sporting cp cabeçalho 1Confesso que não assisti ao embate entre o Sporting e a Juventus para a Champions. De qualquer forma, não perdi algo que não tivesse visto. Um replay assombroso e entediante sobre histórias cativantes, mas limitadas a um final tenebroso. Estes jogos fazem lembrar “o Fantasma da Ópera”.

Um espéctaculo da Broadway que começa com bastante emoção e termina sempre de forma dramática. Eu próprio, mesmo conhecendo o enredo do musical, decidi assistir ao romance de Gaston Leroux numa das salas de espéctaculos de Nova Iorque. A mesma intriga do filme foi procedida em Alvalade. Os leões lutavam frente aos hexacampeões italianos, mantendo a intenção de alterar um crónico desfecho. Se por um lado, os homens da “velha senhora”, vinham na máxima força, do outro lado estava uma equipa verde e branca mais remendada que o botox da Lili Caneças.

Até os mais impávidos e serenos temiam pela falta dos quatro titulares. Mas, não foi por aí que o Sporting não conseguiu quebrar a malapata e vencer um colosso europeu. Jorge Jesus, o génio de Alvalade, falhou novamente. Ou melhor, não acertou, novamente, na altura de mexer na equipa e nas substituições que executou. O Sporting perdeu mais uma excelente oportunidade de colocar o mundo do futebol em sentido e de empurrar as contas do grupo apenas para sua própria dependência. Ainda faltam duas jornadas, é um facto, mas só uma grande ajuda espanhola nos poderá enviar para a próxima fase da Champions.

Novamente sem Piccini, William, Coentrão e Mathieu, o Sporting recebia os Bracarenses e a sua forte aliança. Se o treinador Abel ressalvou que os nortenhos jogavam que nem um grande, assistimos a um Braga pequeno durante oitenta minutos. Já não bastava ter que presenciar aquele flanco esquerdo com a falta de talento da dupla Jonathan Silva e do picanhas Bruno César, ainda havia pela frente uma equipa que se diz jogar como os maiores mas que queimava tempo como os pequenos, que tentam desesperadamente sacar dois pontinhos aos leões.

A aliança encarnada começou em Guimarães, com Pedro Martins a guardar os melhores jogadores frente a um candidato, e terminou em Alvalade. Carlos Xistra, o fraco artista, prejudicou severamente ambas as equipas. É importante ressalvar que, noutro campeonato, Ricardo Esgaio nunca terminaria este jogo.

Bas Dost juntou-se ao lote dos lesionados após 80 minutos de boa qualidade Fonte: Sporting CP
Bas Dost juntou-se ao lote dos lesionados após 80 minutos de boa qualidade
Fonte: Sporting CP

Aliás, o português nem meia parte faria pelos dois cacetes e outros mais com que despachou os jogadores do Sporting. Para acrescentar a esta enfermaria de talentos, Acuña e Bas Dost lesionaram-se, retirando mais qualidade ao jogo. Os últimos dez minutos foram suficientes para Abel acertar e Jesus falhar no capítulo das substituições.

O treinador bracarense deu mais qualidade, profundidade e agressividade ao ataque nortenho. Já Jorge Jesus demorou a mexer e abdicou do protagonismo, concedendo dois golos em cinco minutos. Os dois golos subtis da aliança encarnada foram bastante penalizadores. A equipa nortenha soube aproveitar a irreverência de Jorge Jesus e o facto de Bruno César se arrastar pelo campo. Um mal menor aconteceu mesmo no final, com Alan Ruiz a aproveitar uma paragem cerebral de Ricardo Horta.

O empate e o ponto conquistado vieram com um tremendo sabor a derrota, só ultrapassado pela modéstia e pela falta de paciência daqueles adeptos que não suportam outro resultado que não seja vencer. Se abandonam o barco quando os marinheiros precisam de uma brisa de apoio para superar uma tempestade diabólica, também não são dignos de comemorar os êxitos das vitórias.

 Foto de Capa: Sporting CP

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mais um plot-twist: Renato Sanches vai mesmo reforçar Panathinaikos de Rui Vitória

Nova mudança de planos quanto ao futuro de Renato Sanches. Médio português vai reforçar o Panathinaikos de Rui Vitória.

Fotis Ioannidis é o principal candidato a render Conrad Harder no Sporting

O Sporting vai ao mercado face a possível saída de Conrad Harder. Fotis Ioannidis é o principal candidato a rumar a Alvalade.

Nottingham Forest pensa em despedir Nuno Espírito Santo

Há tensão entre Nuno Espírito Santo e a direção do Nottingham Forest. Técnico português pode vir a ser despedido este verão.

Nemanja Matic já tem destino confirmado e vai regressar à Serie A

Nemanja Matic já tem novo clube confirmado. Internacional sérvio vai regressar à Serie A para reforçar o Sassuolo.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim discute alvos para o meio-campo e um deles joga na Bundesliga

O Manchester United tem Angelo Stiller na lista de potenciais alvos. Nome do médio do Estugarda está em cima da mesa dos ingleses.

FC Porto rejeita proposta vinda da La Liga por Zé Pedro

Zé Pedro está a ser pretendido na La Liga. FC Porto rejeitou uma proposta de empréstimo pelo defesa-central de 28 anos.

Sporting vai emprestar Diogo Travassos e está em conversações com clube da Primeira Liga

O Moreirense está em conversações com o Sporting para assegurar Diogo Travassos. Há ainda detalhes por acertar quanto à cedência.