Francesco Farioli realizou a antevisão ao encontro entre Vitória SC e FC Porto, relativo à 18.ª jornada da Primeira Liga.
Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa do Olival para fazer a antevisão ao Vitória SC x FC Porto, da 18.ª jornada da Primeira Liga. O técnico italiano começou por deixar elogios ao conjunto liderado por Luís Pinto:
«É a terceira vez que vamos jogar contra eles. Vamos defrontar a equipa que estará em melhor forma na Liga, após ter celebrado a conquista de um título. Tenho de lhes dar os parabéns pelo que fizeram. Já nos venceram aqui em casa e podem lutar para estar no top4. É um jogo difícil e é preciso estar em alerta».
O treinador dos dragões antevê uma segunda volta mais exigente:
«Com o jogo de amanhã iniciamos a segunda volta, fazer melhor é difícil, será complicado, os jogos na segunda volta são sempre mais exigentes, não valem apenas 3 pontos, são resultados que podem ter consequências. Vai requerer muita atenção e dedicação. Temos de entrar com a atitude certa, transferir as boas vibes do último jogo. O que está pela nossa frente é o futuro. Temos de estar muito conectados e focados. O Vitória provou que pode ser muito competitivo contra todos, é uma equipa capaz de dar a volta. Espero um início forte deles».
Francesco Farioli confirmou a titularidade de Alan Varela para o jogo de amanhã:
«Vai ser titular. Acredito na capacidade de rodar jogadores, maximizar o seu momento. Outro exemplo é Martim Fernandes, teve algumas lesões, agora está a ter boas performances com margem para melhorar. Vamos precisar do Alan amanhã. Tenho a certeza de que vai dar o impacto certo ao jogo».
O técnico italiano confirmou o regresso de Francisco Moura aos convocados e acrescentou:
«À exceção do Luuk [de Jong] e do Nehuén [Pérez], os outros estão prontos».
O treinador dos azuis e brancos garantiu ainda que a direção está atenta ao mercado, mas reforçou que o plantel está fechado caso não surjam oportunidades:
«Foi muito claro, estamos alertas de acordo com as oportunidades que podem aparecer. Se nada de especial acontecer estamos prontos para continuar com quem temos agora. Oskar e Thiago chegaram para posições em que tínhamos poucos jogadores. Faltam poucos dias, mas acho que a mensagem foi clara, estamos sempre conectados. Estamos muito calmos e confortáveis. Claro que queremos sempre melhorar a equipa se alguma oportunidade aparecer».
Francesco Farioli destacou a exibição de Thiago Silva no clássico frente ao Benfica:
«Foi incrível. No treino no Algarve treinou muito bem. Ficámos surpreendidos com a forma como terminou o jogo, como conseguiu jogar os 90 minutos. A sua qualidade e liderança ajuda-nos. Recuperou e treinou bem, está preparado para jogar, tal como os outros centrais estão preparados».
O técnico de 36 anos também fez um ponto de situação sobre a evolução de Prpic e Alarcón:
«Prpic chegou como um jogador jovem, tem trabalhado muito e maximizado todas as oportunidades. Temos confiança nas suas capacidades. A sua progressão foi muito positiva, melhorou muito em muitas áreas do jogo. É muito inteligente, tem um espírito fantástico. Vai ter o seu papel nos próximos meses. Alarcón? Não começou muito bem, quando o mercado acabou tive uma conversa sobre ele sobre expectativas, teve uma evolução fantástica, vai continuar a ajudar-nos na primeira e segunda equipas. Vamos ver o que acontece nos próximos dias. Tem mercado. O meu desejo é ficar com ele porque acredito que nos pode ajudar».
Francesco Farioli elogiou Mateus Mide, após o jovem ter recebido a medalha de mérito municipal:
«Tem estado bem, tem estado connosco nos treinos. É um jogador que está no nosso radar, estamos a dar-lhe muita atenção, a ver os jogos deles, a ver a sua evolução física. Desenvolvê-lo em termos físicos é um fator chave. Tenho a certeza de que vai ter um papel importante no futuro na primeira equipa. Estes comentários são para ele, mas também para todos os jovens».
O treinador italiano terminou a conferência de imprensa tal como começou: a deixar elogios ao Vitória SC:
«Da minha parte, quando se é o treinador de um clube desta dimensão entramos para ganhar todos os jogos. A Liga Europa vai ser tema daqui a 5 dias. A realidade é que não há jogo mais importante do que o de amanhã, o Vitória está num grande momento, é uma equipa muito forte em transições, pagámos o preço. É um equipa forte a nível físico, que tem rotações interessantes. Antes de pensar o que pode acontecer em maio deixe-me focar no jogo com o Vitória SC».

