O Benfica quer ver as eleições presidenciais no Guinesse. Águias vão submeter candidatura e esperam por novo recorde na segunda volta.
O Benfica está a trabalhar para registar no Guiness World Records, o livro com todos os recordes, o número de votantes nas eleições de 25 de outubro, para a presidência do clube.
Num comunicado, as águias dão conta da participação de 86.297 sócios, valor que bate por quase 30 mil votantes o anterior recorde para a participação nas eleições de um clube. Excetuando brancos e nulos, foram 85.710 válidos nas eleições.
Na mesma nota, as águias dão conta da segunda volta, agendada para 8 de novembro, com o «o objetivo de registar a participação de 100 mil sócios», números que voltariam a bater esta marca.
Recorde-se que Rui Costa e João Noronha Lopes foram os dois candidatos mais votados nas eleições do Benfica. Recorda os resultados oficiais.
Eis o comunicado do Benfica:
«Na Assembleia Geral Eleitoral do Sport Lisboa e Benfica realizada no passado dia 25 de outubro para eleger os órgãos sociais do quadriénio 2025-2029, o Clube registou a participação de 86 297 sócios, estabelecendo um recorde mundial de afluência em eleições de clubes desportivos – um feito histórico que o SLB agora pretende ver reconhecido oficialmente também pelo Guinness World Records. O Clube já iniciou os contactos para a submissão oficial da candidatura e irá registar formalmente todo o processo, seguindo as diretrizes exigidas pelo Guinness World Records. Num dia emocionante e intenso dia à Benfica, o processo eleitoral decorreu de forma organizada e eficiente, com 108 secções de voto distribuídas por Portugal (continental e ilhas), Europa, América e África. A participação recorde dos sócios – 86 297, dos quais, descontando nulos e brancos, 85 710 expressaram o seu voto – constituiu uma clara demonstração de vivacidade democrática e de envolvimento associativo. O Clube já comunicou igualmente ao Guinness World Records o objetivo de registar a participação de 100 mil sócios na segunda volta do ato eleitoral, marcada para o próximo dia 8 de novembro, e, assim, superar novamente o recorde mundial».

