhola. Avançado representa agora o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Rangers oficializa 2 demissões de peso a 48 horas de defrontar o Braga na Europa League

O Rangers confirmou duas demissões. O CEO Patrick Stewart e o diretor desportivo Kevin Thelwell deixaram o clube escocês.

Janeiro promete ser apertado para a defesa do Sporting: as soluções de Rui Borges

O mês de janeiro promete ser duro para a defesa do Sporting, devido às ausências que o setor terá na maioria dos jogos.

Luis de la Fuente contradiz-se e pede desculpas: «O primeiro a sentir vergonha sou eu»

Luis de la Fuente não cumprimentou o quarto árbitro após o empate entre a Espanha e a Turquia. Técnico explicou situação.