cartaaberta

Querido Benfica,

Não é querido plantel, querida equipa técnica e querido presidente. Esta carta dirige-se àquele que existe sem presença física, mas cuja existência é composta por corpos bem presentes e reais. Então, a toda essa existência, física e não física, dirijo esta carta.

Retomando o início: Querido Benfica, o que é isto? O que é que se passa? Estás bem? Estás aí?

Um futebol pobre, uma vergonha no palco milionário, uma diferença de golos marcados e sofridos abismal. Zero pontos, 14 golos sofridos e tão somente um marcado. Isto num grupo tão banal quanto Manchester United, Basileia e CSKA. Talvez seja o karma a castigar todos os que se riram do grupo do Sporting CP. Ou talvez não.

A única pergunta que tenho realmente a fazer é: porquê?

Por que raio uma equipa de futebol não joga futebol? Por que raio um clube cheio de mística vive, esta época, sem alma e ambição? Por favor, Benfica!

Não me cabe na cabeça o recorde que acabaste de quebrar. Seis derrotas em seis jogos? Um total de 7-0 frente a um mediano Basileia que a jogar “assim-assim” consegue ser mais e melhor que tu? Impensável, inimaginável e, no mínimo vergonhoso.

É preciso começar a ser Benfica Fonte: SL Benfica
É preciso começar a ser Benfica
Fonte: SL Benfica

Não, não vou ficar para sempre a atacar, mas não, não vou tornar isto numa carta de reconforto. Quem precisa de reconforto sou eu e a única coisa que fará este sentimento de horror vergonhoso é uma temporada épica a nível nacional – o que não me parece vir a acontecer.

Cabeça, tino, vontade, garra e ambição. É necessário honrar aquilo que somos. É necessário ter a vaidade, a genica, o orgulho e todas essas coisas bonitas que o hino proclama. É necessário, Benfica, começares a ser Benfica. Porque tudo o que és agora, é um qualquer coisa banal e impotente que encontra um rival em todas as esquinas.

É preciso, Benfica, começares a ser Benfica! Aquele que conquista Portugal e encanta a Europa, aquele que encanta dentro e fora de campo e aquele que transborda magia e mística por todos os lados.

Neste momento és só um qualquer coisa, que, embora apaixonante e cheio de crentes, parte corações e leva a uma descrença farta e medo constante. Dentro e fora de campo há outros tantos quaisquer coisas que não são Benfica e te fazem deixar de o ser.

Prometo aqui, que não voltarei a pronunciar-me sobre o desastre Europeu. Peço apenas que sejas Benfica, Benfica. Sê Benfica e deixa-te de cenas.

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta fala de Viktor Gyokeres: «Acho que vamos ficar extremamente felizes quando ele começar a marcar golos com frequência»

Mikel Arteta falou sobre a situação de Viktor Gyokeres. O técnico do Arsenal admitiu que o treino do sueco tem que ser gerido, mas que o plantel ficará feliz quando começar a marcar golos.

Pep Guardiola rendido a jogador do Manchester City: «Continua a ser o melhor jogador do mundo»

Pep Guardiola falou sobre a ausência, por lesão, de Rodri Hernández. O técnico espanhol garantiu que o médio continua a ser o melhor jogador do mundo.

Lenda do Manchester United recomenda jogador a Ruben Amorim: «Seria perfeito»

O Manchester United está à procura de guarda-redes e Andy Cole não tem dúvidas: Gianluigi Donnarumma seria o reforço perfeito para Ruben Amorim.

Jogador do Braga quer chegar à seleção nacional esta temporada

Leonardo Lelo trocou o Casa Pia pelo Braga neste mercado de transferências. O lateral esquerdo tem como objetivo chegar à seleção nacional até ao final da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Os detalhes da possível transferência de Senne Lammens para o Manchester United de Ruben Amorim

Senne Lammens está próximo de ser guarda-redes do Manchester United. O guarda-redes belga deve assinar um contrato válido até junho de 2030.

Continuam os rumores em relação a Rodrigo Mora: Al Ittihad avança com 75 milhões de euros

Rodrigo Mora pode deixar o FC Porto neste mercado de transferências. O Al Ittihad está muito interessado no jogador dos dragões e pode oferecer 75 milhões de euros pelo jovem português.

Eis os convocados do Sporting para o jogo na Madeira com o CD Nacional

O Sporting joga neste sábado frente ao CD Nacional da Madeira, na terceira jornada da Primeira Liga. Conrad Harder continua convocado.