Olhos postos na caminhada nacional | Sporting x CD Nacional

- Advertisement -

Primeira Liga: 20.ª jornada: domingo, 1 de fevereiro, 18h00.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DO SONHO EUROPEU EM BILBAU, SPORTING APONTA AGORA MIRA AO CAMPEONATO

Após a vitória épica protagonizada em solo espanhol, onde o Sporting carimbou um passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões, os leões encontram-se agora focados para mais um embate da Liga Portuguesa, competição que se coloca como o objetivo principal da temporada verde e branca.

Em Alvalade, a turma de Rui Borges soma um registo praticamente imaculado: são sete vitórias em nove duelos disputados dentro de portas para a competição. Com o fator casa associado, a onda de motivação que se sente no Sporting é inevitável, pelo que pode ser um dos trunfos dos leões para alcançar mais um triunfo, em vésperas de Clássico frente ao FC Porto.

Do outro lado surge um Nacional, que embora discreto, tem cumprido. São 20 pontos somados em 19 embates e chegam a Alvalade após uma goleada aplicada ao Rio Ave, por 4-0. Com Tiago Margarido no leme, o sentimento que se vive nos insulares é de permanecer no trilho dos resultados positivos para garantir a manutenção na Liga Portuguesa.

Perante uma moldura humana de leões, com uma partida de futebol numa tarde de domingo, avizinha-se um jogo positivo, parte a parte. Com perspetivas diferentes, os leões vão tentar alcançar mais um triunfo no campeonato, mas o Nacional não promete facilitar a tarefa.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Sporting e Nacional já mediram forças por 53 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos leões (35 triunfos e 14 empates).
  2. O último embate entre as duas turmas aconteceu em agosto de 2025, com os verdes e brancos a triunfarem por 4-1.
  3. O Nacional não ganha em Alvalade há praticamente 21 anos.
  4. Pedro Gonçalves foi o último futebolista do Sporting a abanar as redes dos insulares.
  5. O Sporting chega a este embate após um triunfo por 3-2 aplicado ao Atlético de Bilbao.
  6. Já o Nacional foi protagonista de uma goleada ao Rio Ave num duelo relativo à 19.ª jornada da Liga.
  7. Leões procuram a terceira vitória consecutiva na Liga.
  8. Nacional tem 10 golos marcados em embates disputados fora de casa.
  9. Em Alvalade, o Sporting já marcou por 30 vezes em jogos da Liga.
  10. O árbitro da partida será Ricardo Baixinho (AF Lisboa).

JOGADORES A TER EM CONTA

Luis Suárez Sporting
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Luis Suárez – O colombiano tem vivido o seu melhor momento em Alvalade e encontra-se agora focado em ser crucial para a conquista de mais três pontos dos leões. O camisola 97, com 17 golos na Liga, ainda não ‘molhou o bico’ frente ao Nacional e aponta agora a mais um feito vestido de verde e branco.

Jesús Ramírez
Fonte: Pedro Figueira / Bola na Rede

Jesús Ramírez – A cumprir a sua primeira temporada pelo Nacional, o ponta-de-lança venezuelano tem estado em grande plano no setor ofensivo dos madeirenses. Com cinco golos nos últimos cinco jogos dos insulares, o futebolista pode ser um dos trunfos de Tiago Margarido para fazer frente aos leões.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Luis Suárez.

Treinador: Rui Borges

«Nacional? É uma boa equipa, muito forte, principalmente no contra-ataque, ataque rápido e transições. O Veron acrescentou ainda mais qualidade ao plantel. É uma equipa que, fora, perdeu sempre pela margem mínima. Bateu-se muito bem com o FC Porto, venceu o Sporting de Braga. Vamos encontrar uma equipa supercompetitiva, forte em duelos».

CD Nacional: Kaique, Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Joel Silva, Igor Liziero, Gabriel Veron, Jesús Ramírez e Paulinho Bóia.

Treinador: Tiago Margarido

«Temos as nossas valias e vamos tentar explorar os pontos menos bons do Sporting e temos crença de que podemos tirar pontos em Alvalade».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-0 CD Nacional

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.

5 pontas de lança de Portugal que Roberto Martínez pode levar ao Mundial 2026

Aproximando-se o Mundial 2026, fica na mente de quem acompanha a vida de Portugal, a questão de quais serão as escolhas do Selecionador Nacional para a competição.

Rennes e Famalicão alcançam acordo verbal para a transferência de Yassir Zabiri 

O Rennes e o Famalicão já têm acordo verbal para a transferência de Yassir Zabiri. Jovem marroquino está assim a caminho da Ligue 1.

Atlético Madrid fecha avançado por 35+5 milhões de euros

O Atlético Madrid fechou a contratação de Ademola Lookman. Pacote de 35 milhões de euros + 5 milhões de euros em variáveis.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pereira em risco no Alanyaspor: «Vamos trabalhar para conseguir mais, porque não sou um treinador que desiste facilmente»

João Pereira falou após a derrota do Alanyaspor contra o Eyupspor na Liga da Turquia. Técnico português com o lugar em risco.

Wolverhampton fecha contratação de ex-jogador do Boavista: eis os valores

O Wolverhampton fechou a contratação de Angel Gomes junto do Marselha. Trata-se de um empréstimo com opção de compra.

Tondela x Benfica: eis os onzes prováveis para a jornada 20 da Primeira Liga

O Benfica vai medir forças esta noite com o Tondela para a jornada 20 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.