📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Líder embalado mede forças com um Alverca tranquilo | Alverca x FC Porto

- Advertisement -

Primeira Liga, 15.ª jornada: domingo, 22 de dezembro de 2025, 18h45.

A ANTEVISÃO: EMBALADO POR SEIS VITÓRIAS CONSECUTIVAS, O FC PORTO VISITA UM ALVERCA TRANQUILO NA TABELA, NUM DUELO EM QUE A PRESSÃO ESTÁ TODA DO LADO DO LÍDER.

Após muito tempo sem se defrontarem, Alverca e FC Porto vão voltar a medir forças num duelo que tem um histórico curto e num momento diferente para ambas as coletividades. Os dragões atravessam um bom momento e têm mais um teste à sua liderança, neste caso a manter a distância dos adversários mais diretos. No global de todas as competições em que participa, a equipa de Francesco Farioli venceu dez dos últimos 12 encontros que realizou. Tendo apenas tropeçado nos Países Baixos no terreno do Utrecht (empate a um golo) e foi surpreendido pelos vitorianos de Guimarães em pleno estádio do Dragão resultando na eliminação da Taça da Liga (derrota por 1-3).

Entre os dez triunfos estão seis para a Liga Portuguesa (consecutivos desde o empate caseiro com o Benfica), dois para a Taça de Portugal (colocando a equipa nos últimos oito da competição) e mais dois para a UEFA Europa League (estando entre os favoritos a passar diretamente aos oitavos de final da competição). Após um arranque forte e prometedor, seguido de um período mais sofredor em termos de resultados e exibições, a equipa azul e branca volta a estar no topo do futebol português nos mesmos parâmetros.

Uma equipa organizada, com equilíbrio entre posse e controlo ofensivo (destaque para Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes e Borja Sainz) com solidez defensiva (destaque para Bednarek e Kiwior), além de já ter mostrado capacidade de dominar e gerir diferentes alturas de um jogo. Assente num sistema equilibrado de 4-3-3, com peças que estão de pedra e cal na equipa (Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Pepê e Samu) e outras que variam com qualidade entre si (Gabri Veiga, Rosario, Rodrigo Mora, Eustáquio, Borja Sainz, William Gomes e Deniz Gül), pressiona fortemente na tentativa de recuperar a bola, realiza transições controladas para o ataque e por fim, tem conseguido uma eficácia forte no último terço, com mais que um elemento (nomeadamente Samu) a aparecer para finalizar.

jogadores FC Porto
Fonte: Bernardo Benjamin / Bola na Rede

Já o Alverca atravessa um momento sem grandes turbulências. Com a subida ao primeiro escalão do futebol português, 22 anos depois da última presença, os Ribatejanos estão a ter um percurso tranquilo no geral. Embora já estejam fora das duas Taças e apesar de ainda não terem pontuado nos jogos contra os adversários (em teoria) maiores, a equipa de Custódio Castro compensa com muitos pontos conquistados contra adversários do “seu” campeonato e encontram-se atualmente a meio da tabela, com o mesmo número de jogos não perdidos e perdidos (sete cada). Uma equipa consistente onde se destacam os ponta de lança Marezi e Sandro Lima e os médios Lincoln e Alex. Joga normalmente num 3-4-3 e embora com debilidades defensivas (27 golos sofridos em 16 jogos), tem um estilo algo equilibrado em termos ofensivos, à base de aproveitar momentos certos para pressionar e em procurar vencer duelos e bolas paradas.

Esta segunda tem mais um teste, contra a equipa grande que lhe resta enfrentar e com as quais até agora não obteve qualquer resultado positivo (0-3 contra o Braga, 1-2 frente ao Benfica e 0-2 para a Liga Portuguesa e 1-5 a contar para a Taça da Liga contra os leões). Num encontro onde se espera que o FC Porto assuma mais o controlo, a ditar o ritmo do encontro e a criar mais chances de golo, mas com a equipa da casa a querer demonstrar os seus argumentos, como procurar fechar todos os espaços e aproveitar putativos erros da equipa de Farioli, o que condiz com o perfil da equipa mostrado até agora: contra-ataques com espaço e bolas paradas.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A última vez que os dois clubes se confrontaram foi há 21 anos, a 25 de abril de 2004, ainda José Mourinho era treinador do FC Porto e foi a um mês dos dragões vencerem a segunda UEFA Champions League da sua história.
  2. José Bosingwa foi o último jogador a marcar pelo FC Porto frente ao Alverca, precisamente no dia 25 de abril de 2004, vitória portista por 1-0 e já no recém-inaugurado Estádio do Dragão.
  3. Este encontro vai-se disputar (a 22 de dezembro de 2025) precisamente 22 anos depois do último duelo entre Alverca e FC Porto, disputado no Ribatejo a 22 de dezembro de 2003.
  4. O extremo setubalense Manú foi o último jogador a marcar pelo Alverca frente ao FC Porto, foi a 22 de dezembro de 2003 na vitória portista por 2-1, disputada no Ribatejo. 
  5. Historicamente, este será o 11º encontro entre o Alverca e o FC Porto.
  6. O Alverca nunca venceu os dragões.
  7. Nos dez jogos a opor ribatejanos e portistas, a equipa da Invicta venceu sete jogos e os outros três terminaram empatados.
  8. Os dois clubes nunca se cruzaram em outra competição a não ser para a Liga Portuguesa.
  9. Nos dez encontros entre os dois emblemas, o FC Porto marcou 22 golos e o Alverca apenas cinco.
  10. Dos dez encontros, cinco foram disputados no Ribatejo com 4 vitórias azuis e brancas (1998/99, 2000/01, 2001/02 e 2003/04) e somente um empate (1999/00).

JOGADORES A TER EM CONTA

Marezi Alverca
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Marezi – Destacadamente o melhor marcador dos ribatejanos, é naturalmente a principal arma da equipa para tirar pontos aos portistas. Tendo jogo aéreo bom, capacidade física para dominar nos duelos, um foco concretizador eficaz tanto em bolas longas como em cruzamentos, o sérvio tem atributos para explorar os erros que a defesa portista possa cometer.

Samu Aghehowa FC Porto 2
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Samu – Estando num bom momento e sendo o máximo goleador dos dragões, um dia bom de Samu será “meio caminho andado” para mais um dia bom dos portistas. É um avançado com faro de golo, boa presença física na grande área e uma excelente capacidade de finalização, estando a tornar-se um jogador mais completo por conseguir melhor segurar a bola e participar em tabelas ofensivas se necessário. Com a colaboração dos passes vindos do meio-campo ofensivo, tal como dos cruzamentos e passes bem colocados dos extremos, o avançado espanhol terá tudo para ser bem-sucedido uma vez mais.

XI´s PROVÁVEIS

Alverca: André Gomes, Naves, Bastien Meupiyou, Julián Martínez, Nabil Touaizi, Alex Amorim, Sabit Abdulai, Francisco Chissumba, Lincoln, Figueiredo e Marezi.

Treinador: Custódio Castro

«Teremos pela frente um FC Porto muito forte e, na minha opinião, tem muito a ver com o treinador que é muito bom. Trouxe uma forma de jogar e uma identidade que tem a ver com a cultura do clube e esteve muito bem no reforço da equipa».

FC Porto: Diogo Costa (C), Alberto Costa, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Borja Sainz e Samu

Treinador: Francesco Farioli

«Esperamos um jogo complicado, fora de casa fica ainda mais difícil. O Alverca é uma equipa que tem coisas interessantes que precisam de estar presentes na nossa mente. São a segunda equipa com mais golos esperados, portanto quando rematam, têm sempre ótimas oportunidades. São muito físicos e ganham muitos duelos aéreos. É bom ter estas ideias contra uma equipa que tem estado bem em casa e no geral. Estamos focados para amanhã».

PREVISÃO DE RESULTADO: Alverca 0-2 FC Porto

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Feio elogiado por defesa da AS Roma: «Conhecimento tático é incomparável»

Gonçalo Feio foi muito elogiado por um dos seus antigos jogadores. Jan Ziólkowski falou da experiência com o treinador português no Légia Varsóvia.

Lúcia Alves recebeu contactos de 3 equipas da liga norte-americana de futebol

Lúcia Alves pode vir a deixar o Benfica nos próximos tempos. A lateral internacional portuguesa tem três clubes interessados na sua contratação.

Ricardo Mangas revela detalhes da sua vida e confessa: «Sinto que estou no melhor momento da minha carreira»

Ricardo Mangas reforçou o Sporting neste mercado de verão. Lateral foi o protagonista do último episódio "Um Dia Com".

Eis os onzes prováveis do Benfica x Famalicão para a Primeira Liga

O Benfica vai jogar esta noite contra o Famalicão na jornada 15 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Quando o VAR deixa de ser tecnologia e passa a ser ruído

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião.

Eis os onzes prováveis do Alverca x FC Porto para a Primeira Liga

O Alverca x FC Porto decorre esta segunda-feira para a jornada 15 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

Ataque natalício à vice-liderança | Benfica x Famalicão

Com apenas um golo sofrido nos últimos quatro encontros (na receção ao Sporting), a defesa do Benfica parece estar cada vez mais sólida e agora defronta o Famalicão.