Sporting 1-2 FC Porto | Farioli, o protagonista de “Como Treinares o Teu Dragão”

- Advertisement -

Quem acredita que não é possível mudar não tem um Farioli na sua vida. Francesco Farioli chegou no dia 6 de julho para salvar um FC Porto deprimido. Uma equipa desinspirada à frente e permeável atrás, com ideias de jogo frágeis e resultados ainda piores. Olhe-se o Mundial de Clubes 2025 e a batalha com o Braga pelo 3.º lugar na Primeira Liga, mesmo sem competições europeias. Um mês e meio depois, com a promessa cumprida do maior investimento da história, não sabemos onde está esse FC Porto.

Já não há dúvidas. O FC Porto não é uma brincadeira. É um sério candidato ao título da Primeira Liga, com um plantel melhor e mais profundo e uma identidade de jogo consolidada. Quando estão sem bola, destacam-se pela procura dos duelos, capacidade física e pressionante – que dificulta a respiração de quem a tem – e criação de situações rápidas de superioridade numérica para fechar linhas de passe e forçar precipitações/erros. Com bola, também frente ao Sporting, exploraram a largura e o espaço nas costas da pressão com saltos do adversário. O primeiro golo do FC Porto é um exemplo do calculismo e qualidade no ataque apoiado.

Analisemos agora individualmente o FC Porto (no geral). Francesco Farioli lançou pela primeira vez esta temporada Rodrigo Mora para a titularidade. O jovem atuou como médio-centro-esquerdo para substituir Gabri Veiga e ofereceu qualidade técnica, critério no passe e na condução. Uma das maiores novidades, face ao último jogo, foi o posicionamento de Borja Sainz: jogou mais interior do que o habitual e ajudou defensivamente Francisco Moura e Zaidu. Alberto Costa, Victor Froholdt e William Gomes funcionaram como um triângulo pelo lado direito e Luuk de Jong assumiu também um papel de ligação com os médios.

No Estádio de Alvalade, já se esperava uma batalha entre a construção do Sporting e a pressão intensa do FC Porto. Os leões, como em qualquer jogo, tiveram a missão de descobrir espaços ofensivos e esses, quando a pressão é alta e intensa, estão nas costas, o que se viu um jogo mais direto por parte do Sporting em certos momentos. O Sporting melhorou na segunda parte e registou bem mais posse de bolas e remates, porém não conseguiu evitar o desfecho. Pecou também por falhar certas ocasiões de superioridade numérica e muito espaço: por exemplo, na primeira parte, uma transição que terminou com remate de Pedro Gonçalves para corte de Alberto Costa.

Quis o destino que o FC Porto ganhasse o primeiro clássico da Primeira Liga 2025/26, mas, além de uma vitória importante que marca uma posição e deixa o Dragão na liderança isolada, há também algo implícito. Esta será uma das melhores corridas dos últimos anos pela Primeira Liga, com um passo à frente em termos de qualidade nos três grandes. O Sporting é bicampeão, o FC Porto já mostrou ser outra equipa e o Benfica também fez um investimento avultado. A pergunta agora é essa: quem é o principal candidato a ser campeão?

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Manuel Pellegrini fala do interesse do Sporting em Sergi Altimira: «São especulações e rumores que não vale a pena analisar»

Manuel Pellegrini foi questionado sobre o interesse do Sporting em Sergi Altimira, médio que representa o Real Bétis.

Braga: Há novidade de peso no treino do Braga antes de enfrentar o Real Bétis

Rodrigo Zalazar é a grande novidade do treino do Braga antes de enfrentar o Real Bétis. Médio ofensivo tem estado fora por lesão.

Sporting quer manter Francisco Costa e Martim Costa para 2026/27: eis o plano

O Sporting quer manter Francisco Costa e Martim Costa por mais uma temporada. A saída dos jogadores é quase certa em 2027.

Hugo Seco coloca ponto final na carreira aos 37 anos

Hugo Seco anunciou o fim de carreira aos 37 anos. O extremo português representava o Marialvas desde o inicio da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Um resumo da época do Arsenal antes de receber o Sporting: Desde o Mercado à Premier League, Taças e Champions League

O Arsenal e o Sporting voltam a enfrentar-se nesta quarta-feira para a Champions League. Fica com um resumo da época dos ingleses.

Surpresa: custou 55 milhões de euros ao PSG em 2025 e pode estar de saída

Lucas Chevalier pode sair do PSG no mercado de verão de 2026, somente um ano depois da sua chegada ao plantel dos gauleses.

Lembras-te do grande golo de Pedro Gonçalves no Arsenal x Sporting? Recorda aqui

O Sporting afastou o Arsenal na última eliminatória em que as equipas se encontraram. Pedro Gonçalves marcou um golo de meio-campo.