O Benfica recebeu e venceu o Arouca por cinco bolas a zero durante este sábado, num jogo relativo à nona jornada da Primeira Liga.
Em dia de eleições presidenciais, o Benfica recebeu e venceu o Arouca por 5-0, num encontro relativo à nona jornada da Primeira Liga. José Mourinho apostou em Fredrik Aursnes na lateral direita, colocando Tomás Araújo no centro da defesa e relegando António Silva para o banco, o que trouxe solidez defensiva na maioria do jogo.
Com um Estádio da Luz a vibrar, o conjunto da Luz assumiu o controlo da partida pressionando alto e impedindo a formação visitante de conseguir construir através dos seus defesas. Aos 8′, bola no branco de Van Ee, que resultou em grande penalidade, confirmada por Hélder Carvalho no VAR. Vangelis Pavlidis não desperdiçou e abriu o marcador.
Aos 16′, Gianluca Prestianni (regresso em grande à Luz, mostrando associativismo) sofreu um toque de Alfonso Trezza e um novo penálti foi marcado. Vangelis Pavlidis repetiu o gesto, atirando novamente para a direita de João Valido (que desta vez acertou o lado), fazendo o 2-0. O Benfica sempre mostrou um grande à vontade com a bola, tentando trocar a bola entre os seus atletas.
Pablo Gozález conseguiu precisamente recuperar uma bola nessa situação, mas o espanhol enviou a bola ao poste esquerdo da baliza das águias, num frente a frente com Anatoliy Trubin. Aos 41′, Vangelis Pavlidis enviou a bola à barra, depois de tentar fazer um chapéu a João Valido.
Nicolás Otamendi colocou o resultado em 3-0, aos 45+5′, depois de aproveitar da melhor forma um canto batido por Dodi Lukebákio. A segunda parte começou como a primeira, com Vangelis Pavlidis a faturar. O ponta de lança chegou ao hat-trick depois de receber a bola na grande área, rematando em força para as redes, aos 50′.
Dodi Lukebákio conseguiu ter muito espaço, aos 56′, remontando de longe, com a bola a fazer um arco e a arrasar o poste, mas que assustou a defesa do Arouca (que acumulou erros). Aos 66′, foi a vez de Andreas Schjelderup desperdiçar uma grande oportunidade.
João Rego também bateu João Valido, aos 69′, mas o jovem estava em posição irregular, com o lance a ser anulado. Iván Barbero beneficiou da grande oportunidade para a formação da Serra da Freita no segundo tempo, sozinho na área, enviando a bola ao lado, aos 74′.
José Mourinho deu a oportunidade a Ivan Lima de se estrear na Primeira Liga, substituindo Dodi Lukebákio, aos 77′. Houve ainda tempo para um remate de Franjo Ivanovic, após mais uma recuperação no meio campo, para uma bela defesa de João Valido, aos 88′. Quando já alguns adeptos desciam as escadas das bancadas, as águias beneficiaram de mais uma grande penalidade, conquistada por João Rego e batida por Franjo Ivanovic.
Com este resultado, o Benfica passa a somar 21 pontos e sobe provisoriamente ao segundo lugar da Primeira Liga. O Arouca está em 13,º, com nove pontos.

