Empréstimo obrigacionista do FC Porto nos 21 milhões de euros: Vê o comunicado

- Advertisement -

A SAD do FC Porto anunciou esta segunda-feira que a emissão obrigacionista ficou nos 21 milhões de euros. Plano inicial era mais.

O FC Porto anunciou esta segunda-feira, num comunicado oficial à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que a emissão de obrigações relativo ao período 2024-2027 ficou pelos 21 milhões de euros, recordando que a SAD dos dragões apontava inicialmente para um valor global de 30 milhões de euros. A reação do mercado não correspondeu com o plano.

«Esta emissão de obrigações, em conjunto com a operação Dragon Notes, no montante de 115 milhões de euros, destina-se a refinanciar o passivo existente e a financiar a atividade global do FC Porto, possibilitando a obtenção de uma situação de liquidez confortável para cumprimento das responsabilidades de curto prazo, a extensão da maturidade média da dívida financeira e a redução do custo médio da dívida», pode ler-se também no comunicado.

O FC Porto informa também que já pagou 80 milhões de euros, que se dividem em 60 milhões de euros para dívidas a outros clubes e «recorrentes transferências de jogadores» e 20 milhões de euros para «fornecedores recorrentes».

Eis o comunicado da SAD do FC Porto:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (“FC Porto”) vem informar o mercado, os Associados, Adeptos e Simpatizantes do Futebol Clube do Porto e o público em geral que concluiu hoje a emissão de obrigações FC Porto SAD 2024-2027, no montante de cerca de 21 milhões de euros, com vencimento em novembro de 2027 e com uma taxa de cupão fixa anual de 5,25%.

Esta emissão de obrigações, em conjunto com a operação Dragon Notes, no montante de 115 milhões de euros, destina-se a refinanciar o passivo existente e a financiar a atividade global do FC Porto, possibilitando i) a obtenção de uma situação de liquidez confortável para cumprimento das responsabilidades de curto prazo; ii) a extensão da maturidade média da dívida financeira; e iii) a redução do custo médio da dívida.

Com a conclusão destas operações de financiamento, assim como com as medidas já concretizadas de incremento de receitas e redução de despesas, foi possível garantir que, no que respeita a dívidas a clubes decorrentes de transferências de jogadores, foram efetuados pagamentos no montante total de cerca de 60 milhões de euros, desde que o atual Conselho de Administração tomou posse no final de maio, permitindo assim o cumprimento pleno do indicador de Solvabilidade (“overdue payables”) da UEFA, nos controlos trimestrais de junho e setembro passados. Importante realçar também que foram efetuados pagamentos a fornecedores correntes no montante de cerca de 20 milhões de euros, permitindo reduzir de forma relevante os saldos vencidos a fornecedores desde o final de maio.

O FC Porto agradece aos investidores que participaram na emissão das obrigações FC Porto SAD 2024-2027, assim como aos bancos que coordenaram a operação e que fizeram parte do sindicato de colocação».

Estádio do Dragão FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca diz que José Mourinho já tem o seu primeiro pedido como treinador do Real Madrid

Imprensa turca afirma que José Mourinho pediu Victor Osimhen como primeira contratação, em caso de um regresso ao Real Madrid.

Premier League de olho: Francisco Conceição tem 2 interessados em Inglaterra

O Liverpool e o Manchester United estão interessados em Francisco Conceição, da Juventus. Garantia é dada pela imprensa italiana.

Real Madrid: Florentino Pérez marca reunião e procura de um novo treinador é tema prioritário

Vai haver reunião entre Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, e a direção. Procura de um novo treinador é tema prioritário.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede após o empate frente ao Estoril: «Estou muito feliz pelo trabalho deles»

Custódio Castro, treinador do Alverca, responde ao Bola na Rede após o empate frente ao Estoril na penúltima jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pafos de Ricardo Sá Pinto garante apuramento para a Europa

O Pafos, de Ricardo Sá Pinto, venceu o Aris Limassol por 2-0 e assegurou a sua presença nas competições europeias da próxima temporada.

Paulo Dybala assume fim do ciclo na AS Roma: «Acho que contra a Lazio será o meu último jogo no Olímpico»

Paulo Dybala assumiu que está perto de fechar o ciclo na AS Roma. O avançado argentino termina contrato e não deve renovar com os giallorossi.

Robert Lewandowski volta a ser confrontado com o futuro e atira: «Vou ouvir mais algumas propostas…»

Robert Lewandowski voltou a falar do seu futuro, após o Barcelona x Real Madrid, que consagrou os catalães como bicampeões da La Liga.