Nick Newell: Sonhar para fazer a diferença

Nick Newell. Não, este não é o nome do próximo adversário de Conor McGregor (pelo menos para já. Nick, nem sequer está, ainda, no leque de atletas que integra o UFC, mas Nick é a prova de que nunca se deve abdicar de um sonho sem dar e sem ir à luta.

Atualmente com 32 anos, Nick é um alteta de MMA singular e invulgar. Desde logo, porque nasceu com uma amputação congénita no antebraço esquerdo. Não, não leram mal, Nick é um atleta de mma, um desporto que integra vertentes de combate em pé e no chão, um desporto de muito e intenso contacto.

O alteta norte-americano tem um background em wrestling, não sendo por isso de estranhar que a maioria das suas vitórias tenham sido por submissão, mas já la vamos. 

Nick (direita) disputou o título com Justin Gaethje
Fonte: WSOF

Esta semana soube-se que Nick terá a possibilidade de conquistar um contrato com a maior promotora de eventos de mma, a organização UFC.  Poderão pensar que se trata apenas de mais uma manobra de marketing – como a inclusão de CM Punk – ao colocar um atleta com uma incapacidade física evidente a competir com os mais preparados atletas do mundo da mma. No entanto, e se olharmos por breves instantes para o seu percurso, teremos poucas dificuldades em colocar um firme ponto final neste nosso preconceito. 

Como disse, o record de Nick fala por si: 16 vitórias (sendo que 11 delas foram obtidas por submissão) e apenas uma derrota na carreira. Em 2012 tornou-se campeão na organização Xtreme Fighting Championships (XFC) e no ano seguinte assinou contrato com a World Series of Fighting (WSOF). Em 2014, a primeira e única derrota da carreira frente ao então campeão e agora estrela do UFC, Justin Gaethje. Aliás, e de acordo com uma notícia da ESPN, Justin terá sugerido o nome de Nick aos responsáveis do UFC.

Nick Newell na pesagem
Fonte: WSOF

Esta é a oportunidade pela qual Nick tanto esperou e lutou. Primeiro, foi a luta contra o preconceito e desconfiança. Depois, o mais fácil, lutar contra os seus adversários e provar no octógono que tinha condições para estar à altura dos seus sonhos.

Este verão, Nick estará presente numa série de combates em Las Vegas, sendo que Dana White e os responsáveis do UFC irão atribuir pelo menos um contrato a um dos atletas no cartaz. “I want to thank Dana White, Sean Shelby and Mick Maynard for believing in me and giving me a shot (…) I still have to go out there and deliver. I’m grateful for the opportunity” referiu Nick a Ariel Helwani, do MMA Fighting.

Nick terá de lutar, como sempre fez, pelo seu sonho. A entrada no UFC não será certamente fácil, uma vez que o nível competitivo é bastante superior em comparação com as organizações nas quais Nick teve a oportunidade de lutar. Se isso será suficiente para travar o seu sonho? Olhando para o seu percurso, tenho dúvidas.

Quem está com ele?

Nota: As múltiplas referências ao nome Nick foram utilizadas pelo autor como forma de homenagem.

Foto de Capa: WSOF

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Harry Maguire quer dar a volta: O que o defesa tem dito no balneário do Manchester United?

Harry Maguire quer dar a volta à situação do Manchester United. Defesa-central tem passado mensagem dentro do balneário.

Luís Filipe Vieira: «Até Donald Trump tem processos na Justiça e é presidente dos EUA»

Luís Filipe Vieira, candidato à presidência do Benfica, defendeu-se em relação aos processos na Justiça. Eis o que disse.

Sandro Baessa ganha bronze nos Mundiais de Atletismo Paralímpico

Sandro Baessa ficou em 3.º lugar na prova dos 1500 metros T20 (deficiência intelectual) nos Mundiais de Atletismo Paralímpico.

Chelsea define preço de Enzo Fernández e são muitos milhões

O Chelsea quer receber pelo menos 122 milhões de euros por Enzo Fernández. Médio argentino foi associado ao Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma: Paulo Dybala tem o futuro cada vez mais definido

A AS Roma iniciou conversas para renovar o contrato de Paulo Dybala. Avançado argentino está em final de contrato.

Baixa da Juventus confirmada para o jogo com o Sporting

Juan Cabal sofreu uma lesão muscular e será baixa para o jogo da Juventus frente ao Sporting na Champions League.

O salto de Neemias Queta: O que esperar do poste português nos Celtics em 2025-26 | NBA

O início da época 2025-26 da NBA traz uma expectativa inédita para os adeptos portugueses: Neemias Queta poderá assumir um papel de destaque nos Boston Celtics.