AD Limianos 1-2 SC Maria da Fonte: Marcar cedo e cedo defender dá pontos a quem menos quis correr

- Advertisement -

Depois de se encontrarem em maio para o Taça dos Campeões do Minho, AD Limianos e SC Maria da Fonte voltaram a medir forças, desta vez a contar para a quinta jornada da série A do Campeonato de Portugal.

Ainda dentro do primeiro minuto de jogo, os visitantes alcançam o golo. Assim, sem mais nem menos, sem pedir licença, sem esperar que todos os adeptos chegassem ao seu lugar. Depois de um livre lateral, a defesa limiana é apanhada de surpresa e com a bola à sua mercê, Romário atira forte, sem hipótese para Bruno Santos.

A equipa da Póvoa de Lanhoso fez o que havia feito no último encontro frente à equipa de Ponte de Lima; marcar cedo. E assim, a bola voltava ao centro e assistia-se a um novo pontapé de saída. Agora em desvantagem, praticamente desde o começo, cabia à equipa da casa praticar o seu futebol e assumir a condução da partida. Por outro lado, na procura de retomar o caminho das vitórias, o SC Maria da Fonte pausava o jogo sempre que tinha a bola e tentava congelar a partida.

Aos oito minutos, Cláudio Dantas conduziu pela área dentro e cruzou tenso para a cabeça de Rui Magalhães, mas a bola saiu ao poste. Estava dado um aviso do que seria a partida daqui por diante. Ou pelo menos assim se esperava. Na verdade, a primeira parte foi bastante morna, embora se tenham desenhado algumas oportunidades de parte a parte.

A AD Limianos gozava de uma posse de bola inconsequente, intranquila e pouco acertada. Foram inúmeros os passes falhados ainda na fase de construção, o que explica a dificuldade em chegar à zona de finalização. Só aos 30 minutos conseguiram criar perigo. Iano transportou para o centro e com um passe longo e bem medido descobriu Chiquinho nas costas da defesa contrária. Com alguma pressão, o camisola 9 recebeu e rematou para defesa apertada de Nuno Rafael. Os visitantes, confortáveis com a vantagem conseguida até então, só por duas vezes criaram perigo; aos 15 minutos, com um remate à meia volta e aos 44 minutos, quando Marna, depois de evitar Tiago Letras, permitiu a defesa do guardião limiano.

O SC Maria da Fonte conseguiu a segunda vitória à quinta jornada. A AD Limianos somou a terceira derrota consecutiva
Fonte: Diogo Gonçalves/Bola na Rede

À semelhança da primeira parte, a segunda começou com um golo. Quatro minutos decorridos, a equipa da casa atacava sem fim e há uma bola desviada com a mão na área dos visitantes. Da marca de penalty, Rui Magalhães não vacilou e repôs a igualdade e, diga-se, a justiça no marcador.

Quando se esperava uma maior clarividência e imponência da equipa limiana, o SC Maria da Fonte respondeu e quase com a eficácia pretendida; aos 52 minutos, Marna fica isolado após passe de Romário e remata com estrondo ao poste. O jogo entrava então numa fase mais dura. Com faltas mais rigorosas e paragens tão exageradas quanto desnecessárias. Só aos 70 minutos se voltou a assistir a um lance de perigo. Foi Tanela, recém-entrado, a receber de costas para a baliza, rodar e rematar de longe, à barra. Era o único aviso da avançado para o que se seguiria.

Cinco minutos depois, através de um enérgico contra-ataque conduzido por Marna, Bruno Santos falha o tempo de salto e permite que a bola chegue redondinha a Tanela, que sem oposição nem guarda-redes na baliza só teve de encostar para faturar. Agora com a possibilidade de pontuar a desvanecer, a equipa da casa teria de apostar tudo no ataque, mas as oportunidades simplesmente não surgiam. A bola era trocada atrás, sem verticalidade alguma, e de vez em quando lá saía um passe longo.

Foram novamente os visitantes a ameaçar chegar ao golo. Aos 85 minutos, Telmo contemporizou na linha, esperou a subida de Marna e isolou o guineense. Com Bruno Santos pela frente, o remate saiu ligeiramente ao lado. No derradeiro assalto à baliza de Nuno Rafael, Alvinho solicitou Wanderley na linha, este cruzou atrasado e Iano, sem oposição e perfeitamente enquadrado, rematou por cima a oportunidade de pontuar.

Pouco tempo se aproveitou dos cinco minutos de compensação, com bastante permissão do árbitro João Gonçalves. Após o apito final, a festa dos atletas e adeptos do SC Maria da Fonte era compreensível; a equipa da Póvoa de Lanhoso amealhou mais três pontos e escalou seis posições. Por outro lado, a AD Limianos mantém-se com quatro pontos e não alterou o seu posto.

 

Onzes iniciais:

AD Limianos: Bruno Santos; Nandinho, Touré, Tiago Letras e Jojó; Micka, Rui Magalhães (Alvinho, 80’) e Vítor Sousa (Wanderley, 72’); Iano, Chiquinho e Cláudio Dantas (Ricardo Silva, 59’).

SC Maria da Fonte: Nuno Rafael; Ruizinho, Cabreira, João Paulo e Cara (João Filipe, 45’); André, Romário (Figo, 84’) e João Moreira; Miguel (Tanela, 61’), Marna e Telmo.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Obrador chega a acordo com o Torino mas Benfica trava a negociação

O Benfica rejeitou a proposta de empréstimo do Torino por Rafael Obrador, apesar de o jogador já ter chegado a acordo com o clube italiano.

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

PUB

Mais Artigos Populares

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.