O Passado Também Chuta: Caldas SC – Um centenário de História

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Quem é afinal aquela equipa que está surpreendentemente, e pela primeira vez, numa fase tão avançada da nossa querida Taça de Portugal? Pois bem: esse clube é, nada mais nada menos, que o Caldas Sport Clube. O clube está localizado nas Caldas da Rainha, tendo sido fundado no dia 15 de Maio de 1916.

Após 40 anos a militar nos escalões inferiores do nosso Futebol, o Caldas SC teve o seu primeiro grande momento histórico no ano de 1955.

Sem dúvida que a década de ouro do futebol deste clube centenário foi a década de 50/60. Em 1951/52 o clube sobe à 3ª Divisão Nacional, tendo subido depois à 2ª Divisão Nacional na época de 1953/54.

Na segunda época a militar na 2ª Divisão Nacional, o Caldas SC atinge um notável 2.º lugar, vendo-se assim “obrigado” a disputar com o Boavista FC – penúltimo classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1954/55, uma eliminatória de acesso à 1ª Divisão Nacional.

As partidas das duas mãos, jogadas uma em casa do Caldas SC e outra no Boavista FC, terminaram empatadas, pelo que houve necessidade de disputar um jogo decisivo de desempate em campo neutro. O dia 26 de Junho de 1955 iria então tornar-se um dia histórico para o Caldas SC. O palco do jogo foi o Estádio Municipal da cidade de Coimbra, onde a equipa orientada pelo antigo internacional português Mariano Amaro venceu convincentemente os axadrezados por 4-1, garantindo assim um lugar entre os maiores clubes do Futebol Nacional, lugar onde permaneceu quatro épocas, de 1955/56 a 1958/59.

Esta era a equipa do Caldas Sport Clube que em 1956 atingiu a subida à 1ª Divisão Nacional Fonte: Caldas SC
Esta era a equipa do Caldas Sport Clube que em 1956 atingiu a subida à 1ª Divisão Nacional
Fonte: Caldas SC

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1957/58, o Caldas conseguiu a sua melhor classificação de sempre, com um sensacional décimo lugar.

Outro dos resultados históricos do clube foi o triunfo sobre o SL Benfica no Campo da Mata na época de 1957/58. Sensacionalmente, depois de estar em desvantagem por 0-2, a equipa caldense conseguiu suplantar os encarnados, vencendo por 3-2.

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick destaca jogador do Manchester United: «Ele é perigoso dentro e fora de área»

Michael Carrick deixa elogios a Benjamin Sesko. Avançado marcou o golo do empate do Manchester United já nos descontos.

Manchester United já vê Bruno Fernandes como futuro treinador

Bruno Fernandes está em destaque em Inglaterra. Destaque do Manchester United é visto como um futuro treinador.

Michael Carrick e o empate no West Ham x Manchester United: «Vamos aprender com esta noite e voltar mais fortes»

Michael Carrick analisou o empate do Manchester United com o West Ham de Nuno Espírito Santo. Técnico fala ainda sobre Benjamin Sesko.

Sporting: Há novidades quanto à situação de Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis poderá voltar frente ao Famalicão. Avançado grego do Sporting não joga desde o início de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Trubin e o golo ao Real Madrid: «Vai permanecer sempre na minha memória»

Anatoliy Trubin recorda o golo de cabeça frente ao Real Madrid. Guarda-redes do Benfica marcou golo decisivo já nos descontos.

Nicolás Otamendi vai decidir futuro no Benfica no próximo verão

Nicolás Otamendi está novamente em final de contrato com o Benfica. O defesa vai decidir, em conjunto com as águias, o próximo passo no verão.

FC Porto: Já é conhecido o tempo de paragem estimado de Kiwior

Jakub Kiwior, defesa do FC Porto, está com uma lesão muscular na coxa direita e vai ter parar entre duas a três semanas.