Francesco Farioli concedeu uma entrevista após o fim da primeira volta. Treinador do FC Porto guiou dragões à liderança isolada da Primeira Liga.
Francesco Farioli foi entrevistado pela Sport TV. O timoneiro azul e branco abordou a importância da análise do detalhe, do trabalho de vídeo e da capacidade de ser eficiente ao transmitir mensagens.
«Às vezes acontece preparar o jogo apenas por vídeo ou preparar na manhã do jogo algumas coisas aqui, como 15 minutos no campo. O trabalho dos treinadores que estão a jogar em grandes clubes, que estão a jogar em competições europeias é acrescentar ideias, mas deixa-me dizer, na minha opinião, às vezes também tentar ser realmente eficiente no que escolher, no que fazer, porque não tens tempo e precisas de ser, na minha opinião, realmente bom em ser eficiente a passar a mensagem», começou Francesco Farioli, que chamou declarações de Stephen Eustáquio para continuar o raciocínio.
«E isto vai com a forma de passar a sessão de treino, o tempo que passas na sala de reuniões. Há uma história engraçada do Eustáquio que costuma dizer que estamos a fazer como nas séries da Netflix na nossa sala de reuniões. Por sinal, foi um dos meus primeiros pedidos ao clube, ter uma sala de reuniões adequada. O clube apoiou o meu pedido para construir um ambiente realmente agradável onde estamos a passar bastante tempo. É um dos lugares que é, para nós, mais importante porque lá construímos as nossas ideias, corrigimos as nossas ideias, confrontamo-nos uns aos outros», prosseguiu o treinador, que continuou a falar das exigências do futebol moderno.
«Há tantas coisas que no final são fatores chave no longo prazo. É importante acrescentar novas ideias, mas também às vezes fazer bem as coisas porque refinar, ir aos detalhes também é realmente importante. Nesta época mudamos bastante. Mudámos mais de 10 jogadores. Juntar as pessoas tão rápido, acho que tem sido algo realmente bom. E agora, claro, temos necessidade de melhorar, necessidade de fazer as coisas ainda melhor. Mas deixa-me dizer outra coisa: é não deixar cair o nosso padrão e a nossa também paciência. Às vezes quando o jogo se torna complicado, temos de nos manter no jogo, manter o foco e continuar a fazer as coisas bem e aumentar o ritmo», concluiu o técnico.
Com Francesco Farioli, o FC Porto só por uma vez empatou na primeira volta, resultados que tornam os dragões líderes invictos da Primeira Liga.
Lê mais excertos da entrevista do treinador azul e branco.

