A CORRIDA: MAX VERSTAPPEN LIDERA DO INÍCIO AO FIM DEPOIS DE UM MAU ARRANQUE DE LANDO NORRIS
Lando Norris voltou a falhar na largada e perdeu imediatamente a liderança para Max Verstappen. O piloto da McLaren parecia não ter tração nos pneus, e o tetracampeão não hesitou em aproveitar. Os dois ainda chegaram a tocar-se.
George Russell vinha logo atrás, atacou o compatriota e subiu a segundo. O líder do campeonato tremeu, algo que já não acontecia há algum tempo, e isso acabou por influenciar toda a corrida.
Depois de uma grande qualificação, Liam Lawson não teve uma corrida feliz. Tocou em Oscar Piastri e o lado direito da asa dianteira do carro do neozelandês chegou mesmo a incendiar-se. O Virtual Safety Car foi acionado. Ficou a sensação de que faltou uma penalização a Liam Lawson. Na partida, Gabriel Bortoleto também tocou em Lance Stroll. Ambos acabaram por abandonar. O brasileiro está a ter um fim de temporada para esquecer e, neste incidente, só se pode queixar de si próprio.
Na volta oito, George Russell ainda se aproximou de Max Verstappen, mas o neerlandês geriu a vantagem com a frieza habitual e não deu hipóteses ao britânico. Se ontem a Ferrari desiludiu, hoje o carro surpreendia até Charles Leclerc. O monegasco ultrapassou Oscar Piastri e, na volta seguinte, Isack Hadjar, subindo a quinto.
Mais atrás, Lewis Hamilton fazia uma recuperação impressionante, de 19º para 12º, e travava uma dura luta com Alexander Albon. O heptacampeão errou na travagem, Albon tocou na traseira do Ferrari e teve de ir às boxes. Novo Virtual Safety Car para retirar os detritos da Williams, que ainda viu o tailandês ser penalizado em cinco segundos.
Kimi Antonelli recebeu uma penalização de cinco segundos por falsa partida. Com as bandeiras verdes de volta, Oscar Piastri conseguiu finalmente ultrapassar Isack Hadjar e ascender a sexto.
George Russell foi o primeiro dos da frente a parar. Montou duros e regressou em sétimo. Lando Norris tinha a oportunidade de recuperar tempo para manter a posição após a paragem, mas não aconteceu. Voltou para a pista atrás de George Russell.
Quem perdeu muito foi Carlos Sainz. Andava confortável na quarta posição, mas regressou em nono e perdeu logo o lugar para Oscar Piastri. O líder da corrida só parou à volta 25 e manteve a liderança sem drama. Mais atrás, a luta era das antigas. Lewis Hamilton e Fernando Alonso discutiam posição, mas quem tirou proveito foi Oliver Bearman, que ultrapassou o piloto da Aston Martin.
Na volta 34, o líder do campeonato ultrapassou George Russell e ficou a cinco segundos de Max Verstappen. Alexander Albon acabou mesmo por retirar o carro.
Oscar Piastri lutava com Kimi Antonelli pelo quarto lugar, mas o rookie não tremeu e defendeu a manobra com maturidade. O australiano quase perdeu o controlo do McLaren e quem aproveitou foi Charles Leclerc. A luta entre os três animou o final da corrida. Nas últimas voltas, Lando Norris perdeu ritmo e fez tempos muito altos. Parecia que havia algum problema no carro. A Red Bull avisou Max Verstappen desta situação. Ainda assim, o piloto da McLaren conseguiu segurar o segundo lugar.
Os pneus voltaram a ser protagonistas. A verdade é que os médios não andaram o que era esperado e a estratégia que parece ter trazido mais benefícios foi a que não incluía este composto.
A DESILUSÃO
Lando Norris – Numa corrida onde as surpresas foram mais do que as desilusões, a escolha não foi fácil. Lando Norris voltou aos velhos tempos com um arranque desastroso, mas também é verdade que não sai prejudicado de Las Vegas. Fez uma boa corrida no geral. No entanto, se não tivesse falhado na largada, muito provavelmente a vitória seria dele. E ele sabe disso.
O PILOTO DO DIA
Kimi Antonelli – Ao longo da temporada, houve momentos em que não parecia totalmente preparado para o lugar na Mercedes, mas depois tira autênticos coelhos da cartola em corridas como esta. Partiu de 17.º e terminou em quarto na pista, perdendo apenas uma posição pela penalização de cinco segundos. Aguentou a pressão de Oscar Piastri como um veterano e acertou na estratégia. Foi, simplesmente, uma “bellissima” corrida.
Para a semana a Fórmula 1 ruma ao Qatar, num fim de semana de sprint que Lando Norris pode confirmar o campeonato de mundo de pilotos.

