Florentino Luís deu uma entrevista ao jornal Record. Médio português deixou o Benfica e rumou ao Burnley. Eis o que disse.
Florentino Luís deu uma entrevista ao jornal Record, onde falou sobre vários temas. O médio deixou o Benfica e rumou ao Burnley (Premier League) no início da temporada. Como estão a ser os primeiros tempos no emblema de Inglaterra?
«Os primeiros meses aqui no Burnley têm sido muito desafiantes, porque todos os dias sou levado ao limite em cada aspeto. Mas é isso que eu gosto, a melhoria constante e o prazer de viver aquilo com que tanto sonhei».
Florentino Luís explicou saída do Benfica:
«Este foi o momento certo para sair do Benfica, depois de ter passado muitos momentos felizes naquela casa. Digo casa porque é assim que vejo o clube, porque estive lá desde miúdo. Surgindo o clube certo na altura certa, não hesitei e tudo se concretizou da melhor forma (…) Foi uma decisão conjunta, porque eu demonstrei essa vontade e o clube mostrou abertura à minha vontade».
Florentino Luís acredita ter características adequadas para o futebol da Premier League:
«É diferente, sim, modernizou-se muito. Com a chegada de treinadores estrangeiros, a cultura também mudou um pouco e todas as equipas querem jogar, querem exibir um futebol bonito e creio que encaixo bem. As equipas gostam de jogar apoiado e ser fortes a defender e a atacar, privilegiam o equilíbrio, são compactas. Tenho desfrutado, até porque a equipa também me tem ajudado muito. O treinador e os jogadores são pessoas muito acolhedoras e fazem-me sentir confortável para que possa dar o melhor de mim a cada momento».
«Foi uma adaptação boa. No início, foi um choque na primeira semana, mas a paragem para as seleções permitiu-me ganhar ritmo e hoje sinto-me mais entrosado. Semana após semana, vou continuar a crescer», disse ainda Florentino Luís.
Florentino Luís deixou elogios a José Mourinho:
«José Mourinho é um grande treinador, como toda a gente o reconhece. Tenho a certeza que ele vai dar coisas muito boas ao Benfica».
Florentino Luís recordou os áudios de Bruno Lage e defendeu o antigo treinador:
«Esse momento foi marcante, porque demonstrou que o míster [Bruno Lage] dava o corpo por nós, ia sempre à frente em qualquer situação. Essa atitude foi muito boa porque ele foi o primeiro a demonstrar que queria resultados diferentes. E isso fez com que ganhássemos o jogo seguinte, com a Juventus».
E as críticas aos jogadores na conversa?
«São coisas polémicas que podem ser vistas de duas perspetivas. Mas todas as críticas que fazia, dentro ou fora do balneário, eram sempre para puxar por nós e depois respondíamos da melhor maneira. Isso foi conversado no balneário e ficou tudo esclarecido».
Florentino Luís escolheu Diogo Ferreira como o treinador que mais o marcou no Benfica:
«É injusto dizer só um ou dois, mas escolho Diogo Teixeira. Foi o treinador que deu o clique na minha vida. Eu jogava como lateral-direito. Contudo, numa altura em que tínhamos um jogo importante, havia vários médios lesionados e ele perguntou-me se queria jogar no meio-campo. Essa transição foi muito positiva, porque vi que o meu jogo mudou. Estou onde estou muito graças a essa mudança, mas houve muitos outros treinadores que também me ajudaram no Benfica, tanto na formação como a nível profissional. Mas posso destacar o míster Diogo Teixeira por essa mudança».
Florentino Luís foi questionado sobre um dia poder voltar ao Benfica:
«Cada momento vivido no Benfica foi especial e para um jogador não há melhor sensação de entrar num estádio cheio, onde as pessoas carregam a mesma paixão que eu carregava desde criança. Então um dia voltar a reviver esses momentos seria um privilégio para mim».
Florentino Luís não sustenta críticas:
«É uma questão de perspetiva. As estatísticas não o demonstram, é algo que fica na cabeça das pessoas. Sempre estive tranquilo, fazendo o meu trabalho da melhor maneira possível. Desde a formação, no Benfica, que aprendi a jogar apoiado. Talvez seja por as minhas características defensivas serem tão notórias que fica essa ideia. Às vezes as pessoas querem ver as características defensivas e ofensivas no mesmo plano, mas nem sempre é possível. Todos os jogadores são mais fortes numa coisa do que noutra. Não me vejo como um jogador fraco na construção ofensiva».
Florentino Luís sonha com a Seleção Nacional e recorda palavras de Roberto Martínez (que para jogar na Seleção, é preciso querer):
«A minha vontade de jogar por Portugal é muito grande. Se recuarmos no tempo, ele justificou-se dizendo que se expressou mal e que foi mal entendido. Não levei a peito o que ele disse. Sei que ele quer o melhor para Portugal. O meu desejo mantém-se».
Florentino Luís abordou ainda jogo entre o Newcastle e o Benfica para a Champions League:
«Se o Benfica estiver nos seus melhores dias conseguirá um resultado positivo. É uma equipa compacta, com intensidade e qualidade, mas com a experiência que o Benfica tem na Liga dos Campeões… Quando nos exibimos ao mais alto nível, conseguimos bons resultados frente a grandes equipas».