Eis os destaques do FC Porto x AVS SAD

- Advertisement -

O FC Porto recebeu e venceu o AVS por 2-0, em jogo da 16.ª jornada da Primeira Liga. Eis os destaques do encontro.

Victor Froholdt: Perante uma primeira parte do FC Porto com muitas dificuldades em penetrar no bloco defensivo do AVS SAD – o que obrigou os dragões a explorarem sobretudo os corredores, mas com pouca capacidade para criar perigo – o internacional norueguês foi dos mais inconformados da equipa, a par de Rodrigo Mora. Com o objetivo de descoordenar o eixo defensivo adversário, Froholdt lateralizou em vários momentos e realizou trocas posicionais com Martim Fernandes no corredor direito, procurando confundir marcações, receber de frente para o jogo e criar superioridades nesse espaço. Além disso, com o FC Porto a apostar frequentemente nas alas, voltou a juntar-se a Samu nas chegadas à área (algo que tem sido recorrente nos últimos jogos dos dragões), com movimentos de trás para a frente, tentando anular a imposição física do AVS SAD na sua zona defensiva.

Samu Aghehowa: Provavelmente o jogador em melhor forma do FC Porto. Se, no início da presente temporada, parecia um corpo estranho, sobretudo pelas dificuldades com bola e na ligação ao jogo coletivo, a verdade é que o avançado espanhol tem evoluído de forma significativa nesse capítulo mais técnico – até mais do que na própria finalização. Tal como tem acontecido nos últimos encontros, voltou a servir de apoio na ligação ofensiva, beneficiando dessa evolução tanto em termos de confiança como de eficácia. Apontou o primeiro golo do FC Porto aos 48 minutos, com uma bela jogada individual, e bisou aos 64’, na conversão de uma grande penalidade.

Tunde Akinsola: Perante um AVS SAD remetido maioritariamente ao bloco defensivo e tendo em conta o contexto de jogar no Estádio do Dragão, o extremo nigeriano foi a principal referência ofensiva da equipa, sobretudo no ataque ao espaço. Tomané revelou-se importante ao baixar no terreno para ligar o jogo e lançar Akinsola no corredor direito, surgindo também com frequência nessa zona para tabelar tanto com Diogo Spencer como com o próprio extremo. Foi, claramente, o lado mais forte do AVS SAD ao longo do encontro e aquele que João Henriques poderá explorar com maior consistência no processo ofensivo.

João Henriques: No seu segundo jogo ao leme do AVS SAD e, e num contexto particularmente exigente na Primeira Liga, a equipa mostrou-se bem organizada no momento defensivo na primeira parte. Através de um 5-4-1 em organização defensiva, tornou-se muito difícil para o FC Porto encontrar espaços na zona central, obrigando os dragões a procurar soluções pelos corredores laterais. Ainda assim, o FC Porto sentiu dificuldades em criar perigo devido à forte imposição física dos três defesas centrais do AVS SAD, que foram vencendo a maioria dos duelos – com exceção de uma ocasião clara de Victor Froholdt, travada por uma boa intervenção de Simão Bertelli. No momento ofensivo, o AVS SAD também revelou dinâmicas interessantes, com especial destaque para a exploração do corredor direito, onde Tomané, Diogo Spencer e Tunde Akinsola se evidenciaram. Faltou dar sequência na segunda parte, mas já seria previsível que o FC Porto fosse mais agressivo no regresso dos balneários. Ainda assim, fica a nota positiva para uma equipa que chegou a ser anti-competitiva nas jornadas anteriores.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.