- Advertisement -

O empréstimo de Endrick do Real Madrid ao Lyon marca um novo momento na trajetória do jovem internacional brasileiro. Aos 19 anos, o avançado chega a França com o objectivo de somar mais minutos, consolidar-se no futebol europeu e, acima de tudo, lutar por uma vaga nas convocatórias para o Mundial de 2026, ao serviço da selecção brasileira.

A presença de Paulo Fonseca foi determinante para que o jogador rumasse ao sul de França. Segundo consta, o treinador português terá abordado diretamente o antigo avançado do Real Madrid, manifestando a vontade de contar com Endrick para o que resta da temporada.

A chegada de Endrick ao Lyon, por empréstimo no mercado de Janeiro de 2026, transformou o ataque da equipa francesa. Com impacto imediato — traduzido em golos decisivos e no primeiro hat-trick da carreira — Endrick demonstrou rápida adaptação, sendo amplamente elogiado pela imprensa francesa, que o descreveu como um “talento sobrenatural” e um “fenómeno” capaz de devolver vitalidade ao clube.

Este início explosivo tem sido confirmado pelos números: cinco golos nos primeiros seis jogos, num total de 492 minutos, tornando-se rapidamente uma peça fundamental no esquema de Paulo Fonseca.

Ainda assim, apesar da evolução e do sucesso inicial, o avançado não ficou imune a críticas. Na última partida frente ao Nantes, Endrick foi alvo de alguma contestação, sublinhando-se a necessidade de maior maturidade em determinados momentos do jogo.

Apesar disso, desde a sua chegada a França, o impacto do brasileiro é inegável e o objectivo do empréstimo está a ser plenamente cumprido: ganhar os minutos que não teve em Espanha, recuperar confiança e relançar a candidatura à selecção brasileira

Inicialmente encarado como uma aposta arriscada — não só pela duração do vínculo, mas também por acontecer a meio da temporada — o empréstimo tem apresentado resultados positivos, tanto para o jogador, que voltou a assumir um papel de protagonista, como para o Lyon, que vive um momento ascendente na Ligue 1, estando a sete pontos do líder Lens.

O potencial de Endrick é indiscutível e, com continuidade, poderá alcançar grandes feitos, tanto a nível individual como coletivo. Ainda assim, à semelhança de outros casos ao longo da história do futebol, a mudança precoce para o Real Madrid acabou por se revelar um “passo maior do que a perna”. Mesmo sendo previsível a ida para Madrid, a opção mais sensata teria passado, desde logo, por uma solução de empréstimo, que lhe garantisse crescimento sustentado, minutos regulares e espaço para errar. O problema nunca foi o talento, foi o timing.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga confirma mudança na equipa técnica da equipa B: Rúben Teles é o novo treinador

O Braga oficializou mudanças na equipa B e já tem novo treinador: Rúben Teles, assinou contrato até ao final da temporada.

Eis o Ranking UEFA depois do empate entre Atlético Madrid e Arsenal na Champions League

Já é conhecido o Ranking UEFA depois do empate entre Atlético Madrid e Arsenal. Inglaterra e Espanha somam pontos.

Filippo Gaidão assina contrato profissional com o Benfica

Filippo Gaidão, de 17 anos, assinou um contrato profissional com o Benfica. O guarda-redes representa o clube há três temporadas.

Miguel Lopes reforça estrutura do Estrela da Amadora

O antigo capitão do Estrela da Amadora, Miguel Lopes, regressa ao clube para integrar a equipa técnica e a estrutura do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa brasileira aponta Filipe Luís ao comando técnico do Benfica

Filipe Luís está na lista do Benfica para suceder a José Mourinho. Nome do treinador brasileiro é do agrado do clube encarnado.

Rui Borges depois de mais um desaire do Sporting: «Não era o melhor treinador do mundo há 15 dias e agora não sou o...

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 para a jornada 26 da Primeira Liga.

Gonçalo Feio e o empate resgatado nos descontos em Alvalade: «Um pouco mais confiantes pelo ponto conquistado»

Gonçalo Feio analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 para a jornada 26 da Primeira Liga.