Ai Jesus, que a memória nos está falhar!

Há poucas coisas que mexem mais com o meu sistema nervoso que a falta de memória ou a memória seletiva. Ontem, após o jogo com o AEK os benfiquistas parecem ter sofrido um colapso que, de facto, lhes afetou a memória. Como tal, esta carta é para todos aqueles que partilharam capas de jornais feitas nos momentos mais áureos da «era JJ».

Antes de mais, meus caros compatriotas (podemos tratarmo-nos assim?), não estou prestes a escrever uma tese a favor do Rui Vitória nem tão pouco contra Jorge Jesus, mas há que pôr os pontos nos i’s. Visto que estamos numa de recordações, comecemos pelo início.

Estamos no ano de 2009. Ninguém quer o Jorge Jesus no Benfica, pois todos se recordam das suas declarações enquanto treinador do Braga. Tudo certo, afinal, seria a reação normal de qualquer adepto. Pouco tempo depois, percebemos que se calhar até foi uma boa ideia de Luís Filipe Vieria e dá gosto ver aquele Benfica! Aliás, permitam-me dizer, que foi o melhor Benfica que vi na minha curta vida. Recordo a época 09/10 com carinho. Voltámos a ser campeões e, melhor, com Aimar, Saviola, Di Maria, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Cardozo. Morro de saudades desse ano. Mas depois lembro-me que andámos até ao fim a lutar pelo título com o SC Braga e fico com cara de enjoada.

Depois desse campeonato, lembram-se do que aconteceu? Ah, se calhar essa parte fugiu-vos da memória. Quando todos atacam o “medíocre” Rui Vitória, apagam da memória os três anos em que o Benfica foi HUMILHADO pelo rival FC Porto. Deixem-me avivar-vos a memória do Benfica «era JJ».

Novembro de 2010 diz-vos alguma coisa? David Luiz a defesa esquerdo, ajuda? Não vos julgo. Eu também apaguei esse jogo da minha memória, mas, meus queridos, ele aconteceu. O Sport Lisboa e Benfica, com Jorge Jesus no comando técnico, levou cinco batatas no Dragão. Mas o mau é o Rui Vitória, que tem um registo péssimo em jogos ditos de grandes. E Abril de 2011? Que época fatídica! Depois de levar cinco no Dragão, perdemos em casa e deixando o nosso rival festejar um campeonato na Luz (apagada). Mas calma, que 2010/11 ainda não acabou… Lembram-se de quem foi o nosso grande adversário nas meias finais da Liga Europa? Ah, o grande Braga! E quem é que ganhou? O Braga “do Jesus”, porque, como sempre, os clubes que vencem depois de ele de lá sair, só o fazem graças ao «cérebro».

Fontes: Record, ABola, OJogo

Meus queridos amigos, companheiros de bola e perfeitos desconhecidos, desçam à Terra. Pensem antes de falarem de boca cheia. A memória não vos pode falhar assim. Chega a ser vergonhoso.

A época acaba e Vítor Pereira assume o comando técnico do FC Porto. E o Benfica perde o campeonato. Os lenços brancos continuam a aparecer na Luz, não se percebe como Jorge Jesus ainda não foi despedido! Sim, porque foi isso que aconteceu. Depois do vergonhoso ano de 2010/11, já ninguém podia ver o senhor à frente e este ainda se dá ao luxo de perder outro campeonato, conquistando apenas a “taça da cerveja”.

E agora, querem avançar para o ano do tri do nosso rival ou ficamos por aqui? Falo do minutos 92? Do Kelvin? Não vale a pena. Mas há uma coisa nessa época que vale a pena recordar. Eu sei que quando pensamos na Taça de Portugal, só nos lembramos de um arraso emocional, de um Cardozo a sentir o clube contra Jorge Jesus e dele a afirmar, e com razão, “a culpa é tua!”. Mas eu vou ajudar-vos a ir mais além. Perdemos essa taça com o medíocre Vitória Sport Clube, treinado pelo medíocre Rui Vitória. Surpresa, surpresa!

E o que acontece depois? Todos querem o Jesus na rua. Ele não presta. Teve três anos a sobreviver de Taças da Liga e a proporcionar vergonhas frente ao rival do norte. Nenhum outro treinador teria as oportunidades que ele teve!

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica toma decisão quanto ao futuro de Belotti

Andrea Belotti está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica até ao final da temporada. Águias pretendem continuidade do italiano.

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Alemanha x Portugal das meias finais da Liga das Nações

Alemanha e Portugal defrontam-se nas meias finais da Liga das Nações. Primeira vaga na final da prova em disputa.

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.