Francesco Farioli reconhece valor do Gil Vicente: «Vai ser um jogo muito exigente para nós»

- Advertisement -

Francesco Farioli realizou a antevisão do FC Porto x Gil Vicente. Dragões fecham a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli fez a antevisão do duelo entre o FC Porto e o Gil Vicente. Técnico azul e branco colocou foco na vitória no duelo entre dragões e galos, que fecha a 19.ª jornada da Primeira Liga.

O italiano começou reconhecer a dificuldade do encontro com o Gil Vicente:

«Vai ser um jogo muito exigente para nós. O Gil está muito bem desde o início da época, em resultados e exibições. Pode ser perigoso de várias maneiras, com bom jogo com bola e várias semelhanças connosco. Vai exigir muito de nós, também é uma equipa muito física. Em alguns parâmetros correm mais que nós. Espero muita fisicalidade do jogo e vai ser muito exigente».

Relativamente ao estado físico de Victor Froholdt, referiu:

«Deve estar bem. Fez uma sessão de recuperação ontem e estava tudo bem, espero que esteja bem amanhã. Está num momento positivo, com muitos minutos e jogos. Está a adaptar-se a um novo clube e um novo país. Sabemos da fisicalidade e da capacidade de correr mais de 13 quilómetros por jogo. Está a desenvolver-se fisicamente, mas também tecnicamente e em organização de jogo. Está a ter mais liderança no jogo. Pode melhorar ainda, naturalmente».

Francesco Farioli falou também sobre a estratégia que espera ver do lado de César Peixoto:

«Não tenho dúvidas, é como jogam sempre. Na primeira volta foi cara a cara e espero um jogo semelhante. Os resultados vêm de uma mentalidade e abordagem muito forte. Vejo-os a vir bravos e com desejo, mas do nosso lado também estará lá tudo. Precisaremos de tudo, dos nossos adeptos. Espero um jogo aberto das duas partes».

De seguida, comentou o momento de Samu no final do último jogo e falou sobre a mentalidade do avançado:

«Não acho que mostrar emoções seja uma fraqueza. Eu também sou muito emocional para o bem e para o mal. Quem deixa intensidade em campo, é impossível de travar as emoções. Ele é um exemplo. Estar tão triste pelo penálti falhado e pela derrota diz muito do compromisso. Não somos robôs nem máquinas, somos humanos e às vezes falhamos. A reação dele será boa no jogo. Se houver penalti ele vai lá estar e o estádio vai lá estar para mostrar o que significa a Familia Portista».

O técnico refletiu ainda sobre o facto de ter tido poucos dias de preparação:

«Sabemos que tivemos menos dias para preparar, o dia da viagem de volta não foi fácil, com um vôo atrasado. Chegámos já muito tarde. Tivemos uma sessão física e hoje colocaremos a atenção na preparação do jogo. Não é ideal, mas é o que é. Os jogadores vão estar prontos para o cenário. Estamos num bom estágio em termos de condição física, com o melhor output da época neste mês. A equipa está preparada para jogar muitos jogos num curto espaço de tempo, não tenho dúvidas. A importância do jogo é clara, a motivação está no topo e estamos prontos. Cabe-nos a nós transformar isso numa boa exibição, sabendo das dificuldades. Temos confiança no nosso caminho e o desejo de continuar».

Sobre a sua adaptação à Primeira Liga, o italiano referiu:

«O campeonato é muito complicado. A margem está mais próxima todos os dias. Em todos os jogos vemos isso. Jogamos contra dois gigantes que estão na Champions League, um bicampeão que perdeu um jogo em 15 e outra com um dos treinadores de maior sucesso. Dizer que a liga é fácil está completamente errado. O jogo de amanhã mostra a exigência e competitividade da liga. A liga é bastante complicada, tanto quanto estava a pensar. Não estou surpreendido».

Abordou também as preocupações com a falta de produção ofensiva nos últimos jogos:

«Marcamos apenas um golo por jogo, no último jogo falhamos um penalti e vários lances de perigo, com um xG acima de 2. Contra o Vitória, mais um penalti falhado e uma bola no poste. Estamos a criar o suficiente. A eficácia poderia ser melhor. Tem que ver com o momento e é uma questão de centímetros. Temos de manter a calma. Hoje vamos tentar melhorar coisas e tentar ser melhores. Se avaliarmos as exibições com mais racionalidade, acho que estamos bem. É importante ser melhor onde temos de melhorar, mas não perder o foco na importância do jogo de amanhã».

O treinador do FC Porto falou sobre o regresso de Vasco Sousa e a sua lesão:

«Estamos felizes por o ter de volta, mesmo que seja difícil de voltar antes do fim do ano. Tê-lo de volta é bom para nós. Desde que o conheci que vi que era muito bom e que temos uma relação justa. Tem um grande sorriso. Atravessa um período difícil no futebol e na vida e não perdeu o sorriso graças à família e ao carácter. Muito felizes por o ter connosco e por lhe dar este suporte. Esperamos que volte o mais cedo possível».

Refletiu também sobre a situação de defesas-laterais no plantel:

«Estivemos curtos nas laterais com a lesão e o Zaidu na seleção. Temos de novo os quatro laterais, muitos jogos a jogar. Todos terão o tempo de jogo certo e a oportunidade».

Sobre os rumores de Seko Fofana estar perto de assinar pelo Porto, referiu:

«O presidente foi claro há uns dias e eu também. Felizes pela equipa e abertos a avaliar possibilidades de a fortalecer. Temos de estar preparados caso haja oportunidades para os nossos jogadores, se alguém sair, alguém tem de chegar. É assim que estamos a uma semana do fim do mercado».

Por fim, falou sobre o reforço Oskar Pietuszewski e a profundidade na posição de extremo:

«A chegada do Oskar deu-nos a oportunidade de aumentar a profundidade nos corredores. Deu-me a oportunidade de ter mais jogadores para rodar. Na realidade, os três tinham a responsabilidade para duas posições para 32 jogos. É muito exigente para o nosso estilo de jogo e exigência com e sem bola. Falamos do registo defensivo e tudo tem que ver, não só com a solidez da linha defensiva, mas também do trabalho dos avançados. Estão a ajudar muito e a contribuir nas exibições e resultados. Com o Oskar há oportunidade de partilhar minutos e de estarem mais frescos e clínicos em frente do golo. É natural em termos de números, agora estaremos mais equilibrados na frente. Os golos e assistências chegarão. Queremos dar-lhes boas bolas para o 1X1, dar-lhes vantagens e colocá-los em posição para nos ajudarem».

O FC Porto x Gil Vicente está marcado para as 20h15 desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, no Estádio do Dragão.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Exclusivo: Rui Duarte pede a demissão do Athletic Club do Brasil

Rui Duarte está de saída do Athletic Club. O Bola na Rede sabe que o técnico português pediu a demissão, pouco tempo depois de ter renovado contrato com o emblema da Série B.

Thibaut Courtois projeta Benfica x Real Madrid: «Vamos defrontar uma grande equipa que nos criou problemas lá»

Thibaut Courtois projetou a partida entre Benfica e Real Madrid, referente à primeira mão do playoff da Champions League.

Aleksa Damjanovic é reforço do Bayer Leverkusen para a temporada 2026/27

Bayer Leverkusen chegou a acordo com o Estrela Vermelha para a contratação de Aleksa Damjanovic. O ponta de lança é reforço para a próxima temporada e chegou por cinco milhões de euros.

Pedro Álvaro oficializado como reforço do Shandong Taishan

Pedro Álvaro é o mais recente reforço do Shandong Taishan. O defesa central português rescindiu o seu contrato com o Aris, da Grécia e chega ao clube chinês a custo zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Leandro Barreiro ressalta evolução do Real Madrid: «Vamos ter de nos preparar para o Real Madrid de agora»

Leandro Barreiro fez a antevisão ao Benfica x Real Madrid. O médio luxemburguês falou sobre as mudanças apresentadas pelos merengues nos últimos jogos.

João Pinheiro nomeado para jogo do playoff da Champions League

João Pinheiro foi nomeado pela UEFA para arbitrar o encontro do playoff da Champions League entre Olympiacos e Bayer Leverkusen.

Vangelis Pavlidis confessa: «Não posso dizer as nossas táticas, o mister matava-me»

Vangelis Pavlidis realizou a antevisão do Benfica x Real Madrid. O avançado grego não quis revelar detalhes da estratégia dos encarnados para o jogo.