Como poderá jogar o Manchester United de Rúben Amorim?

Rúben Amorim vai orientar o Manchester United e há várias dúvidas que se colocam em relação à forma como o técnico português vai implementar as suas ideias.

Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United e já são várias as dúvidas em relação à forma como a equipa inglesa vai atuar. O técnico apostou num 3-4-3 no Sporting e é provável que mantenha a mesma ideia na Premier League.

Rúben Amorim é adepto de um sistema altamente dinâmico, com muita exploração de ataques rápidos e de situações de contra-ataque, nas quais procura tirar partido dos espaços e da capacidade da sua equipa para reagir rápido à recuperação da bola. No Sporting, Rúben Amorim trabalhou o perfil dos alas, tendo encontrado jogadores com características distintas para os corredores. Em alguns momentos da sua passagem por Alvalade, procurou alas de maior contenção defensiva, noutros tentou alterar entre um perfil mais ofensivo e outro mais defensivo, e nesta última época teve uma aposta mais recorrente em alas desequilibradores [como Geny Catamo e Geovany Quenda].

O perfil dos avançados trabalhados por Rúben Amorim está também bem identificado. Desde cedo, tentou encontrar atletas tecnicamente evoluídos e capazes de explorar de forma competente a zona interior através de ações combinativas e individuais.

No Manchester United saltam à vista vários desafios para Rúben Amorim: ajustar a equipa em termos defensivos, procurar oferecer maior largura ao jogo dos red devils e melhorar o trabalho de pressão e reação à perda da bola. Sobre as questões mais individuais, o papel de Bruno Fernandes é o que suscita maiores dúvidas: perceber se fará maiores ações como duplo pivot ou se trabalhará mais na frente de ataque, com um papel semelhante ao de Pedro Gonçalves no seu sistema tático.

Há também jogadores que podem tirar partido da chegada de Rúben Amorim: Rasmus Hojlund aparenta ter as características necessárias para se afirmar como referência na linha de três avançados e ser o “Gyokeres” que o técnico vai perder, após a saída do Sporting. Joshua Zirkzee também espreita protagonismo na frente de ataque, tentando ter agora um papel de segundo avançado na equipa, um pouco à semelhança do que acontecia com Paulinho em Alvalade.

No meio-campo, Rúben Amorim reencontra Manuel Ugarte e o médio uruguaio pode ser um dos principais beneficiados na posição de duplo pivot que tanta importância tem no sistema tático do treinador português.

Já na linha defensiva, há alguma curiosidade para ver como é que os centrais do Manchester United se vão adaptar às exigências de pressão e de construção. Em termos individuais, Mazraoui e Diogo Dalot, por exemplo, poderão vir a desempenhar dois papéis diferentes: o de alas ou de terceiro central na linha defensiva.

Eis um esboço daquele que poderá ser o Manchester United com Rúben Amorim:

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Bournemouth paga 29 milhões de euros e garante avançado do Bayer Leverkusen

O Bournemouth fechou a contratação de Amine Adli. O avançado marroquino vai custar 29 milhões de euros aos cofres dos cherries.

Nottingham Forest fecha contratação de médio da Juventus por 30 milhões de euros

Douglas Luiz está muito próximo de regressar à Premier League pelas portas do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

Benfica empresta defesa ao AVS SAD até ao final da temporada

Diogo Spencer foi cedido ao AVS SAD até ao final da temporada, proveniente do Benfica. O lateral direito representou a equipa B das águias em 2024/25.

FC Porto oficializa saída de Andoni Zubizarreta: «Forma conjunta e amigável»

O FC Porto oficializou esta quarta-feira a saída de Andoni Zubizarreta. Dirigente de 63 anos deixa o cargo de diretor desportivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Martim Mayer comenta candidatura de Luís Filipe Vieira: «O Benfica não precisa de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco»

Luís Filipe Vieira anunciou oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Martim Mayer reagiu através de um comunicado.

Pablo Roberto está de saída do Casa Pia e a caminho do Brasileirão

Pablo Roberto prepara-se para regressar ao Brasil. Médio de 28 anos de saída do Casa Pia para reforçar o Fortaleza.

Yeremay Hernández recusa 4 clubes e apenas disse “sim” ao Sporting

Yeremay Hernández já disse sim ao Sporting. Extremo espanhol recusou entretanto quatro clubes neste mercado de verão.