Slalom Gigante em Esqui Alpino: Arthur Hanse cumpre e Hirscher duplica a conta

Cabeçalho modalidades

Depois de não ter terminado nenhuma das duas provas em que competiu em Sochi 2014, Arthur Hanse voltou aos Jogos Olímpicos com algo a provar a si mesmo e aos portugueses e, com mais quatro anos de experiência, apontava a um lugar no meio da tabela em Slalom e Slalom Gigante, provas do Esqui Alpino em que voltava a participar. O esqui alpino é uma prova contrarrelógio de descida de montanha em velocidade, com passagens obrigatórias por pórticos.

Para a prova de Slalom Gigante, a primeira das duas com presença lusa, o maior favorito era inequivocamente Marcel Hirsher, líder da Taça do Mundo de Esqui Alpino tanto em Geral como na disciplina e já vencedor do ouro na prova de Combinado Alpino. Entre os seus adversários, Henrik Kristoffersen era o mais cotado, ainda que somente Alexis Pinturault e Stefan Luitz tenham conseguido ficar à sua frente em provas de Slalom Gigante na Taça do Mundo deste ano. No entanto, o alemão falhou as Olimpíadas por lesão, privando a disciplina de um dos seus melhores intérpretes.

Logo na primeira manga, o suíço assumiu a liderança com uma boa vantagem com Pinturault a ocupar a 2ª posição a 0,63 segundos e mais quatro homens a menos de 1 segundo do líder. Bem mais para baixo, Kristoffersen foi apenas 10º e perdia já 1,31 segundos para Hirscher. A segunda descida fez-se a menor velocidade e viu Kristoffersen estabelecer um tempo forte e ir subindo na classificação à medida que os adversários iam descendo e se mostravam incapazes de o bater.  O surpreendente italiano Ricardo Tonetti que foi 4º na primeira ronda sem ninguém contar, caiu e viu esfumarem-se as hipóteses do sonho da medalha olímpica. Finalmente, faltavam apenas Pinturaul e Hischer para disputar a vitória com Kristoffersen. O francês fez um tempo aquém, apenas 12º da segunda manga e acabou por ficar com bronze, a apenas quatro centésimos de segundo do norueguês. Os mesmos quatro centésimos deram a Kristoffersen a honra da melhor segunda descida face a Hirscher, mas o suíço confirmou confortavelmente o seu segundo ouro olímpico, terminando com uma vantagem de 1,27 segundos.

Arthur Hanse a descer a alta a velocidade Fonte: Facebook Oficial de Arthur Hanse
Arthur Hanse a descer a alta a velocidade
Fonte: Facebook Oficial de Arthur Hanse

Com 110 esquiadores inscritos, Hanse precisava, acima de tudo, de reescrever a história dos últimos Jogos e dos últimos Mundiais e terminar a prova. A primeira ronda decorreu sem incidentes, mas a mais de 14 segundos de Hirscher e apenas no 76º lugar. Na segunda descida, o tempo voltou a não ser dos melhores, mas o luso-descendente aguentou a pressão, ao contrário de vários dos seus oponentes e aproveitou mais algumas desistências para escalar até ao 66º posto.

É um resultado com sabor agridoce, já que falha o objetivo traçado de chegar aos 50 primeiros, mas consegue terminar a prova e obtém um resultado bem positivo para aquele que é o seu estatuto na cena internacional do Esqui Alpino. O português volta a competir na madrugada de quinta-feira para disputar o Slalom. A primeira manga começará às 1h15 e a segunda pelas 4h45 (horário de Portugal Continental).

Foto de Capa: FIS

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.

Real Madrid e Vinícius Júnior abrem a porta a uma saída após divergência salarial

Vinícius Júnior quer receber o mesmo dinheiro do que Kylian Mbappé no Real Madrid. Jogador e clube não descartam saída.

Martim Neto deixa Benfica e ruma à La Liga: Águias mantém 50% do passe

Martim Neto vai deixar o Benfica e reforçar o Elche na La Liga. Águias continuam com 50% do passe do médio de 22 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto já investiu 75,3 milhões de euros neste verão: Um valor bem superior ao maior mercado da história do clube

O FC Porto vive o maior investimento da história do clube. Dragões já gastaram 75,3 milhões de euros neste mercado de verão.

Real Madrid quer saída de mais 2 jogadores neste mercado

O Real Madrid quer uma reformulação do setor defensivo nesta janela de transferências. David Alaba e Antonio Rudiger estão de saída.

Manchester United faz oferta de 40 milhões de euros por jogador importante do Sporting

O Manchester United está interessado em Morten Hjulmand. Clube de Ruben Amorim apresenta proposta de 40 milhões de euros ao Sporting.