📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting 1-2 FC Porto | Farioli, o protagonista de “Como Treinares o Teu Dragão”

- Advertisement -

Quem acredita que não é possível mudar não tem um Farioli na sua vida. Francesco Farioli chegou no dia 6 de julho para salvar um FC Porto deprimido. Uma equipa desinspirada à frente e permeável atrás, com ideias de jogo frágeis e resultados ainda piores. Olhe-se o Mundial de Clubes 2025 e a batalha com o Braga pelo 3.º lugar na Primeira Liga, mesmo sem competições europeias. Um mês e meio depois, com a promessa cumprida do maior investimento da história, não sabemos onde está esse FC Porto.

Já não há dúvidas. O FC Porto não é uma brincadeira. É um sério candidato ao título da Primeira Liga, com um plantel melhor e mais profundo e uma identidade de jogo consolidada. Quando estão sem bola, destacam-se pela procura dos duelos, capacidade física e pressionante – que dificulta a respiração de quem a tem – e criação de situações rápidas de superioridade numérica para fechar linhas de passe e forçar precipitações/erros. Com bola, também frente ao Sporting, exploraram a largura e o espaço nas costas da pressão com saltos do adversário. O primeiro golo do FC Porto é um exemplo do calculismo e qualidade no ataque apoiado.

Analisemos agora individualmente o FC Porto (no geral). Francesco Farioli lançou pela primeira vez esta temporada Rodrigo Mora para a titularidade. O jovem atuou como médio-centro-esquerdo para substituir Gabri Veiga e ofereceu qualidade técnica, critério no passe e na condução. Uma das maiores novidades, face ao último jogo, foi o posicionamento de Borja Sainz: jogou mais interior do que o habitual e ajudou defensivamente Francisco Moura e Zaidu. Alberto Costa, Victor Froholdt e William Gomes funcionaram como um triângulo pelo lado direito e Luuk de Jong assumiu também um papel de ligação com os médios.

No Estádio de Alvalade, já se esperava uma batalha entre a construção do Sporting e a pressão intensa do FC Porto. Os leões, como em qualquer jogo, tiveram a missão de descobrir espaços ofensivos e esses, quando a pressão é alta e intensa, estão nas costas, o que se viu um jogo mais direto por parte do Sporting em certos momentos. O Sporting melhorou na segunda parte e registou bem mais posse de bolas e remates, porém não conseguiu evitar o desfecho. Pecou também por falhar certas ocasiões de superioridade numérica e muito espaço: por exemplo, na primeira parte, uma transição que terminou com remate de Pedro Gonçalves para corte de Alberto Costa.

Quis o destino que o FC Porto ganhasse o primeiro clássico da Primeira Liga 2025/26, mas, além de uma vitória importante que marca uma posição e deixa o Dragão na liderança isolada, há também algo implícito. Esta será uma das melhores corridas dos últimos anos pela Primeira Liga, com um passo à frente em termos de qualidade nos três grandes. O Sporting é bicampeão, o FC Porto já mostrou ser outra equipa e o Benfica também fez um investimento avultado. A pergunta agora é essa: quem é o principal candidato a ser campeão?

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.