Estoril Praia contesta data de jogo frente ao Santa Clara: «Prejudica a verdade desportiva e compromete a competitividade da partida»

- Advertisement -

O Estoril Praia manifestou desagrado com a data do jogo da 3.ª jornada diante do Santa Clara, através de um comunicado oficial.

O Estoril Praia manifestou o seu desagrado com a data do jogo frente ao Santa Clara, marcada para 6 de setembro, período que coincide com a Data FIFA (2 a 9 de setembro).

Até ao momento, quatro jogadores dos canarinhos já foram chamados às respetivas seleções, número que poderá aumentar, criando preocupação entre os responsáveis do Estoril Praia quanto à competitividade do encontro.

Recordar que o adiamento foi solicitado pelo Santa Clara, devido à disputa do play-off de acesso à Conference League frente ao Shamrock Rovers, e, de acordo com os dirigentes do Estoril Praia, esta decisão beneficia apenas e só o emblema insular. Em comunicado oficial, os estorilistas consideram que a decisão «prejudica a verdade desportiva e compromete a competitividade da partida».

Eis o comunicado do Estoril Praia:

«A Estoril Praia – Futebol, SAD vem, por este meio, manifestar o seu profundo desagrado relativamente à data definida para realização do jogo da 3.ª jornada da Liga Portugal Betclic, para o dia 6 de setembro (conforme Comunicado Oficial n.º 33 da Liga Portugal).

Este adiamento foi justificado pela participação do nosso adversário na jornada em questão no Play-Off de acesso à UEFA Conference League.

A decisão por tal data, agendando o referido jogo para 6 de setembro, insere o mesmo no período oficial de Data FIFA (1 a 9 de setembro), reservado a jogos de seleções nacionais.

Neste período, os clubes são obrigados a libertar jogadores convocados, independentemente da sua vontade, facto que prejudica a verdade desportiva e compromete a competitividade da partida. Recorde-se, ainda, que a Estoril Praia – Futebol, SAD tem já, até à data, 4 elementos da sua equipa principal convocados para compromissos internacionais nesse período, o que agrava a desigualdade competitiva criada, número esse que poderá aumentar.

Acresce que esta alteração resulta de uma possibilidade concedida apenas ao clube adversário, sem que a Estoril Praia – Futebol, SAD tenha sido previamente consultada, ouvida ou tenha dado o seu consentimento, o que fere gravemente o princípio da igualdade de tratamento entre clubes.

Sublinhamos ainda que, ao longo deste processo, a Estoril Praia – Futebol, SAD demonstrou sempre total disponibilidade para o diálogo e para encontrar soluções equilibradas. Foram apresentadas duas datas alternativas no calendário que não prejudicariam nenhuma das equipas, mas infelizmente não foram consideradas na decisão final.

A Estoril Praia – Futebol, SAD considera, assim, que a decisão de remarcar o jogo para 6 de setembro:

  • Prejudica desportivamente ambas as equipas, pela coincidência com a Data FIFA;
  • Cria desigualdade de tratamento, beneficiando unilateralmente o adversário;
  • Ignora alternativas viáveis apresentadas que garantiriam equidade;
  • Coloca em causa a integridade da competição.

A Estoril Praia – Futebol, SAD pauta a sua atuação por uma postura construtiva, de diálogo e de respeito pelos princípios de uma competição saudável e equilibrada. Contudo, não pode aceitar que os seus direitos básicos sejam desconsiderados, rejeitando firmemente qualquer decisão ou prática que contrarie esses valores fundamentais».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Atlético Madrid x Arsenal das meias-finais da Champions League?

O Atlético Madrid recebe o Arsenal na primeira mão das meias-finais da Champions League. Eliminatória arranca em Madrid.

Académico de Viseu segura empate decisivo e vence a Liga Revelação

O Académico de Viseu é o novo clube vencedor da Liga Revelação. Empate diante do Leixões permite conquista da prova.

Eis os 17 jogos da fase de grupos do Mundial 2026 que vão ter transmissão grátis em Portugal

O Mundial 2026 terá vários jogos transmitidos gratuitamente. A LiveModeTV revelou a lista dos embates da fase de grupos.

Fabrizio Romano garante que Benfica quer continuidade de José Mourinho e dá novidades quanto ao interesse do Real Madrid

O Benfica quer manter José Mourinho como treinador. O técnico é um dos quatro nomes referenciados pelo Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus define preço para possível saída de Francisco Conceição no mercado de verão

A Juventus estará disposta a ouvir propostas pelo internacional português, Francisco Conceição, se estas chegarem aos 60 milhões de euros.

Oficial: Estrela da Amadora chega a acordo com João Nuno para a rescisão de contrato

Esta terça-feira, o Estrela da Amadora anunciou a rescisão dos contratos do treinador João Nuno e de vários outros membros da equipa técnica.

Maurizio Sarri pode deixar a Lazio e tem clube candidato a acolhê-lo na Serie A

O treinador italiano Maurizio Sarri surge como possível opção para o comando técnico do Náooles, caso a equipa termine a ligação com Antonio Conte.