Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.
Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou no que falta conquistar e na necessidade de manter os pés no chão.
«O problema é que no futebol tudo passa rápido e há novos objetivos pela frente. Ganharam títulos em sub-17, mas já há títulos para conquistar em sub-19 e sub-21, eventualmente o Mundial Sub-20. Ainda há uma série de trajeto e caminho a fazer. Foi feito e bem feito, muito mérito ao que os miúdos fizeram, mas quando queremos ter uma carreira de nível, é preciso grande consistência. Espero que estes jogadores as possam ter. É preciso pezinhos no chão, como digo sempre, humildade e melhorar. Não é porque ganhámos o Europeu e o Mundial que está tudo feito e, individualmente, eles sabem que têm muita coisa a melhorar. Estão num bom caminho e têm potencial para o fazer, disso não tenho dúvidas», começou Bino Maçães.
«Acho que é natural, nos primeiros dias a seguir aos êxitos, levitar um bocadinho. Quando falamos de miúdos é normal. Com tantas solicitações e tanta gente a dizer que são bons é normal. Depois, há que ter envolvimento. Tenho esta preocupação e espero que os clubes e as famílias também. Como eu disse, isto não para. No dia a seguir já têm de treinar e de estar no escalão acima e ser melhores que os outros. Acaba por se desvanecer e voltamos à rotina normal. É isso que se pretende. Quando falamos em subir patamares fruto do que eles fizeram, vai dar a exigência e a superação que precisam de ter para serem melhores e poderem crescer. Vai haver um período de adaptação importante porque vão estar com jogadores dois ou três anos mais velhos, fisicamente mais fortes e num período maturacional diferente do deles. Isto é crescimento, mas acho que é na dificuldade e na adversidade que os jogadores começam a elevar o nível», destacou ainda o treinador dos sub-17.
Lê toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

