Sporting 1-2 FC Porto | Farioli, o protagonista de “Como Treinares o Teu Dragão”

- Advertisement -

Quem acredita que não é possível mudar não tem um Farioli na sua vida. Francesco Farioli chegou no dia 6 de julho para salvar um FC Porto deprimido. Uma equipa desinspirada à frente e permeável atrás, com ideias de jogo frágeis e resultados ainda piores. Olhe-se o Mundial de Clubes 2025 e a batalha com o Braga pelo 3.º lugar na Primeira Liga, mesmo sem competições europeias. Um mês e meio depois, com a promessa cumprida do maior investimento da história, não sabemos onde está esse FC Porto.

Já não há dúvidas. O FC Porto não é uma brincadeira. É um sério candidato ao título da Primeira Liga, com um plantel melhor e mais profundo e uma identidade de jogo consolidada. Quando estão sem bola, destacam-se pela procura dos duelos, capacidade física e pressionante – que dificulta a respiração de quem a tem – e criação de situações rápidas de superioridade numérica para fechar linhas de passe e forçar precipitações/erros. Com bola, também frente ao Sporting, exploraram a largura e o espaço nas costas da pressão com saltos do adversário. O primeiro golo do FC Porto é um exemplo do calculismo e qualidade no ataque apoiado.

Analisemos agora individualmente o FC Porto (no geral). Francesco Farioli lançou pela primeira vez esta temporada Rodrigo Mora para a titularidade. O jovem atuou como médio-centro-esquerdo para substituir Gabri Veiga e ofereceu qualidade técnica, critério no passe e na condução. Uma das maiores novidades, face ao último jogo, foi o posicionamento de Borja Sainz: jogou mais interior do que o habitual e ajudou defensivamente Francisco Moura e Zaidu. Alberto Costa, Victor Froholdt e William Gomes funcionaram como um triângulo pelo lado direito e Luuk de Jong assumiu também um papel de ligação com os médios.

No Estádio de Alvalade, já se esperava uma batalha entre a construção do Sporting e a pressão intensa do FC Porto. Os leões, como em qualquer jogo, tiveram a missão de descobrir espaços ofensivos e esses, quando a pressão é alta e intensa, estão nas costas, o que se viu um jogo mais direto por parte do Sporting em certos momentos. O Sporting melhorou na segunda parte e registou bem mais posse de bolas e remates, porém não conseguiu evitar o desfecho. Pecou também por falhar certas ocasiões de superioridade numérica e muito espaço: por exemplo, na primeira parte, uma transição que terminou com remate de Pedro Gonçalves para corte de Alberto Costa.

Quis o destino que o FC Porto ganhasse o primeiro clássico da Primeira Liga 2025/26, mas, além de uma vitória importante que marca uma posição e deixa o Dragão na liderança isolada, há também algo implícito. Esta será uma das melhores corridas dos últimos anos pela Primeira Liga, com um passo à frente em termos de qualidade nos três grandes. O Sporting é bicampeão, o FC Porto já mostrou ser outra equipa e o Benfica também fez um investimento avultado. A pergunta agora é essa: quem é o principal candidato a ser campeão?

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.