Primeira Liga: 10.ª jornada: 1 de novembro de 2025, 20h30.
A ANTEVISÃO: BENFICA VIAJA A GUIMARÃES PARA MAIS UM JOGO DE GRAU DE DIFICULDADE ELEVADO
José Mourinho já avisou: «O Vitória é o Vitória e jogar em Guimarães é jogar em Guimarães. Sempre». O treinador das águias tem a maior das razões. Uma das cidades mais difíceis de jogar no futebol português é Guimarães. A cidade tem uma mística e uma paixão que considero que seja invejável para muitos clubes e a muitas pessoas. Dizem que a liga portuguesa devia ter mais qualidade e ser mais comparável a ligas como a Premier League, pois bem, aqui está o exemplo perfeito. O caminho é o de tomar o lado da cidade e promover o futebol na cidade natal, para que depois os três grandes tenham “medo” de lá jogar. Mourinho sabe que o jogo vai ser muito difícil e disso não tenho dúvidas nenhumas.
Os conquistadores chegam a esta 10.ª jornada para medir forças com um Benfica que joga para manter perseguição a um Sporting que vem de cinco vitórias seguidas, apesar de ter tropeçado frente ao FC Porto e Braga. A equipa de Luís Pinto não tem tido as melhores exibições neste campeonato. Os vimaranenses encontram-se na décima primeira posição do campeonato, atrás de equipas que teoricamente estão abaixo em termos de “qualidade”, mas, sobretudo, de financiamento.
O Vitória SC conseguiu manter alguns jogadores fulcrais do ano passado, como Samu Silva e Nélson Oliveira. No entanto, tiveram uma perda que, na minha opinião, é gigante. Nuno Santos é um jogador que nunca devia ter saído do clube e saiu por um valor que roça o ridículo. O clube teve derrotas contra o FC Porto, o Famalicão, o Alverca e o Moreirense, com todos os jogos a serem fora de casa. Quanto aos jogos em casa, dificultaram a vida ao Braga no dérbi minhoto, apesar de o Braga também não estar no seu melhor momento de forma na altura do jogo. De resto foram duas vitórias em casa e mais um empate.
Já o Benfica vem de uma altura de tremenda mudança. As eleições foram há pouco tempo e, como seria esperar, acabaram por recair sobre uma segunda volta entre Rui Costa e João Noronha Lopes. Portanto, sabemos que o clube está num período de adaptação, mas também a equipa está assim, desde que José Mourinho assumiu o comando técnico dos encarnados. Desde que o “Special One” entrou que o Benfica não perde qualquer tipo de jogo nas competições portuguesas. Quanto às competições europeias, Mourinho ainda não conseguiu virar o barco. José Mourinho conseguiu algo que Lage não estava a conseguir: pegar em Prestianni e tirar o melhor dele. Ainda que não tenha sido escolhida por Mourinho, a adaptação, apesar de atribulada, até está a ser boa, mesmo que não seja o que se esperava. Dodi Lukebakio mostrou que veio para ficar e Sudakov, sob Mourinho, pode mesmo vir a ser um perigo. Ainda assim, não prevejo que o Benfica possa ter muita sorte neste jogo e acredito que vai acabar por sucumbir à pressão dos fãs presentes no Estádio D. Afonso Henriques.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Vitória SC não ganha em casa, frente ao Benfica, desde 2012
- Em 160 jogos entre os dois clubes, o Benfica venceu 113, empataram 26 e o Vitória SC ganhou 21
- O Benfica marcou 368 golos ao Vitória SC
- Já o Vitória SC anotou 125 golos
- No último encontro entre os dois emblemas, o Benfica ganhou por 3-0
- Esta época o Vitória SC tem mais golos sofridos do que marcados
- O Benfica tem um valor de mercado de mais 360,4 milhões que o do Vitória SC
- O Vitória SC ainda não perdeu qualquer jogo em casa
- José Mourinho tem um registo 100% vitorioso contra a equipa da casa
- Não vai ser a primeira vez que Mourinho enfrenta o Vitória como treinador do Benfica
JOGADORES A TER EM CONTA


Samu Silva – O médio português de 29 anos tem sido um dos maiores destaques do Vitória SC. Após várias saída na equipa de Guimarães, assumiu protagonismo e tem sido um dos principais motores da equipa vimaranense. O potencial ofensivo e o equilíbrio do Vitória SC passam por Samu Silva.


Georgiy Sudakov – O médio ucraniano do Benfica tem o mesmo número de golos do que Ndoye, com dois golos em seis jogos. Podia muito bem destacar o melhor marcador do campeonato Pavlidis, mas creio que se o Benfica quiser ganhar o jogo, terá de ser a partir da capacidade de desbloqueamento deste jogador. Bastante criativo e dinâmico.
XI´s PROVÁVEIS
Vitória SC: Castillo; Miguel Maga, Rivas, Abascal, Lebedenko; Mukendi, Samu; Blanco, Diogo Sousa, Saviolo e Nélson Oliveira
Treinador: Luís Pinto
«A equipa tem de estar capacitada para aquilo que tem de fazer dentro de campo, ser muito corajosa e soltinha».
Hungria: Trubin; Aursnes, Tomás Araújo, Otamendi, Dahl; Enzo, Richard Ríos; Lukebakio, Sudakov, Prestianni e Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«O Benfica joga para ganhar sempre. Vamos com enorme ambição, mas conscientes das dificuldades».
PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 1-1 Benfica

