Caio Lucas esteve próximo de deixar o futebol, após ser dispensado do São Paulo. Mas um convite vindo do Japão alterou o rumo do atleta de 31 anos.
Caio Lucas esteve perto de desistir da sua carreira no futebol com 17 anos, depois de ter sido dispensado do São Paulo. O atleta ainda tentou a sua sorte no Palmeiras e no Santos, mas sem sucesso.
Durante um jogo amigável disputado na sua cidade natal, São Paulo, um grupo de olheiros japoneses observou o jovem jogador e convidou-o para estudar e jogar futebol no Japão. Foi então que, ainda adolescente, teve de decidir entre arriscar e mudar-se para outro país, ou permanecer no Brasil.
Caio Lucas arriscou e mudou-se para a escola Chiba Kokusai, e pouco tempo depois chamou a atenção do Kashima Antlers, equipa mais titulada da liga japonesa. Por lá, participou em 100 jogos, marcou 27 golos, fez 16 assistências e chegou mesmo a ponderar naturalizar-se para representar a seleção nipónica, mas acabou por optar mais tarde pela seleção árabe.
Em 2016 o avançado chegou ao Benfica, proveniente do Al Ain, onde jogou apenas 11 jogos. Recentemente, Caio Lucas marcou o golo que deixou os Emirados Árabes Unidos a um empate do Mundial 2026.