Durante a semana de 27 a 31 de outubro, os teste de pré-temporada de Fórmula E aconteceram no Circuito Ricardo Tormo, em Valência. Das seis sessões, quatro tiveram pilotos diferentes no topo da lista de melhores tempos. Já no dia 31, foi a altura das pilotos femininas entrarem nos monolugares e fazerem elas mesmas os seus melhores tempos com os GEN3 EVO.
A semana correu bastante bem para a Mahindra e Edoardo Mortara, que conseguiu o melhor tempo duas vezes (na segunda e quarta sessão). Quem também andou pelos melhores tempos foram os ambos os Nissan, Pascal Wehrlein e Dan Ticktum. O suíço-italiano marcou o tempo de 1.21,493s como o melhor dos testes.
Mas tudo isto pode ser muito bluff, o chamado sandbagging do mundo do desporto automóvel. Há equipas que claramente não mostraram tudo o que tem para dar, como a própria Nissan, que andou muito mal a semana toda e o campeão Oliver Rowland termina os teste a cinco milésimas do melhor tempo oficial. Todo o TOP 10 esteve a menos de duas décimas de diferença.
Olhando com cuidado, vemos que há tempos menos bons – a Jaguar e a Lola foram as únicas equipas que ficaram fora do TOP 10, com os restantes a terem pelo menos um carro lá. A nova equipa de António Félix da Costa não aparenta estar em boa forma, com o português a fazer o melhor tempo de 1.21,981s, mais de quatro décimas de Mortara. Já a Lola teve os seus dois pilotos dentro do segundo 22, com uma diferença de seis milésimas entre os melhores tempo de Di Grassi (1.22,080s) e Maloney (1.22,086s).
Já a Citroen, que chegou este ano, ficou no último lugar do TOP10 com Nick Cassidy, ao fazer 1.21,667s na sessão da tarde de quinta-feira. Jean-Eric Vergne não foi além de 1.22,060s. A nova energia da DS Penske, Taylor Barnard, esteve consistente e conseguiu chegar ao 1.21,500s.
Os rookie não estiveram muito mal – o melhor de todos eles foi Pepe Martí, ao marcar 1.21,708s na tabela dos tempos mais rápidos. Drugovich e Joel Eriksson, ficaram bastante longe do espanhol, com os melhores tempos de 1.21,808s e 1.22,318 respetivamente.
Mas, e as senhoras, que testaram na sexta-feira? Primeiro, vou relembrar-vos de que caras foram convidadas para fazer parte das pilotos femininas que, já agora, foram apenas 14.
Tivemos caras novas, mas também caras bastante conhecidas que regressaram com esta nova oportunidade:
- Andretti – Nerea Marti
- Citroen – Tatiana Calderon
- Cupra Kiro – Biancia Bustamante
- DS Penske – Jessica Edgar / Lindsay Brewer
- Envision – Ella Lloyd / Alice Powell
- Jaguar – Juju Noda / Jamie Chadwick
- Lola Yamaha – Marta Garcia
- Mahindra – Chloe Chambers
- Nissan – Abbi Pulling
- Porsche – Janina Schall / Gabriela Jilkova
Tanto de manhã como de tarde, foi Chloe Chambers quem fez os melhores tempos, com o melhor de todos a ser 1.22,767, provando que a Mahindra parece mesmo estar no topo este ano. Logo a seguir ficou Abbi Pulling, a 64 centésimas da norte-americana e a fechar o TOP3 Bianca Bustamante aparece com 1.23,537s. Todos os melhores tempos foram feitos na última sessão de testes, dando a entender que as pilotos precisavam de testar os monolugares para depois se sentirem confortáveis neles.
Aparentemente, os Nissan este ano poderão ter uma difícil missão de travar os Mahindra, que mostraram ritmo e competição ao longo da semana. A Porsche não ficou aquém das expectativas, marcando território sólido. A Jaguar desiludiu, principalmente por termos o português na equipa e os resultados não serem fantásticos; a nova equipa francesa esteve muito bem nos testes, podendo ser uma surpresa ao longo do tempo e ps novatos de 2025/26 estiveram dentro da normalidade de um novato, deixando esperanças de melhores resultados ao longo da temporada.
Em dezembro, no Brasil, inicia-se oficialmente a temporada 12, com Felipe Drugovich a correr em casa pela Andretti.

