UFC 325: Outra masterclass do velhinho

- Advertisement -
Volkanovski apresentou-se melhor do que nunca, e a idade parece ainda não pesar para o lutador de UFC.

O UFC 325 presenteou os australianos com um excelente espetáculo, a meu ver superando o UFC 324 (embora não fosse um desafio propriamente difícil), apresentando lutas mais emocionantes e melhores tecnicamente. No evento principal, Alexander Volkanovski reencontrou Diego Lopes, o seu último oponente no octógono antes deste evento, e conseguiu superar-se, dominando de maneira ainda mais convincente o brasileiro.

Mencionei na antevisão que se a luta se desenrolasse da mesma maneira, com Diego Lopes a respeitar o campeão e envolver-se numa luta de kickboxing técnica, o resultado seria o mesmo. E Diego Lopes não conseguiu, novamente, introduzir o jogo que o fez subir meteoricamente os rankings. O que vimos foi um replay da primeira luta entre os dois, mas desta vez Volkanovski estava ainda melhor preparado, sendo notória a melhoria no condicionamento.

Volk dominou com os chutes baixos, circulando para evadir a mão dominante do brasileiro, e entrava na curta distância com um timing perfeito, aplicando sequências de golpes que aleijavam, embora Diego Lopes tentasse sempre fazer pouco caso.

Na opinião dos júris, foi um 4-1 fácil (com um júri a dar 5-0) a favor do australiano, que solidifica cada vez mais o seu caso como “GOAT” da divisão, indiscutível. Igualou o recorde histórico de José Aldo, com oito vitórias em lutas pelo título, e com 37 anos, é o campeão mais velho da história da divisão.

A luta “BMF” do evento, talvez tenha deixado os espetadores surpresos. Afinal, era esperada uma guerra, foi prometida uma guerra, mas o que vimos foi um massacre. Dan Hooker começou bem, aplicando bons chutes na região do tronco e conectando bem o francês, parecia haver uma clara diferença de poder e era visível na cara de Saint Denis que a pressão estava a acumular.

Só que como escapatória, o francês recorreu ao grappling, e antes do fim do primeiro round, aplicou uma queda de judo e conseguiu respirar até ao final do assalto. Mas ficou óbvio o caminho de menor resistência, então Saint-Denis entrou no segundo round com o plano traçado. A oportunidade no entanto surgiu do próprio Dan Hooker, que tentou a queda mas acabou por ficar na posição desfavorável.

E o francês conseguiu encaixar um triângulo de braço, que quase apagou o neozelândes, e embora ele tenha sobrevivido, a energia foi drenada, então Saint Denis desistiu do triângulo e partiu para o “ground and pound“, e Dan Hooker já não tinha como responder, TKO foi o final.

Luta(dor) da Noite

Na sexta-feira tinha destacado a luta entre Mauricio Ruffy e Rafael Fiziev como o encontro a ter em conta, e que poderia roubar os holofotes do evento, e embora o duelo tenha sido curto, pelo menos o brasileiro Ruffy saiu destacado.

Rafael Fiziev começou a dominar as interações, colocando o brasileiro a andar para trás e cortando o octógono para encurralá-lo. E parecia que teríamos um domínio do atleta do Azerbeijão, mas ainda no final do primeiro round, Ruffy conseguiu aplicar bons golpes após decifrar o timing das investidas de Fiziev. Não foi o suficiente para “roubar” o round, mas mostrou que o brasileiro não era tão inofensivo assim.

Após a ida aos corners, Ruffy voltou mais confiante, e pouco após o retorno, novamente cronometrando perfeitamente a investida de Fiziev, o brasileiro aplicou um direto no queixo do adversário, que o colocou desamparado e sem rumo, até o árbitro ter de intervir e pôr fim ao embate. Essa prestação garantiu-lhe o bónus de “performance da noite” (100 mil dólares).

Com o microfone na mão, Mauricio Ruffy deixou uma forte mensagem sobre a morte do seu irmão, e fiel fã, assim como demonstrou a sua disponibilidade para o evento da Casa Branca, desafiando Paddy the Baddy e o “Notorious” Connor McGregor.

O segundo evento do ano trouxe algo a mais, e parece um melhor presságio do que estará por vir na organização. Também foi visível um maior cuidado na transmissão da Paramount+, que parece ir ajeitando o produto com testes.

Subscreve!

Artigos Populares

Reinaldo Teixeira elogia desempenho das equipas nas competições europeias: «Muito orgulhosos»

O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, mostrou-se muito feliz pelo desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias.

River Plate vai estabelecer parceria com o grupo do Chelsea

Segundo a imprensa argentina, o River Plate vai fazer uma parceria com a BlueCo. O negócio de Kendry Paez foi catalisador.

Andebol: Portugal já sabe onde joga no Mundial 2027

A IHF anunciou as cidades que vão sediar os grupos do Mundial 2027. Portugal vai jogar em Magdeburgo, no Grupo F.

Angeline da Costa antecipa final da Taça de Portugal frente ao Benfica: «Muito feliz por oferecer um Clássico aos adeptos»

Angeline da Costa falou sobre a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. A portista admitiu que é um sonho estar no Jamor.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot sobre lesão de Mohamed Salah: «É uma boa coisa para o Liverpool, má para o Egito»

Arne Slot confirmou a ausência de Mohamed Salah no próximo jogo dos Reds. O egípcio não vai viajar para representar a sua seleção nacional.

João Henriques: «Li esta semana que temos 3% de hipóteses de chegar ao playoff, a mesma percentagem que o Benfica tem para ser campeão»

João Henriques ambiciona a primeira vitória fora do AVS na visita ao Tondela. O técnico acredita na manutenção e lembra que o clube tem as mesmas probabilidades de sobreviver que o Benfica tem de ser campeão.

UEFA reage a queixa após lesão grave de Noa Lang e promete rever painéis LED

A UEFA vai rever a segurança dos painéis publicitários após a grave lesão de Noa Lang. A medida responde à exigência de indemnização do Galatasaray.