📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Chicotadas psicológicas e a instabilidade de quem treina em Portugal

- Advertisement -

Algo que já se tornou hábito em Portugal, são as constantes alterações de treinadores por parte dos clubes. Quando os resultados não são os esperados, a culpa acaba por recair inevitavelmente no timoneiro da equipa, e os casos de estabilidade são cada vez mais raros no nosso futebol. Olhando exclusivamente para a Primeira Liga, são já sete os clubes que contam neste momento com treinadores que não iniciaram a temporada ao seu serviço.

No Boavista FC, Miguel Leal, que havia realizado toda a época anterior ao serviço do clube, foi substituído por Jorge Simão após decorridas seis jornadas do campeonato. O clube tem feito uma época tranquila, tendo a manutenção praticamente assegurada. Continuando a norte, o CD Aves vai já no seu terceiro treinador nesta temporada, sem conseguir evitar os últimos lugares da tabela classificativa. José Mota sucedeu a Lito Vidigal e Ricardo Soares, e tem a árdua tarefa de garantir a manutenção dos avenses.

Jorge Simão substituiu Miguel Leal no comando do Boavista
Fonte: Boavista FC

O FC Paços de Ferreira é outro clube que vai já no terceiro treinador na presente temporada. Após Vasco Seabra e Petit, é agora o ex-leixonense João Henriques que detém o comando da equipa. No Moreirense FC aconteceu o caso mais caricato, em que um treinador demitido voltou a ser contratado novamente pelo clube. Petit sucedeu a Manuel Machado mas acabou por ser demitido, abraçando de seguida o desafio do Paços de Ferreira. No Moreirense deu lugar a Sérgio Vieira, que acabou também por ser demitido, indo o clube de Moreira de Cónegos “repescar” Petit, que já havia cessado funções na equipa da capital do móvel.

Mais a Sul, o Estoril-Praia foi também já orientado por três técnicos, tendo o adjunto Filipe Pedro orientado a equipa em duas jornadas, na transição após a demissão de Pedro Emanuel e a contratação de Ivo Vieira. No CF “Os Belenenses”, Silas substituiu Domingos Paciência à cinco jornadas atrás, e no Vitória SC houve a última vitima das “chicotadas psicológicas”, Pedro Martins, sucedido para já por Vítor Campelos, que orientava a equipa B dos vimaranenses.

Petit está pela segunda vez a orientar o mesmo clube na presente temporada
Fonte: Moreirense FC

Este tem sido um problema há já muitos anos no futebol em Portugal, onde o treinador está sempre sujeito a uma enorme pressão, de conseguir obter resultados positivos a curto prazo. Quando estes não são alcançados, a solução mais fácil pro parte dos dirigentes acaba por ser demitir o técnico, e esperar que a mudança tenha um impacto positivo na equipa. No entanto, é esquecido que o adquirir de processos por parte de uma equipa e a assimilação dos princípios de jogo por parte dos jogadores é um processo que poderá exigir tempo, não se manifestando os resultados logo no imediato.

portanto necessária uma mudança de mentalidades no nosso futebol, ou criar regras que limitem o constante “vai e vem“ de treinadores, para que estes possam exercer a sua profissão sem a sufocante pressão com que o fazem.

Foto de Capa: GD Estoril-Praia

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.