Ai Jesus, que a memória nos está falhar!

- Advertisement -

Há poucas coisas que mexem mais com o meu sistema nervoso que a falta de memória ou a memória seletiva. Ontem, após o jogo com o AEK os benfiquistas parecem ter sofrido um colapso que, de facto, lhes afetou a memória. Como tal, esta carta é para todos aqueles que partilharam capas de jornais feitas nos momentos mais áureos da «era JJ».

Antes de mais, meus caros compatriotas (podemos tratarmo-nos assim?), não estou prestes a escrever uma tese a favor do Rui Vitória nem tão pouco contra Jorge Jesus, mas há que pôr os pontos nos i’s. Visto que estamos numa de recordações, comecemos pelo início.

Estamos no ano de 2009. Ninguém quer o Jorge Jesus no Benfica, pois todos se recordam das suas declarações enquanto treinador do Braga. Tudo certo, afinal, seria a reação normal de qualquer adepto. Pouco tempo depois, percebemos que se calhar até foi uma boa ideia de Luís Filipe Vieria e dá gosto ver aquele Benfica! Aliás, permitam-me dizer, que foi o melhor Benfica que vi na minha curta vida. Recordo a época 09/10 com carinho. Voltámos a ser campeões e, melhor, com Aimar, Saviola, Di Maria, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Cardozo. Morro de saudades desse ano. Mas depois lembro-me que andámos até ao fim a lutar pelo título com o SC Braga e fico com cara de enjoada.

Depois desse campeonato, lembram-se do que aconteceu? Ah, se calhar essa parte fugiu-vos da memória. Quando todos atacam o “medíocre” Rui Vitória, apagam da memória os três anos em que o Benfica foi HUMILHADO pelo rival FC Porto. Deixem-me avivar-vos a memória do Benfica «era JJ».

Novembro de 2010 diz-vos alguma coisa? David Luiz a defesa esquerdo, ajuda? Não vos julgo. Eu também apaguei esse jogo da minha memória, mas, meus queridos, ele aconteceu. O Sport Lisboa e Benfica, com Jorge Jesus no comando técnico, levou cinco batatas no Dragão. Mas o mau é o Rui Vitória, que tem um registo péssimo em jogos ditos de grandes. E Abril de 2011? Que época fatídica! Depois de levar cinco no Dragão, perdemos em casa e deixando o nosso rival festejar um campeonato na Luz (apagada). Mas calma, que 2010/11 ainda não acabou… Lembram-se de quem foi o nosso grande adversário nas meias finais da Liga Europa? Ah, o grande Braga! E quem é que ganhou? O Braga “do Jesus”, porque, como sempre, os clubes que vencem depois de ele de lá sair, só o fazem graças ao «cérebro».

Fontes: Record, ABola, OJogo

Meus queridos amigos, companheiros de bola e perfeitos desconhecidos, desçam à Terra. Pensem antes de falarem de boca cheia. A memória não vos pode falhar assim. Chega a ser vergonhoso.

A época acaba e Vítor Pereira assume o comando técnico do FC Porto. E o Benfica perde o campeonato. Os lenços brancos continuam a aparecer na Luz, não se percebe como Jorge Jesus ainda não foi despedido! Sim, porque foi isso que aconteceu. Depois do vergonhoso ano de 2010/11, já ninguém podia ver o senhor à frente e este ainda se dá ao luxo de perder outro campeonato, conquistando apenas a “taça da cerveja”.

E agora, querem avançar para o ano do tri do nosso rival ou ficamos por aqui? Falo do minutos 92? Do Kelvin? Não vale a pena. Mas há uma coisa nessa época que vale a pena recordar. Eu sei que quando pensamos na Taça de Portugal, só nos lembramos de um arraso emocional, de um Cardozo a sentir o clube contra Jorge Jesus e dele a afirmar, e com razão, “a culpa é tua!”. Mas eu vou ajudar-vos a ir mais além. Perdemos essa taça com o medíocre Vitória Sport Clube, treinado pelo medíocre Rui Vitória. Surpresa, surpresa!

E o que acontece depois? Todos querem o Jesus na rua. Ele não presta. Teve três anos a sobreviver de Taças da Liga e a proporcionar vergonhas frente ao rival do norte. Nenhum outro treinador teria as oportunidades que ele teve!

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Espanyol começa a perder e empata em casa contra o último lugar da La Liga

O Espanyol empata 1-1 com o Real Oviedo na jornada 27 da La Liga. Clube da Catalunha afasta-se dos lugares europeus.

Manchester United mostra interesse em médio que é treinado por Vítor Pereira

O Manchester United olha com interesse para Ibrahim Sangaré. Médio de 28 anos joga pelo Nottingham Forest de Vítor Pereira.

Onde ver o Bodo/Glimt x Sporting para os oitavos de final da Champions League?

O Bodo/Glimt x Sporting será transmitido na Sport TV 5. Duelo é relativo à primeira mão dos oitavos de final da Champions League.

Hernán Crespo foi demitido e já não é mais o treinador do São Paulo

Hernán Crespo já não é mais treinador do São Paulo. O tricolor paulista anunciou a saída do treinador na tarde desta segunda-feira e o argentino já não estará no banco no próximo jogo frente à Chapecoense.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis falha eliminatória do Sporting com o Bodo/Glimt: eis as novidades

Fotis Ioannidis não estará nem na deslocação nem na receção do Sporting ao Bodo/Glimt para os oitavos de final da Champions League.

Já está fechado o próximo treinador do Vitória SC: eis as novidades

Gil Lameiras vai ser o próximo treinador do Vitória SC. Técnico da equipa B sucederá assim a Luís Pinto no comando.

Selecionador da Polónia sobre Bednarek e Kiwior: «Estão a dar um rendimento excelente ao FC Porto»

Jan Urban, selecionador da Polónia, falou sobre Jan Bednarek e Jakub Kiwior. Defesas jogam no FC Porto e foram alvo de elogios.