📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 5-0 CS Marítimo: Depois dos Reis Magos reinou o Leão

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Em Domingo de Reis, o Sporting CP venceu ao final da tarde o CS Marítimo por 5-0, em jogo a contar para a décima sétima jornada da Primeira Liga. Pressionado pela vitória do SL Benfica, que venceu esta tarde o Moreirense por 2-0, o clube de Alvalade precisava obrigatoriamente de uma vitória frente aos insulares para não perder o ritmo. Depois do sofrido empate no dérbi da Luz, na passada quarta-feira, Jorge Jesus alterou algumas “peças” da equipa titular, trocando Mathieu – lesionado – por André Pinto, Piccini por Ristovski, Battaglia por Daniel Podence e Acuña por Bryan Ruiz. Do lado do Marítimo, Daniel Ramos fez o mesmo que o treinador leonino, alterando três jogadores do onze inicial face ao último jogo, frente ao GD Chaves: saíram Eber Bessa, Borges e Valente para entrarem, respetivamente, Fabrício, Diney e Oliveira.

Para combinar com o frio que se fazia sentir, o jogo arrancou com ritmo lento e muitas faltas, com as duas equipas hesitantes no que respeitava ao seu fluxo ofensivo. O último passe saía mal, constantemente, à equipa leonina, algo que ficou espelhado, por exemplo, no excesso de altruísmo de Bas Dost, que, com espaço para rematar cruzado já na grande área, tocou mal para o centro. A tendência, de resto, manteve-se, sendo os primeiros vinte minutos de jogo fracos em situações de golo – apenas uma tentativa para cada lado, com Fábio Coentrão para os “leões” de Lisboa aos oito minutos e Diney para os da Madeira aos dezassete.

Até que à passagem do vigésimo minuto o jogo mexeu: Gelson Martins é lançado por Coates pela direita e numa corrida de esforço, mesmo com a bola a pisar a linha final, cruza para remate certeiro de Bas Dost, que isolado não falhou. Décimo quarto golo do holandês no campeonato e quinquagésima vez que balança as redes em competições oficiais em Portugal.

Ainda assim, o ritmo da partida voltou a abrandar depois do golo. Notava-se alguma falta de velocidade no setor atacante da equipa leonina, que apesar de estar por cima no jogo continuava presa a golpes individuais de Gelson Martins. Se essa falta de criatividade e indecisão poderiam surgir do menor poder explosivo de Bryan Ruiz – hoje à esquerda –, a verdade é que o Marítimo também tinha muito mérito na forma como defendia, aproveitando depois o contra-ataque para ganhar vários livres e cantos.

Desta forma, até ao final da primeira parte, o Sporting esteve perto do golo por apenas mais duas vezes: primeiro por Bas Dost, isolado, a chegar tarde a um cruzamento de Ristovski aos 36 minutos; cinco minutos depois, por Bruno Fernandes, num livre ensaiado em que o português rematou muito por cima. 1-0 ao intervalo, vantagem para os “leões”.

Apesar de uma primeira parte de “paciência”, o Sporting abriu a segunda com o golo de Bryan Ruiz Fonte: Sporting Clube de Portugal
Apesar de uma primeira parte de “paciência”, o Sporting abriu a segunda com o golo de Bryan Ruiz
Fonte: Bola na Rede

Já a segunda parte começou com a promessa de ser mais mexida do que a primeira: logo a abrir, William Carvalho assustava com um cabeceamento perigosíssimo, na sequência de um canto. Na resposta, em contra-ataque quase perfeito, Fabrício levou tudo à frente pela direita e já dentro de área rematou para defesa de Rui Patrício, a primeira da noite. Um susto que foi apenas isso mesmo, já que os adeptos leoninos puderam descansar logo de seguida: grande passe do inevitável Bruno Fernandes, que isolou Bryan Ruiz, bastando ao costa-riquenho atirar para golo. Primeiro golo de Bryan Ruiz desde a sua reintegração no plantel e vantagem de dois golos para o Sporting.

A partir daqui e até ao último quarto de hora do jogo, o Sporting soube conservar bem a posse de bola e a vantagem. Gamboa ainda teve uma oportunidade para a equipa do Marítimo, com um remate perigoso que saiu ao lado aos 59 minutos, mas ficava a sensação de que os insulares não queriam forçar a saída para o ataque, deixando a equipa da casa dominar o jogo, mesmo sem um ritmo altíssimo. Mas como mandar na partida ajuda sempre, o Sporting acabou por materializar o domínio nos últimos quinze minutos da partida: final avassalador dos “leões”!

Aos 74 minutos, Bas Dost bisava no jogo, em mais um grande trabalho de Bruno Fernandes, com mais uma assistência – tão boa, que o holandês tocou para a baliza quase “sem querer”. E se esse golo soube a pouco, bastou esperar apenas quatro minutos para sentir de novo a sensação. A dupla, essa, foi a mesma: Bruno Fernandes remata na esquina da área com grande potência e Charles defende para a frente, direitinho para Bas Dost, que cabeceou para o terceiro golo do jogo. Mais um hat-trick para o ponta-de-lança leonino – sexto ao serviço do Sporting –, que soma agora dezasseis golos nesta edição do campeonato.

Mesmo a fechar a partida, ainda houve tempo para mais um golo: grande confusão na área madeirense, e após mais uma defesa de Charles para a frente, Marcos Acuña concluiu o resultado com uma “manita” para o agora líder provisório do campeonato. O Sporting vence assim o Marítimo por 5-0 no primeiro jogo em casa de 2018, esperando agora pelo jogo do FC Porto, que defronta o Vitória SC, para saber se mantém a distância pontual quanto ao rival nortenho ou se começa o novo ano no lugar cimeiro.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto homenageia Alfredo Quintana e Aurora Cunha com estátuas no museu do clube

Alfredo Quintana e Aurora Cunha foram homenageados com estátuas no Museu do FC Porto, num evento realizado este sábado.

Al Gharafa de Pedro Martins vence com destaque do ex-FC Porto Yacine Brahimi

Na Liga do Catar, o Al Gharafa de Pedro Martins venceu por 3-1 no terreno do Al Ahli, com duas assistências do ex-FC Porto Yacine Brahimi.

Nova atualização: Já votaram mais de 64 mil sócios nas eleições do Benfica

O Benfica já atualizou a participação eleitoral no site oficial. Já votaram 64.505 sócios ao longo deste sábado.

Tensão em Eleições Benfica: Já acabaram os boletins de 50 votos na Quinta do Conde

Já terminaram os boletins de 50 votos na Quinta do Conde (Sesimbra). Eleições do Benfica decorre ao longo deste sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico Viseu garante vitória nos descontos frente ao Chaves: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Académico Viseu venceu em casa o GD Chaves por 1-0 na oitava jornada da Segunda Liga. André Clóvis marcou o golo decisivo.

Histórico: Benfica bate recorde mundial de votantes

O Benfica já ultrapassou o Barcelona e é agora o clube com mais votantes de sempre em eleições. Dia histórico para as águias.

Andebol: FC Porto vence Águas Santas (35-32) e ultrapassa Sporting provisoriamente na tabela

O FC Porto recebeu e venceu o Águas Santas (35-32), em jogo da nona jornada do Campeonato Nacional de Andebol. O FC Porto sobre assim provisoriamente ao primeiro lugar do campeonato.