📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 3-0 CD Aves: Mais três golos para a mesa de Dost

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting CP venceu esta noite o CD Aves por 3-0, na décima oitava jornada da Primeira Liga, mantendo assim a vantagem de três pontos face ao SL Benfica e passando provisoriamente para a liderança do campeonato, enquanto espera pelo jogo desta segunda feira do FC Porto frente ao Estoril-Praia. Como era de esperar, a equipa leonina entrou em campo com muitos regressos face ao último jogo, da Taça de Portugal, contra o Cova da Piedade, com Jorge Jesus a fazer alinhar o seu melhor onze: os regressos de Mathieu, Bruno Fernandes ou William Carvalho foram óbvios, dada a prioridade dada ao campeonato. Porém, a grande novidade foi mesmo a entrada imediata de Rúben Ribeiro no onze inicial, com o criativo português a fazer o lugar que tem sido ocupado habitualmente por Daniel Podence, atrás de Bas Dost. Já Hugo Relvas, adjunto do CD Aves, efetuou cinco alterações face à histórica partida contra o Rio Ave, que carimbou a passagem dos nortenhos para as meias-finais da Taça de Portugal.

O jogo começou e os primeiros trinta minutos da partida foram uma autêntica lição de como não se deve subestimar qualquer equipa, mesmo uma vinda do segundo escalão profissional: o Desportivo das Aves entrou com a lição bem estudada e soube utilizar o ponto fraco dos leões em casa, que costuma demonstrar dificuldades perante equipas mais fechadas. O emblema de Vila das Aves jogou sempre com praticamente toda a equipa atrás da linha da bola, esperando o erro do adversário. Esse foi surgindo e durante os primeiros trinta minutos de jogo as duas equipas repartiam oportunidades, apesar de, claramente, o Sporting ter mais bola e estar por cima na partida. Marcos Acuña e Piccini para o Sporting, e Amilton e Salvador Agra para o Aves, criavam as únicas oportunidades do encontro, com as da equipa forasteira a terem as principais oprotunidades.

Daquilo que se via deste período de jogo, avizinhava-se uma partida complicada para os “leões”, condenada a um golpe individual que abrisse finalmente a “muralha” minhota. E esse golpe chegou mesmo a tempo, aos 32 minutos, e logo pelo novo municiador do ataque leonino: Ruben Ribeiro livra-se da pressão de dois adversários com uma finta de corpo e, arranjando espaço já dentro da área, cruza milimetricamente para a cabeça de Bas Dost, que não falhou. Décimo sétimo golo do holandês em dezoito jogos, média muito positiva para o ponta-de-lança leonino, que abria mais uma vez o marcador.

Respiravam fundo os adeptos leoninos, com o primeiro problema resolvido. Mas o certo é que a tendência se manteve, com o Aves a continuar atrás da linha da bola e a apostar no contra-ataque. E quase que resultava: após remate perigoso de Bruno Fernandes, ao lado da baliza de Quim, seguiu Salvador Agra pelo lado direito e por pouco que Amilton não fez o empate. A bola foi à trave da baliza de Rui Patrício, naquela que foi a melhor oportunidade de golo do jogo.

Sporting e Desportivo das Aves seguiram então para o intervalo com vantagem dos leões, que apesar de justa não tranquilizava os adeptos da casa. O Aves manteve a identidade após o golo, mantendo-se recuado, e a falta de espaço e de velocidade da equipa leonina não deixavam os “leões” tranquilos com o resultado.

Jogo muito disputado na primeira parte, apesar da vantagem leonina Fonte: Bola Na Rede
Jogo muito disputado na primeira parte, apesar da vantagem leonina
Fonte: Bola Na Rede

Para a segunda parte, o Aves, hoje com o treinador Hugo Relvas no comando, apostou na teórica manutenção da estratégia da primeira, colocando de imediato em jogo Arango – que fez um grande jogo para a Taça de Portugal – no lugar de Guedes. Mas a tentativa foi por água abaixo de forma igualmente rápida: aos cinquenta minutos, Gelson leva um encosto de Vítor Gomes na área do Desportivo das Aves e o árbitro João Pinheiro assinala grande penalidade para os leões. A decisão parece correta e correta foi também a abordagem do matador de serviço. Bas Dost correu para mais um golo, o décimo oitavo em dezoito jogos, chegando assim à média de um golo por jogo. Finalmente respirava-se melhor em Alvalade e o Sporting fazia por merecê-lo. 2-0 para a equipa da casa.

A partir daqui, a qualidade de jogo entrou em decadência, sendo os únicos momentos de destaque as substituições efetuadas por ambos os treinadores, com especial enfoque para a ovação da noite, recebida por Ruben Ribeiro aos 65 minutos, quando saiu para dar lugar a Battaglia. Estreia muito positiva do jogador português, que abriu o jogo com uma magnífica assistência para o primeiro golo de Bas Dost. Até ao final da partida houve apenas tempo para mais três momentos: primeiro dois remates falhados dos “leões”, por Bruno Fernandes – muito por cima da baliza –, e por Gelson Martins, aos 83 minutos; e depois, para fechar em beleza, mais um golo do inevitável. Começa a ser já uma formalidade o avançado holandês fazer um hat-trick. Boa desmarcação pela direita de Piccini e o italiano a oferecer mais um golo a Dost, que esperava para encostar, solto na área.

O Sporting CP venceu assim o CD Aves por três bolas a zero, resultado justo para a produção da equipa leonina. A primeira parte foi um desafio complicado para os “leões”, com mérito para o Aves, que veio a Lisboa bem organizado. Após os dois primeiros golos de Dost, o jogo abriu e facilitou para os “leões”, com mais um hat-trick de Bas Dost. O Sporting ocupa agora, provisoriamente, a liderança do campeonato, com mais um ponto do que o FC Porto, que joga segunda feira, e com mais três pontos do que o Benfica.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.