Bernardo Silva recorda Benfica em entrevista: «Ensinam-nos a não ficarmos felizes quando não ganhamos»

Bernardo Silva é um dos capitães do Manchester City para a nova temporada e falou sobre os desafios e a responsabilidade de liderar a equipa.

Em entrevista à imprensa inglesa, Bernardo Silva comentou os desafios de assumir a braçadeira de capitão do Manchester City. O internacional português falou sobre a importância de dar o exemplo:

«Acho que a grande tarefa, não só minha, mas de todos os capitães, é criar o equilíbrio certo no balneário. Diria que o equilíbrio certo é o bom comportamento e respeito em termos de chegar a horas, ter um bom desempenho nos treinos e dar o melhor de si pelo clube. Quero jogar todos os jogos e o jogador que está na minha posição também quer jogar todos os jogos. Acho que tem de haver esse equilíbrio entre ter muito respeito e ter um ótima relação no balneário, mas ao mesmo tempo competir uns contra os outros».

Bernardo Silva fez uma análise à época menos positiva dos cityzens em 2024/25:

«Na minha opinião, a estabilidade de uma equipa e a forma como ela defende são a base necessária para vencer jogos e conquistar títulos. Tenho um jogo em mente, acho que foi contra o Tottenham na Taça da Liga, quando o nosso quarto defesa central se lesionou. John, Manuel, Ruben e Ake ficaram de fora. Foi aí que as coisas começaram a correr mal. Obviamente, não foi só isso, porque uma equipa com a nossa experiência, com a nossa qualidade, mesmo assim, não pode cair tão facilmente como caímos. Por isso, há muita, diria eu, culpa. Não sei se essa é a palavra certa, mas culpa em todos os outros jogadores, no treinador, em todos, por não terem feito melhor para superar esta situação. Mas aprendemos muitas coisas. Eu aprendi muitas coisas».

O extremo de 31 anos admitiu ainda que não gosta de perder e recordou a sua formação no Benfica:

«Sou mau perdedor. Detesto perder. Joguei 12 anos no Benfica, que é um grande clube em Portugal. Ensinam-nos a não ficarmos felizes quando não ganhamos. Talvez não seja muito agradável de se ver de fora, mas gosto de pensar que é preciso que os jogadores se sintam mal quando perdem. É preciso sentir-se mal consigo mesmo, é preciso sentir-se mal com o desempenho e é assim que lido com isso. Provámos o sabor da derrota e, quando se prova o sabor do sucesso e da derrota, sabe-se que é muito melhor. Não gostámos da última temporada. Não gostámos. Foi muito frustrante, muito doloroso para quase todos nós, diria eu, e estamos de volta com aquela vontade de voltar a lutar pelos títulos».

«Não se trata de ganhar ou perder, trata-se de competir pelo título. Nem sequer tentámos. Acho que emocionalmente estamos definitivamente de volta. Vamos ver se temos qualidade, tudo isto é muito bonito, mas no final a qualidade em campo fará a diferença».

Por fim, Bernardo Silva falou sobre a tradição da guarda de honra:

«Honestamente, não dou tanta importância a isso como as outras pessoas. Não é uma tradição em Portugal. Quando ganho um título, não preciso que os outros batam palmas. Na minha opinião é, de certa maneira, uma hipocrisia. Mas se as pessoas querem fazê-lo, que o façam. Não bati palmas ao Liverpool porque não é assim que festejo derrotas», finalizou.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas analisa ao pormenor o mercado do Sporting: «Perdemos um titular e fomos buscar cinco potenciais titulares e um jovem»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas com indireta ao Benfica e FC Porto: «Nunca conseguimos ser os campeões do mercado em número de investimentos, jogadores, jatos particulares, aeroportos,...

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas conta ao detalhe historial da transferência falhada de Jota Silva: «Foi identificado pelo nosso treinador com o intuito de trazer maior profundidade...

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas rejeita culpas do Estádio de Alvalade nos incidentes no Clássico: «Há selvagens que não deviam estar em recintos desportivos»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Athletic continua a procurar fechar a transferência de Aymeric Laporte e lança comunicado: «A estudar todas as possibilidades dentro do quadro legal existente»

O Athletic ainda não desistiu da contratação de Aymeric Laporte. Jogador não foi inscrito a tempo e a transferência para o conjunto basco caiu.

Roberto Martínez recebeu boas notícias e já conta com o grupo todo para preparar deslocações de Portugal à Arménia e Hungria

Francisco Conceição foi integrado nos treinos da seleção nacional. Extremo direito já esteve às ordens de Roberto Martínez esta quarta-feira, dia 3 de setembro.

FC Porto exige 1 milhão de euros por médio e ainda pode colocar jogador na Turquia

O FC Porto está em negociações com o Konyaspor para a venda de Domingos Andrade. Dragões exigem um milhão de euros pelo médio.