- Advertisement -

No ano de 2001, a cidade senegalesa de Rufisque foi o berço do mais recente herói da cidade berço. A pequena cidade nos arredores de Dakar viu crescer Alioune Ndoye, que nasceu para o futebol no Teungueth FC, clube local que chegou a ser presidido pelo seu pai.

Com apenas 18 anos, decidiu-se por uma mudança radical de cenário ao assinar pelo Valmiera, emblema da segunda maior cidade da Letónia. A sua adaptação ao futebol do báltico não foi fácil nem célere e, apesar de se ter sagrado campeão da Letónia em 2022, só em 2024 deu o salto que os responsáveis do clube esperavam. O ponta de lança apontou 22 golos em 34 jogos, começando a despertar as atenções de clubes mais “centrais” no panorama europeu.

Alioune Ndoye
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Em janeiro de 2025 juntou-se ao Servette, da cidade suíça de Genebra, por empréstimo. Apesar dos seis golos apontados nos 15 encontros que disputou numa liga bem mais competitiva (muitos como suplente utilizado), o emblema helvético decidiu não investir na compra definitiva do avançado.

Os olheiros do Vitória SC viram uma oportunidade e entraram em ação. No verão de 2025, 700 mil euros foi o valor necessário para trazer Alioune Ndoye da Letónia para a cidade de Guimarães. O camisola 90 dos conquistadores tem 1.91m de altura e um poderio físico que lhe dá vantagem nos duelos, quer aéreos quer ao nível do relvado. Tem ainda alguma dificuldade a segurar a bola em zonas avançadas do terreno, preferindo um estilo de jogo mais direto, em que se possa manter de frente para a baliza adversária.

Não sendo extremamente rápido, tem uma passada larga e mobilidade surpreendente para alguém com o seu porte, conseguindo muitas vezes ganhar posição em bolas colocadas sobre a defesa. O futebol associativo é algo que pode melhorar e que depende muito da sua adaptação à equipa e ao campeonato português, que claramente ainda está em progresso.

Na final-four da Taça da Liga, mostrou que o peso dos jogos grandes não é um problema. Nos “apenas” 25 minutos que jogou, apontou três golos e resolveu os dois encontros a favor do clube vimaranense. Na receção aos dragões, fez apenas o seu terceiro jogo como titular na Primeira Liga, algo que torna ainda mais significativa a sua margem de progressão.

Sem qualquer internacionalização pelo Senegal, Ndoye não foi considerado nas escolhas do campeão da CAN. Ficou a ganhar o Vitória, que pôde contar com as exibições decisivas do ponta de lança para garantir o seu primeiro troféu desde 2013. Luís Pinto, técnico da formação minhota, elogiou as características físicas do senegalês e, acima de tudo, a sua personalidade, realçando que tem feito tudo para se adaptar e ganhar gradualmente o seu lugar na equipa.

Alioune Ndoye já é claramente uma aposta ganha por parte do Vitória SC. Com mais tempo de jogo e a confiança que surgirá naturalmente com as oportunidades aproveitadas, poderá mesmo assumir um papel chave no ataque às posições de qualificação para as competições europeias

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Benfica B empatam no 1º jogo da história entre as equipas no futebol feminino

O FC Porto e o Benfica B defrontaram-se no apuramento de campeão da Segunda Liga Feminina. Primeiro embate entre as duas equipas.

Portugal vence Alemanha e termina Torneio Internacional do Algarve em sub-16 só com vitórias

Portugal venceu a Alemanha por 3-1 no Torneio Internacional do Algarve. Seleção sub-16 100% vitoriosa no certame.

Benfica x Real Madrid: eis os onzes iniciais para a partida da Champions League

O Benfica e o Real Madrid enfrentam-se a partir das 20 horas desta terça-feira, em mais um jogo da Champions League.

Benfica vence Sporting no Dérbi Sub-23 e isola-se provisoriamente na liderança da Liga Revelação

O Benfica venceu o Sporting no Dérbi das equipas sub-23. Vitória permite liderança na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

PUB

Mais Artigos Populares

Tote recorda passagem pelo Benfica e prevê: «Acho que o Real Madrid tem alguma vantagem»

Tote faz a antevisão do duelo desta terça-feira entre Benfica e Real Madrid e atribuiu favoritismo aos merengues. O ex-jogador recordou também a sua passagem nas águias.

Carlos Carvalhal analisa eliminatória entre Benfica e Real Madrid:«Conheço Mourinho e sei que ele prefere jogar primeiro em casa»

Carlos Carvalhal analisou o play off de acesso aos oitavos de final da Champions League entre Benfica e Real Madrid. O treinador português afirmou que se o Benfica mantiver o nível do ultimo jogo entre as equipas, pode disputar a eliminatória.

Martín Anselmi depois da 5ª derrota consecutiva: «Várias equipas do Brasil competiam para ser campeãs em Portugal»

Martín Anselmi reagiu à quinta derrota consecutiva do Botafogo. Treinador argentino elogiou o nível do futebol brasileiro.