Como poderá jogar o Manchester United de Rúben Amorim?

- Advertisement -

Rúben Amorim vai orientar o Manchester United e há várias dúvidas que se colocam em relação à forma como o técnico português vai implementar as suas ideias.

Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United e já são várias as dúvidas em relação à forma como a equipa inglesa vai atuar. O técnico apostou num 3-4-3 no Sporting e é provável que mantenha a mesma ideia na Premier League.

Rúben Amorim é adepto de um sistema altamente dinâmico, com muita exploração de ataques rápidos e de situações de contra-ataque, nas quais procura tirar partido dos espaços e da capacidade da sua equipa para reagir rápido à recuperação da bola. No Sporting, Rúben Amorim trabalhou o perfil dos alas, tendo encontrado jogadores com características distintas para os corredores. Em alguns momentos da sua passagem por Alvalade, procurou alas de maior contenção defensiva, noutros tentou alterar entre um perfil mais ofensivo e outro mais defensivo, e nesta última época teve uma aposta mais recorrente em alas desequilibradores [como Geny Catamo e Geovany Quenda].

O perfil dos avançados trabalhados por Rúben Amorim está também bem identificado. Desde cedo, tentou encontrar atletas tecnicamente evoluídos e capazes de explorar de forma competente a zona interior através de ações combinativas e individuais.

No Manchester United saltam à vista vários desafios para Rúben Amorim: ajustar a equipa em termos defensivos, procurar oferecer maior largura ao jogo dos red devils e melhorar o trabalho de pressão e reação à perda da bola. Sobre as questões mais individuais, o papel de Bruno Fernandes é o que suscita maiores dúvidas: perceber se fará maiores ações como duplo pivot ou se trabalhará mais na frente de ataque, com um papel semelhante ao de Pedro Gonçalves no seu sistema tático.

Há também jogadores que podem tirar partido da chegada de Rúben Amorim: Rasmus Hojlund aparenta ter as características necessárias para se afirmar como referência na linha de três avançados e ser o “Gyokeres” que o técnico vai perder, após a saída do Sporting. Joshua Zirkzee também espreita protagonismo na frente de ataque, tentando ter agora um papel de segundo avançado na equipa, um pouco à semelhança do que acontecia com Paulinho em Alvalade.

No meio-campo, Rúben Amorim reencontra Manuel Ugarte e o médio uruguaio pode ser um dos principais beneficiados na posição de duplo pivot que tanta importância tem no sistema tático do treinador português.

Já na linha defensiva, há alguma curiosidade para ver como é que os centrais do Manchester United se vão adaptar às exigências de pressão e de construção. Em termos individuais, Mazraoui e Diogo Dalot, por exemplo, poderão vir a desempenhar dois papéis diferentes: o de alas ou de terceiro central na linha defensiva.

Eis um esboço daquele que poderá ser o Manchester United com Rúben Amorim:

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Queirós rendido a alvo do FC Porto: «Pode tornar-se um dos melhores jogadores da seleção do Gana»

Carlos Queirós deixou rasgados elogios a Caleb Yirenkyi, médio do Gana que tem sido associado ao FC Porto nos últimos dias.

Imprensa inglesa garante: Ruben Amorim é um dos nomes na lista do Fulham

O Fulham está interessado em Ruben Amorim. Técnico português está na lista de possíveis sucessores de Marco Silva.

Avançado brasileiro fala da influência de Cristiano Ronaldo na ida para o Real Madrid: «Vê-lo a jogar ainda me fez crescer ainda mais o...

Endrick confessou que Cristiano Ronaldo é o seu ídolo e explicou a decisão de rumar ao Real Madrid na época 2023/24.

Bayern Munique já tem acordo com internacional alemão e já conhece preço, que pode ser entrave

O Bayern Munique já tem acordo com Nathaniel Brown. Frankfurt quer receber cerca de 60 milhões de euros e negócio pode, por isso, cair.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Liverpool comenta Marco Silva no Benfica e admite: «Marco Silva e o Benfica podem encaixar bem»

John Arne Riise comentou a possível contratação de Marco Silva para suceder a José Mourinho no comando técnico do Benfica.

Gianni Infantino para Florentino Pérez: «Tenho a certeza de que, sob a tua liderança, há um futuro ainda mais promissor»

Gianni Infantino tem muito apreço por Florentino Pérez. Presidente da FIFA deixa mensagem, numa altura de eleições do Real Madrid.

Tijjani Reijnders confirma reforço para o Real Madrid: «Já o felicitámos»

Denzel Dumfries está mesmo a caminho do Real Madrid. «Já o felicitámos», referiu Tijjani Reijnders, também internacional neerlandês.