📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Azerbaijão: Max Verstappen vence na maior das tranquilidades

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A corrida: Verstappen lidera do início ao fim, Russell e Sainz estão de regresso ao pódio

A forma de Max Verstappen continua em êxtase, depois da conquista em Monza, venceu o Grande Prémio do Azerbaijão com relativa facilidade. Esta é a quarta vitória na temporada para o neerlandês que relança a disputa pelo título mundial de pilotos. George Russell e Carlos Sainz fecharam o pódio, respetivamente.

Após uma qualificação, totalmente, caótica, o arranque foi muito calmo, com todos os pilotos a passarem a primeira curva sem qualquer incidente. Contudo, Oscar Piastri que teve um péssimo arranque e perdeu várias posições, bloqueou as rodas na curva 5 e só parou no muro. O atual líder do campeonato, depois de uma má qualificação, também teve uma corrida para esquecer. O safety car foi acionado e alguns pilotos aproveitaram para trocar os pneus, como foi o caso de Alexander Albon e Esteban Ocon. Fernando Alonso foi penalizado em cinco segundos devido a um falso arranque.

No recomeço da corrida, tivemos muitos duelos com Charles Leclerc a ultrapassar Lando Norris e a complicar ainda mais a vida do britânico. Os dois pilotos da Mercedes e Yuki Tsunoda proporcionaram uma grande luta com o nipónico a ficar no meio dos dois homens da equipa germânica com o rookie a sair vencedor deste embate.

A corrida ficou tranquila com poucas ultrapassagens, e uma delas foi a Russell a Tsunoda, que depois de várias tentativas, alcançou assim o quinto lugar. O piloto da Mercedes começou o ataque ao companheiro de equipa e era o mais rápido no circuito de Baku. Contrariamente, Tsunoda começou a ter muitas dificuldades e estava na mira de Leclerc.

Na luta pelo 18.º lugar, Albon e Franco Colapinto tocaram-se e o argentino sofreu um pião, mas conseguiu voltar à pista e só foi mostrada a bandeira amarela. O resultado deste incidente foi 10 segundos de penalização para o tailandês.

Ao fim de 20 voltas, começou a corrida às boxes, com Antonelli a ser o primeiro do grupo da frente a parar. Esta paragem resultou na perfeição com o jovem italiano a ultrapassar Liam Lawson, que parou uma volta mais tarde, mas não tinha os pneus na temperatura indicada para se defender.

A corrida voltou a tornar-se monótona e as ultrapassagens só aconteceram devido à paragem das boxes e aí viu-se quem teve a melhor tática. Russell geriu ao máximo os pneus e quando parou conseguiu sair à frente de Sainz e assim ficou fechado o pódio. O espanhol voltou a dar um pódio à Williams (juntando-se a uma lista bem curta de pilotos com pódios nas escuderias históricas- Williams, Ferrari e McLaren), algo que não ocorria desde 2021.

Antonelli ficou em quarto lugar e Liam Lawson, que largou de terceiro, terminou em quinto. Apesar de ter perdido duas posições, é um ótimo resultado do neozelandês. Tsunoda aguentou a pressão de Norris, nas últimas voltas, e segurou o sexto posto. O britânico não aproveitou da melhor forma a desistência de Oscar Piastri. A Ferrari voltou a desiludir com Lewis Hamilton e Leclerc a terminarem em oitavo e nono, respetivamente. Este resultado foi terrível para a equipa de Maranello, que perdeu o segundo lugar no Campeonato de Construtores para a Mercedes. Isack Hadjar fechou o Top10 e é mais um grande resultado para a Racing Bulls, com ambos os pilotos a pontuarem.

Piloto do dia

Max Verstappen (Red Bull) – Foi uma corrida há campeão. Partiu do primeiro lugar, de onde nunca mais saiu e ainda fez a volta mais rápida, conquistando assim o sexto Grand Slam da carreira. Soube gerir muito bem os pneus e esteve grande parte da corrida em “terra de ninguém” o que lhe permitiu a segunda vitória consecutiva.

Desilusão do dia

McLaren – Este fim de semana tinha tudo para ser perfeito para a McLaren, mas tornou-se num autêntico pesadelo. Podiam sair de Baku com o título de Construtores na bagagem, mas saíram com um carro destruído e sem nenhum piloto no pódio. Pela primeira vez nesta temporada, os papaia perderam dois Grandes Prémios de forma consecutiva.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista antes do Benfica x Arsenal: «Temos 3 equipas portuguesas a competir na Europa e tudo se deve ao que o Benfica fez...

Ivan Baptista realizou a antevisão do Benfica x Arsenal. Encontro corresponde à segunda jornada da Champions League Feminina.

Luís Freire leva 4 jogos históricos pelos sub-21 de Portugal: eis os registos de luxo do treinador português

Luís Freire iniciou o seu percurso pela seleção sub-21 na qualificação para o Europeu. Em quatro jogos, Portugal soma quatro vitórias.

Eis os 25 finalistas do Golden Boy com 2 jogadores do FC Porto e 1 do Sporting na lista

O Golden Boy está cada vez mais perto. Lista de 25 finalistas conta com Rodrigo Mora, Victor Froholdt e Geovany Quenda.

Presidente do Fenerbahçe critica legado de José Mourinho no clube: «Passámos por um péssimo período cujos efeitos ainda são visíveis»

Sadettin Saran, novo presidente do Fenerbahçe, deixou críticas ao trabalho de José Mourinho no clube. Em causa a pré-temporada do clube em Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o sorteio completo da 2ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina

Realizou-se nesta tarde o sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina. Equipas da Primeira Liga Feminina ainda não estão em ação.

FC Porto pensa em atacar promessa do Brasileirão desejada pelo Sporting no mercado de janeiro

O FC Porto quer contratar Rayan. Avançado do Vasco da Gama na lista dos dragões já para o mercado de janeiro.

Imprensa italiana avança com saudades da Juventus de Alberto Costa: «Foi como uma estrela cadente»

Alberto Costa foi destacado pela imprensa italiana. A Gazzetta dello Sport dedicou um artigo ao jogador que trocou a Juventus pelo FC Porto.