Júlio Rendeiro faleceu esta quarta-feira, aos 83 anos, após uma ilustre carreira no hóquei em patins pelo Sporting e por Portugal.
Júlio Rendeiro, campeão mundial como jogador e selecionador e cinco vezes campeão europeu de hóquei em patins, faleceu esta quarta-feira, aos 83 anos. Tanto o Sporting como a Federação de Patinagem de Portugal lamentaram a morte da lenda do desporto.
Para além dos títulos internacionais, o antigo defesa/médio foi parte integral da conquista histórica da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1977, vencendo também três campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal.
Em comunicado oficial, o Sporting ofereceu condolências:
«Aos amigos e, em especial, à família de Júlio Rendeiro, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao clube».
A Federação de Patinagem de Portugal partilhou também um comunicado no qual lamentaram o falecimento do antigo atleta e lembraram alguns dos seus feitos:
«A Federação de Patinagem de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, uma das figuras mais marcantes da história do hóquei em patins português. (…) distinguiu-se ao mais alto nível, representando a Seleção Nacional numa das suas eras mais vitoriosas (…) contribuindo de forma determinante para afirmar Portugal como uma potência internacional da modalidade.(…) A Federação de Patinagem de Portugal apresenta as suas mais sentidas condolências à família, amigos e a todos os que partilharam o seu percurso, prestando homenagem ao contributo de Júlio Rendeiro para o hóquei em patins nacional».

