José Sá: Fantasma de Casillas ou o futuro da seleção nacional?

fc porto cabeçalho

Não se pode dizer que os portistas o adoram, mas a verdade é que já se habituaram a ele; José Sá é o dono da baliza do FC Porto há já alguns meses, substituindo Iker Casillas, sem que alguma vez tivesse sido devidamente explicada a razão que se encontra na base dessa opção. Sérgio Conceição, o aparente mentor da ideia, justificou a mudança como sendo uma “opção técnica”. Na altura, depois do jogo frente ao RB Leipzig, muitos afirmaram que a opção por José Sá se relacionava com o facto de o FC Porto, ao jogar com o bloco alto frente aos alemães, ter no português um guarda-redes com maior capacidade para controlar a profundidade. Porém, a verdade é que este não mais saiu da equipa.

Casillas impressiona entre os postes, mas tem limitações no jogo aéreo Fonte: Facebook de Iker Casillas
Casillas impressiona entre os postes, mas tem limitações no jogo aéreo
Fonte: Facebook de Iker Casillas

Vamos por partes: Iker Casillas não é e, provavelmente, nunca foi um dos melhores guarda-redes do mundo (entenda-se, top-3 mundial). O espanhol é extraordinário entre os postes, destacando-se sobretudo pelos seus reflexos, qualidade essa que parece manter-se praticamente intacta (veja-se a defesa realizada na época passada, em pleno Estádio do Dragão, próximo do final do jogo frente ao Sporting CP). Porém, não é um guarda-redes moderno, como por exemplo Neuer, alguém com muita qualidade no controlo da profundidade e jogo de pés. Apesar disso, o “calcanhar de Aquiles” de Casillas está mesmo no jogo aéreo no qual sente (e sempre sentiu) muitas dificuldades que, contudo, vai sabendo disfarçar por via dos poucos riscos que corre em lances do género.

Por outro lado, José Sá tem também na agilidade e qualidade entre os postes as suas principais caraterísticas (ainda que não esteja, neste domínio, ao nível de Casillas). É melhor do que o espanhol no controlo da profundidade e no jogo aéreo, mas em nenhum destes aspetos se pode dizer que seja um “fora de série”. Na verdade, José Sá é isso mesmo: um guarda-redes equilibrado nas suas caraterísticas, que não tem pontos fracos significativos mas também não é brilhante em qualquer das suas competências.

Atendendo ao momento atual parece claro que Casillas está ainda a um nível superior ao de José Sá, mas que a aposta no português se dá numa lógica de evolução do mesmo e preparação do futuro. Porém, e apesar de muitos dizerem que veem em Sá o futuro da seleção nacional, ficam algumas dúvidas a esse nível. Por um lado existe Anthony Lopes, apenas dois anos mais velho do que José Sá, guarda-redes não muito valorizado em Portugal mas com desempenhos consistentes e de grande nível na Liga Francesa ao serviço do Olympique Lyonnais; por outro lado existe Diogo Costa, um jovem de 18 anos que integra o plantel do FC Porto e a quem muitos vislumbram como um futuro Vítor Baía, um jogador que pode vir a marcar uma Era no futebol português. Para além disso José Sá parece não ter um potencial de melhoria significativo: é eficaz, raramente compromete, mas habitualmente não deslumbra (um pouco à imagem do que sucede com Rui Patrício).

Diogo Costa é visto por muitos como o sucessor de Rui Patrício na seleção nacional Fonte: FC Porto
Diogo Costa é visto por muitos como o sucessor de Rui Patrício na seleção nacional
Fonte: FC Porto

Somados todos estes ingredientes, a conclusão a que se chega é que a opção de Sérgio Conceição, pese embora o risco da mesma, tem até agora parecido acertada: José Sá não tem comprometido na baliza e, enquanto assim for, todos os minutos de jogo realizados pelo mesmo são tempo ganho na preparação do futuro da guarda da baliza azul e branca. Por outro lado, o futuro parece morar mesmo ali ao lado, e Diogo Costa tem um potencial de progressão infinitamente superior ao de José Sá. Na baliza da seleção nacional, Patrício, com apenas 29 anos, ainda está para durar pelo que a existir um sucessor para o mesmo este parece ser mais jovem e menos ruivo: Diogo Costa.

Foto de Capa: Facebook de José Sá

Artigo revisto revisto por: Jorge Neves

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal sondou treinador português com oferta milionária antes de fechar Simone Inzaghi

O Al Hilal demonstrou interesse em Abel Ferreira para assumir a equipa. O técnico português optou por ficar no Palmeiras.

Tomás Ribeiro tem proposta para continuar na Primeira Liga

O futuro de Tomás Ribeiro pode continuar a passar pela Primeira Liga. O defesa-central português é pretendido pelo Estrela da Amadora.

Atalanta tem referenciado mais um treinador para assumir a equipa

A Atalanta continua à procura de uma solução para assumir a equipa. Patrick Vieira é um nome que também está em cima da mesa nesta altura.

Selecionador da Suécia justifica dispensa de Viktor Gyokeres

Viktor Gyokeres foi dispensado da Seleção da Suécia devido a lesão. Jon Dahl Tomasson, selecionador, explicou decisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Galatasaray em conversações com Bernardo Silva

O Galatasaray está interessado numa possível contratação de Bernardo Silva. Internacional português joga no Manchester City.

Cagliari confirma saída de Davide Nicola do comando técnico da equipa

Davide Nicola já não é treinador do Cagliari. O técnico italiano deixou a equipa após ter terminado no 16.º lugar.

Álex Valle deixa Barcelona e reforça Como 1907 a título definitivo

O Como 1907 oficializou a contratação de Álex Valle a título definitivo. Defesa deixa Barcelona e continua em Itália.