📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Chegar à Europa não está fácil e a concorrência é feroz!

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

A Liga Europa é o fruto mais apetecido para os clubes que não são considerados ‘’grandes’’ nesta Liga ZON Sagres. O porquê? Muito simples, o encaixe financeiro permite que, em alguns casos, não se fique a dever salários e, noutros casos, se saldem dívidas antigas. Estes dois fatores são pilares fundamentais para uma equipa se consolidar nesta primeira divisão portuguesa. Mas há que não dar um passo maior do que as duas pernas juntas; veja-se o Paços de Ferreira: provavelmente, se tivesse estado apenas na Liga Europa e não na Liga dos Campeões não teria tantas dificuldades este ano.

Mas falemos da concorrência feroz para os lugares de acesso à segunda prova de maior dimensão futebolística da europa, a Liga Europa. Vou excluir os clubes ‘’não-grandes’’ da luta pelos lugares na Liga dos Campeões porque o clube mais próximo já dista de sete pontos para ocupar tais posições.

Portugal, esta época, coloca apenas dois clubes (via campeonato) na Liga Europa do próximo ano; contudo, temos na luta cinco equipas (até agora). O Estoril-Praia é a equipa em melhor posição, um 4º lugar, com nove pontos de avanço sobre os simples lugares de permanência. E para além dos números, posso afirmar que é a equipa que melhor futebol pratica de entre todos os emblemas que estão presentes nesta ‘’guerra’’. Marco Silva vem, já desde o ano passado, a desenvolver o que é, na melhor génese da palavra, uma equipa. Bom futebol, boas opções, humildade, e um fator muito importante: conhecer as limitações.

Marco Silva, treinador do Estoril.  Fonte: Zerozero.pt
Marco Silva, treinador do Estoril
Fonte: Zerozero.pt

No 5º lugar aparece o Nacional da Madeira, clube que todos os anos ambiciona os lugares europeus, mas que nem sempre os consegue. Manuel Machado chegou a ser criticado por não estar a cumprir os objetivos, mas agora que está quatro pontos acima do 5º lugar (que não dá acesso a competições europeias), as más-línguas parecem ter sucumbido às exibições nacionalistas – apesar de o Nacional estar neste momento a atravessar um mau momento, estando há quatro jogos sem vencer.

Abaixo do 5º lugar, aparecem três equipas, todas com 30 pontos e a quatro do Nacional. Temos um Sporting de Braga que mudou recentemente de treinador e cujos jogadores parecem estar a assimilar os novos conteúdos implantados por Jorge Paixão. O resultado disso foi visível na vitória frente ao adversário direto Nacional, que colocou os bracarenses mais perto dos lugares europeus. A deslocação à Briosa na próxima jornada é fundamental para o Braga, porque em caso de derrota pode perder o 6º lugar e passar para 9º, já para não falar de que as distâncias pontuais para os lugares europeus ficam quase irrecuperáveis.

Jorge Paixão, treinador do Braga.  Fonte: Bragatv.pt
Jorge Paixão, treinador do Braga
Fonte: Bragatv.pt

Ainda na luta aparece o Marítimo, que nos últimos seis jogos conseguiu obter 13 pontos, o que lhe permitiu chegar mais perto do seu vizinho Nacional. Esta boa série maritimista fica marcada de forma negativa pela derrota com o lanterna vermelha Paços de Ferreira; a vitória contra os castores colocaria o Marítimo a apenas um ponto da Europa. O ‘’tudo ou nada’’ da equipa de Pedro Martins joga-se este sábado no Estoril. Bom jogo em perspetiva.

Na 8º posição mas também com os 30 pontos de Marítimo e Braga aparece o Vitória de Guimarães. É um objetivo assumido dos vimaranenses marcar presença na Liga Europa, até porque a eliminação precoce da Taça da Liga e da Taça de Portugal (que é detentor) deixou desagradados os sócios e simpatizantes do clube. Rui Vitória tem tido uma época de altos e baixos sem ainda ter conseguido sair por cima dos acontecimentos. Nesta altura o Guimarães leva três jogos sem ganhar e perdeu diante do Marítimo na última jornada, tendo sido ultrapassado pelo mesmo. Na próxima jornada, o Paços é o adversário do Vitória, que pode deixar traçado o seu caminho rumo apenas à manutenção ou então rumo aos lugares europeus.

Eu e você, leitor, podemos concluir que a concorrência é feroz e que as últimas oito jornadas vão ser extremamente interessantes de acompanhar para ver quem entrará na Liga Europa para a próxima temporada.

Rio Ave e Braga: um deles marcará presença na final da Taça de Portugal e ficará com um lugar na Liga Europa.  Fonte: Magic0braga.blogspot.com
Rio Ave e Braga: um deles marcará presença na final da Taça de Portugal e ficará com um lugar na Liga Europa
Fonte: Magic0braga.blogspot.com

Apenas um último ponto: Braga e Rio Ave ainda estão na Taça de Portugal e o vencedor da eliminatória das meias finais (a duas mãos) ficará com um dos lugares na Liga Europa atribuídos por esta competição. Isto porque Porto e Benfica, os outros dois em prova, estão encaminhados para se apurarem para a Liga dos Campeões.

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Geovany Quenda marca na recarga de remate de Geny Catamo e Sporting já vence Club Brugge na Champions League

Foi de Geovany Quenda o golo inaugural da partida de Champions League. O Sporting recebe o Club Brugge no Estádio de Alvalade.

Flamengo e Palmeiras tentaram comprar jogador do FC Porto: houve proposta de 25 milhões de euros

O Flamengo e o Palmeiras tentaram contratar Pepê no último mercado, mas o internacional brasileiro preferiu ficar no FC Porto.

Expulsão de Morten Hjulmand revertida e Sporting x Club Brugge continua a ser jogado 11 x 11

O Sporting recebe o Club Brugge no Estádio de Alvalade. Morten Hjulmand esteve em risco de ser expulso, mas viu apenas amarelo.

Martín Anselmi escolhe o melhor jogador que orientou: não faz parte do FC Porto

Martín Anselmi admitiu que Moisés Caicedo foi o melhor jogador que orientou na sua carreira. Os dois coincidiram no Independiente del Valle.

PUB

Mais Artigos Populares

Pablo Rosario | A saída turbulenta de Nice e o protagonismo no FC Porto

Desde que chegou ao Dragão, Pablo Rosario tem sido uma das grandes novidades do elenco de Francesco Farioli.

Pafos escapa com empate frente ao Mónaco e Copenhaga vence na receção ao Kairat Almaty na Champions League

Esta quarta-feira, na 5.ª jornada da Champions League, o Mónaco empatou na deslocação ao Pafos e o Copenhaga venceu frente ao Kairat Almaty.

Braga de regresso à Escócia: uma história da rivalidade entre o Rangers e o Celtic

Há rivalidades que ultrapassam as quatro linhas. O Old Firm (nome dado ao dérbi entre Rangers e Celtic) está claramente neste grupo.