Álvaro Djaló assumiu que a falta de confiança e a instabilidade emocional são fatores que explicam a temporada aquém das expectativas no Athletic Bilbao.
Álvaro Djaló não esconde que a mudança para o Athletic Bilbao na temporada 2024/25, depois de duas épocas ao serviço do Braga, acabou por não correr como esperava. Contratado por 15 milhões de euros, o avançado jogou poucos minutos, teve problemas físicos e um peso emocional que o afetou mais do que imaginava.
«Eu não estava bem psicologicamente e não conseguia corresponder à expectativa. Não estava a jogar e foi difícil para mim adaptar-me à situação. Agora encaro isso como uma experiência que me vai fazer crescer», revelou em entrevista ao jornal espanhol AS.
O avançado de 24 anos reconheceu que a adaptação foi difícil e que a confiança que trazia dos tempos em Braga nunca chegou a aparecer em Espanha.
«Devia ter tido mais confiança em mim próprio, como tinha no Braga. Nesse sentido poderia ter feito mais. Entre isso e as lesões, não consegui ter continuidade. Devia ter sido mais forte mentalmente e é um aspeto que tenho de melhorar». afirmou.
Álvaro Djaló destaca que a experiência contribuiu significativamente para o seu amadurecimento tanto como atleta quanto como pessoa.
«Durante a temporada, só falei com o mister Valverde duas ou três vezes. Falava muito com o psicólogo, o diretor desportivo e os meus companheiros, que tentaram ajudar-me. O problema é que quando a cabeça não funciona é impossível as coisas correrem bem. É o motor do ser humano e no futebol é essencial», concluiu.
Agora a atuar no Al Gharafa, de Pedro Martins, por empréstimo, Álvaro Djaló admite que gostava de regressar ao clube espanhol, mas que a decisão depende dos responsáveis do Athletic Bilbao.

