O Benfica vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho no playoff da Champions League. Bruno Lage já fez a antevisão à partida.
Bruno Lage já fez a antevisão do Benfica x Fenerbahçe, um jogo a contar para a segunda mão do playoff de acesso à fase de liga da Champions League. O jogo está marcado para esta quarta-feira pelas 20h00 no Estádio da Luz. Em conferência de imprensa, o técnico das águias começou por dizer o seguinte:
«O mais importante é saber que temos uma vontade enorme de jogar a Champions League. Temos que vencer o jogo. Do outro lado está uma equipa com jogadores fantásticos, com o José Mourinho, que nos conhece bem. Temos que ser consciente do tipo de jogo que vamos fazer. Temos que ser mais racionais do que emotivos. Vai ser um jogo de rigor tático».
O técnico revelou a linha defensiva:
«Dahl também vai ser titular, tal como Trubin e António Silva. A linha defensiva vai ser a habitual, posso revelar isso. Espero um jogo muito tático. Ambos os treinadores querem vencer. Vai ser um prazer enfrentar um grande treinador e acho que continua 50/50».
O treinador admitiu que o jogo vai ser muito importante:
«Sabemos da importância financeira a estratégica para o clube conseguir qualificar para a Champions. Do outro lado há uma equipa desta competição, temos que ter a noção disto. José Mourinho conhece o Benfica, conhece a Luz».
O técnico falou da responsabilidade:
«A responsabilidade está em todos os jogos. No começo da época tínhamos um troféu para conquistar, tínhamos que começar a época melhor que na última vez. Temos que estar sempre no topo e pensar no que vamos fazer no jogo seguinte».
Bruno Lage falou sobre Slavko Vincic:
«Não vou falar de mercado, muito menos antes de um jogo da Champions League. Só tive este árbitro num jogo do Mundial de Clubes 2025 frente ao Chelsea. Não fico nada preocupado que o mister José Mourinho tenha elogiado o árbitro. O que nos temos que preocupar é que ele seja elogiado pela verdade. O melhor elogio é falar do jogo no final do encontro e não de questões de arbitragem».
O treinador falou da ausência de Florentino Luís:
«Abre-se a porta a muita gente. O mais importante jogarmos com três médios é de saber controlar os médios do adversário. É algo que estamos a equacionar, os tipos de médios que podem jogar ou não. São variantes do nosso adversário que percebemos bem no último jogo. Temos que estar preparados para sermos agressivos a defender e nos duelos. Quando tivermos bola temos que saber procurar os espaços».
O técnico abordou a relação com Kerem Akturkoglu:
«Tenho uma boa relação com o Akturkoglu. Ainda não o conhecem como homem, apenas como jogador. Achei piada ele chegar e saudar sorridente aos jornalistas turcos. A sua saída no jogo contra o Tondela não é assunto. É assunto pensar que não está tudo bem».
O treinador revelou porque Florentino Luís treinou na equipa B:
«O Florentino treinou com a equipa B para treinar melhor. Treinou com uma equipa B, com a A fazia apenas um treino antes de jogo e ele está fora e não pode participar».
Bruno Lage assumiu que a equipa tem que defender em bloco:
«Nós pensamos no jogo. Quando não temos a bola temos que defender todos, em bloco, em conjunto. Com bola temos que ter igualmente agressividade. Temos que ser todos mais racionais do que emotivos, temos 90 minutos para vencer o jogo, no mínimo».
O técnico falou sobre o facto do Benfica não ter sofrido golos:
«Olhamos para o que estamos a fazer e estamos satisfeitos. Estamos em agosto e temos espaço para evoluir. A equipa está bem a defender, tem momentos positivos em outras situações. Isto é tudo um processo e temos que fazer a equipa crescer».
O treinador elogiou o Fenerbahçe:
«É uma equipa de Champions, com jogadores de enorme qualidade, com um treinador que já venceu a competição por duas vezes. É uma equipa agressiva, forte em transições, domina o jogo com os dois pontas de lança e viu-se isso contra o Feyenoord. É forte no ataque organizado. É uma equipa top com um treinador top».